terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Benefícios do abacaxi

Benefícios do abacaxi
O abacaxi é o fruto de uma planta perene nativa da América do sul. É uma fruta suculenta, saborosa e refrescante, com um grande teor de vitaminas, minerais, fibra e enzimas digestivas que a transformam em um alimento muito saudável.
Em países de idioma espanhol é denominado ananás ou piña, ele pode ser plantado em toda e qualquer área aquecida do planeta.

Cultivo do abacaxi

A planta não é muito alta, têm folhas duras e lanceoladas, de até um metro de largura e ainda que só dê fruto uma vez a cada três anos, produz um fruto apreciado, que é o segundo cultivo mais estendido na América do Sul (superado apenas pela banana).
A maior parte é consumida na região de produção e o resto é enlatado em calda para exportação.
Sua produção é favorecida por climas tropicais. Os principais países produtores são o Brasil, Costa Rica, China, Filipinas, Índia e Tailândia, com mais de 50% da produção mundial. A espécie de abacaxi mais cultivada é a smooth Cayenne, originária da Guiana Francesa.
A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, ficou famosa pela produção de abacaxis gigantes, o maior já relatado chegou a 15 kg. (Fonte: G1)
A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, ficou famosa pela produção de abacaxis gigantes, o maior já relatado chegou a 15 kg. (Fonte: G1)

Valores nutricionais

O abacaxi tem grande quantidade de vitamina C, além de B1, B2, B3, B6, B9 e E. Também contém minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês.
Outros componentes são os ácidos cítrico, málico, oxálico e uma enzima conhecida como bromelina.
É rico em fibras e não apresenta gorduras e nem proteínas, o que o torna benéfico para dietas. Oferece apenas 50 calorias para cada 10 gramas, ainda que em calda essa quantidade possa aumentar ligeiramente.
Seu sabor doce e sua qualidade aquosa fazem com que transmita a sensação de saciedade.
pineapple , piña
O abacaxi é rico em fibras e não apresenta gorduras nem proteínas, o que o torna um ingrediente ideal para dietas de emagrecimento.

Propriedades saudáveis

Para começar, sua alta dose de vitamina C nos ajuda na proteção com antioxidantes contra os radicais livres, prevenindo doenças como a arteriosclerose, cardiopatia diabética, inflamações em articulações e certos tumores.
As vitaminas B1 e B6 são vitais para o bom funcionamento dos músculos, coração, sistema nervoso e sistema imunológico.
O manganês ajuda aos tecidos conjuntivos e ossos, ao metabolismo de gorduras e carboidratos, assim como a absorção de cálcio e a regulagem do açúcar no sangue.
Delicious pineapple juice on table close-up
“O suco de abacaxi é um ótimo remédio caseiro para quem deseja emagrecer.”

Benefícios da bromelina

bromelina oferece uma infinidade de propriedades, e o melhor é que o abacaxi contém um altíssimo teor dessa enzima.
Ela ajuda na digestão de proteínas, reduzindo incômodos como acidez, gases ou inflamações, além de ajudar a extrair melhor os nutrientes dos alimentos.
Sem adentrar muito no assunto, pois seria necessário dedicar um artigo inteiro para falar da bromelina e descrever todos os seus benefícios, citaremos alguns.
Ela é eficaz para feridas, queimaduras, mordidas de insetos, redução de inflamações esportivas como torções, tendinite, aliviar dores da artrite e doenças das veias como varizes ou hemorroidas.
Além disso, estudos recentes insistem em seu uso para tratar vários tipos de câncer. 
Saiba mais sobre a bromelina aqui!
http://melhorcomsaude.com/beneficios-abacaxi/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).