Como aliviar as cólicas menstruais

0

Como aliviar as cólicas menstruais
A cólica menstrual geralmente aparece de um a dois dias antes do início do ciclo e persiste, com alguma intensidade, no primeiro e no segundo dia do sangramento.
A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase. Em algumas mulheres, porém, esse processo de contração é mais intenso e o fluxo menstrual é maior.

Alimentação


Aposte no melão e no nabo comprido, recomenda a terapeuta holística Josi Mattos, do Espaço Unah Terapias, de São Paulo. “A fruta é diurética e ajuda a eliminar o excesso de líquidos, além de contribuir com a regulação dos hormônios, sendo indicada para tratamentos dos desequilíbrios menstruais. Já o legume, muito usado pelos povos orientais, também é diurético e apresenta ações tonificantes e mineralizantes”, explica.

Melón.
O melão é indicado para tratamentos dos desequilíbrios menstruais por ser diurético e ajudar a eliminar o excesso de líquidos, além de contribuir com a regulação dos hormônios.

Diminuir a ingestão de sal – para combater a retenção líquida – e evitar a cafeína, que estimula os movimentos peristálticos e acentua as contrações dos músculos do baixo ventre, além de aumentar a ansiedade, são outras medidas que podem ser tomadas para evitar o agravamento dos sintomas das cólicas.

Chás


A terapeuta Josi Mattos indica o chá de capim santo, com efeitos antiespasmódicos (aliviam espasmos e as dores das contrações), e o chá de gengibre, anti inflamatório. “O uso terapêutico do capim santo é feito na forma de infusão: coloque algumas folhas em um recipiente, despeje água quente por cima e abafe por 5 a 10 minutos. Tome a bebida morna, três vezes ao dia. Já o gengibre deve ser fervido. Coloque duas colheres (sopa) de gengibre ralado em 1 litro de água fria e leve ao fogo. Quando ferver, deixe por mais 5 minutos e desligue. Deve ser tomado quente, três vezes ao dia”, ensina Josi.

girl and coffee in the morning
Uma dica importante é a de não acrescentar açúcar aos chás, para que as plantas não percam suas propriedades.

Dica da especialista: não acrescente açúcar, para não comprometer as propriedades terapêuticas das plantas. Se quiser adoçar, prefira um pouco de mel.Não use panela de alumínio e não esquente a água no microondas. Isso também influencia e até inibe as propriedades terapêuticas das plantas”, completa.
Já as recomendações da fitoterapeuta Ceci Lopes são os chás de hortelã e erva cidreira. “Com propriedades calmantes, podem contribuir para o bem-estar geral da mulher”, diz a médica.

Aromaterapia


As essências podem ser agentes terapêuticos auxiliares no tratamento das alterações menstruais. Uma receita: 4 gotas de óleo essencial de camomila diluídas em 4 colheres (sopa) de óleo vegetal de uva ou amêndoa, para massagens com movimentos circulares no abdômen.

(Foto: Forward-Talent / Flickr.)
(Foto: Forward-Talent / Flickr.)

Massagens


Movimentos suaves no abdômen e nos pés, com óleo de gergelim morno, é a solução proposta pela Medicina Ayurvédica para ajudar a restaurar o equilíbrio e combater as dores menstruais, explica a terapeuta holística Edilaine Sellan, de São Paulo. A drenagem linfática, segundo a fisioterapeuta Liris Wuo, também é indicada por melhorar a circulação e ajudar a relaxar.

Homeopatia


Ao contrário do que muita gente pensa, a homeopatia pode agir rapidamente sobre o alívio das cólicas. Quem garante é o médico Sérgio Eiji Furuta, diretor da Associação Paulista de Homeopatia e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “O tratamento tem que fazer efeito rápido, caso contrário não adianta”, diz.
Na consulta homeopática, o paciente é visto de maneira global e até o lado emocional é avaliado. Por isso, além de medicação individualizada, uma das indicações pode ser o combate ao estresse. “Quando se está equilibrado, sente-se menos dores”, conclui o especialista.

Medicamentos


“Analgésicos e anti inflamatórios podem aliviar as dores leves. Mesmo assim, devem ser tomados sob orientação médica”, diz a ginecologista Thais Paes.

como-evitar-varizes.pilulas
Os medicamentos só devem ser ministrados sob orientação médica.

Anticoncepcionais


Pílulas (às vezes até indicadas para uso contínuo) e dispositivo intra-uterino que libera hormônio têm ação contra as dores em casos de fluxo intenso. O princípio é: ao reduzirem o fluxo, evitam o aparecimento das cólicas.

Atividade física


O exercício aeróbico, praticado de forma contínua (pelo menos três vezes por semana), libera beta-endorfinas, neurotransmissores lançados na corrente sanguínea que diminuem o quadro doloroso e promovem sensações de relaxamento e bem-estar.
A dança do ventre é outra atividade recomendada. “Os movimentos melhoram a circulação na região da pelve e relaxam os músculos”, explica a fisioterapeuta Liris Wuo.
Segundo a especialista, até mesmo exercícios de respiração auxiliam no combate às cólicas. “Inspirar e expirar profundamente também leva à produção endorfinas, reduzindo a tensão e aumentando o conforto”.

Bolsa de água quente


“Pode ser benéfica, desde que a pessoa seja sensível ao calor”, diz o homeopata Sérgio Furuta. “A água quente aumenta a circulação local, relaxa os músculos e reduz o incômodo das contrações uterinas”, explica Liris Wuo.

evite-problemas-estomago. liviana1992
Desde que seu organismo seja sensível ao calor, o tratamento a base de bolsas térmicas pode ser eficaz.

A terapeuta holística Josi Matos ensina uma nova versão do tradicional método: “Em uma panela de ferro, coloque cinco colheres (sopa) de sal grosso e aqueça até que ele fique um pouco escuro. Embrulhe o sal com papel toalha e depois envolva em uma toalha fina, aplicando na região abdominal. O sal retém o calor e potencializa os efeitos da técnica”.
http://melhorcomsaude.com/aliviar-colicas/

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR