Amêndoa: um fruto mágico?

0

Amêndoa: um fruto mágico?
A amendoeira é uma árvore originária da Ásia Central, e que se cultiva atualmente no sul e em algumas regiões do norte da Europa e em regiões da América do Sul. Seus frutos, as amêndoas, são uma fonte importante de minerais.
Seu teor mineral inclui o cálcio (tão necessário para a formação e mantimento dos dentes e ossos), magnésio, potássio, cobre, fósforo e zinco.
Curiosamente, esse fruto tão pequeno nos oferece imensas vantagens para a saúde, por isso, adiciona-los à nossa dieta diária é sumamente recomendável.
Vejamos alguns desses benefícios.

Desenvolvimento mental

Amêndoas torradas, sem casca, são ricas em fósforo. Cada 100 g contém 560 mg de fósforo, oferecendo grandes benefícios para o desenvolvimento do cérebro, induzindo a um alto rendimento intelectual.
Por esta razão as amêndoas devem estar presentes na alimentação das crianças, em sua fase de desenvolvimento.

Controle do colesterol

Seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol “ruim” ou LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” ou HDL. Por ser um alimento de origem vegetal, a amêndoa não contém colesterol em sua composição.

Almonds
Um dado curioso: 40% das amêndoas produzidas mundialmente são utilizadas pelos fabricantes de chocolates. (Fonte: sabia-que.com)


Menores riscos de ataques cardíacos

Por seu alto teor em vitamina E, as amêndoas proporcionam uma dose extra de antioxidantes, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças coronárias e câncer.
Uma porção de amêndoas de 30 g oferece 50% da dose diária recomendada de vitamina E. Também contém vitamina B6, ainda que em menor quantidade. Além disso, seu teor em magnésio ajuda a evitar os ataques cardíacos.

Queda dos níveis de açúcar no sangue

Ideais para os diabéticos! As propriedades das amêndoas, de alguma maneira podem mudar a vida de pessoas que sofrem de diabetes.
Esses frutos são capazes de ajudar na redução do nível de açúcar no sangue. Neste caso, o ideal é consumi-las logo depois das refeições.

Remédio contra a prisão de ventre

Por seu alto teor em fibras, as amêndoas facilitam e regulam o trânsito intestinal, evitando assim a prisão de ventre. O consumo de amêndoas deve vir acompanhado da ingestão de muita água para funcionar melhor.
Além disso, as amêndoas são um bom antisséptico intestinal, por isso, seu consumo diminui o risco de incidência de câncer de cólon.

amendoa-fruto-magico. Africa Imports Photos

Cuidado com a pele

O uso de amêndoas no cuidado com a pele e cabelo é bem conhecido. Ao utilizar sabonetes que contenham leite de amêndoas e fazer massagens corporais com óleo de amêndoas, você estará contribuindo para a saúde e nutrição de sua pele.

Leite de amêndoas – Benefícios e como preparar

Já ouviu falar desta deliciosa bebida natural? O leite vegetal é obtido ao liquidificarmos as amêndoas descascadas com água. O ideal é consumir a bebida em temperatura ambiente.
O leite de amêndoas ajudará a eliminar as toxinas do organismo e, em caso de resfriados ou gripe, favorecerá a cura. Mas é importante não ferver a bebida, uma vez que o calor destrói seus valores nutritivos.
O leite de amêndoas, além disso, colabora para a perda de peso, pois possui gorduras monossaturadas, que oferecem a sensação de saciedade, ou seja, ajudam a diminuir o apetite, logo, passamos a comer menos.

Não podem faltar em uma alimentação saudável

Qual é a dose diária de amêndoas mais recomendada? Especialistas afirmam que aproximadamente 25 g por dia (20 unidade), é o recomendado, especialmente para as crianças, por sua riqueza em cálcio e proteínas; para os vegetarianos, por seu teor de ferro e proteínas e para todas aquelas pessoas que sofram de colesterol alto, osteoporose, anemia, diabetes e intolerância à lactose.
E se tudo o que foi comentado for pouco, as amêndoas são uma alternativa natural às “aspirinas”, ainda que seus efeitos sejam mais lentos.

Agora você já conhece alguns dos mais importantes benefícios das amêndoas para a nossa saúde. Já conhecia essas propriedades? Você consome frutos secos diariamente? Então compartilhe essa ideia!
http://melhorcomsaude.com/amendoa-fruto-magico/
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR