Limão, um grande aliado do nosso organismo!

0

Limão, um grande aliado do nosso organismo!
O limoeiro é uma planta originária da Índia, de frutos sucosos e ácidos, que não apenas contém uma grande quantidade de vitamina C, como também vitaminas E, e do complexo B. Também possui uma importante variedade de minerais, tais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cobre, zinco, magnésio e cálcio.

Um pouco de história…

O poder terapêutico do limão é muito amplo e reconhecido desde a antiguidade. Têm-se notícias de seu cultivo desde milhares de anos, desde a Índia até a China.
Médicos latinos, gregos e árabes utilizavam essa fruta como antídoto de venenos e preventivo de epidemias. Até o século X, os árabes disseminaram o uso do limão pelo Egito e Palestina.
No século XI, Avicena, famoso filósofo e médico iraniano lhe atribuiu propriedades contra a dispepsia, vômitos, icterícia e a febre.
Antes do poder da vitamina C ser conhecido, na época das viagens de Cristóvão Colombo, o limão passou a ser uma grande reserva de defesas contra o escorbuto, doença causada pela falta dessa vitamina. Já no século XVII, era considerado digestivo e purificador do sangue.

Propriedades medicinais

Esse pequeno fruto, tão comum, possui inumeráveis propriedades curativas, as quais têm sido comprovadas ao longo da história.
Por esse motivo, é importante saber que o limão não é apenas um tempero atrativo no preparo de alguns pratos, como também serve para tratar muitas doenças de forma natural.
Rico em vitamina C desempenha importante papel como um escudo contra gripes e resfriados. Mas o que torna o limão único é sua capacidade de neutralizar e eliminar as toxinas de nosso organismo.
É, portanto, um grande dissolvente de substâncias tóxicas e um magnífico depurativo. Esse coquetel de vitaminas e minerais reforça o sistema imunológico ao potencializar a atividade dos glóbulos brancos.
Muitas são suas propriedades e usos, e agora vamos expor alguns dos variados benefícios que essa maravilhosa fruta proporciona a nossa saúde.
limão.Chugy

Resfriados, inflamações na garganta e processos febris

O limão possui notáveis propriedades antissépticas e refrescantes que, somadas à sua grande quantidade de vitamina C, contribuem na cura de algumas doenças do sistema respiratório, assim como na cura de inflamações de garganta, as amidalites e a afonia.
É recomendado fazer gargarejo com suco com limão diluído em um pouco de água morna, podendo adicionar à essa mescla uma colher de chá de mel. O poder do limão contra vírus e bactérias é ideal para as gargantas doloridas e para outras doenças e problemas da cavidade bucal, como gengivite e úlcera.
resfriado

Diarreias

Ao sofrer de diarreia, é recomendável passar um dia bebendo suco de limão misturado com água. O efeito desta limonada é verdadeiramente reparador.
limãoeagua.corexjose

Sistema cardiovascular

Nos casos de arteriosclerose e hipertensão arterial, devido aos ácidos cítricos que possui, o limão ajuda a oxidar e eliminar as gorduras que obstruem o funcionamento cardíaco adequado, dissolvendo as substâncias tóxicas do plasma sanguíneo. Neste caso, é recomendado beber em jejum o suco de um limão misturado em meio copo de água.

Fígado, vesícula e intestinos

Às pessoas com problemas de fígado e vesícula biliar, os médicos costumam dar a seguinte recomendação: incluir no café da manhã uma mistura de suco de limão com azeite de oliva, na qual se umedecerá um pão.
Quais são os benefícios? O limão exerce um efeito neutralizante sobre as toxinas, estimula a alimentação e reforça o poder antitóxico, protegendo o fígado.
Este fabuloso cítrico, por sua vez, estimula as secreções  biliares e contribui para metabolizar as gorduras.

Reumatismo

Para quem sofre de problemas reumáticos, é interessante saber que o suco de limão, quando tomado regularmente, é capaz de aliviar os sintomas por ajudar a dissolver cristais e substâncias que provocam a gota.

Como é possível ver, os benefícios que o limão oferece ao nosso organismo são muitos, por isso convém sempre dispor dessa fruta em sua casa. Assim, poderá se transformar em aliado incondicional contra inúmeras doenças.

Imagens oferecidas por: Nina Matthews, Chugy e corexjose
http://melhorcomsaude.com/limao-grande-aliado-organismo/
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR