quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tratamento natural para a fibromialgia


A fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e exaustão, ela é cada vez mais frequente, principalmente em mulheres.
A dificuldade de diagnostica-la e trata-la faz com que muitas pessoas busquem soluções naturais. Nesse artigo ofereceremos algumas dicas chave para melhorar os sintomas dessa doença.

O fator emocional


A expressão psicossomática da doença é a de uma pessoa muito desiludida com a vida, o que deve ser considerado na hora de tratar a parte emocional com homeopatia ou Florais de Bach, assim como encontrar os fatores psicológicos desencadeantes.
Se o componente emocional tem muito peso e existem sintomas de depressão é possível ministrar doses de hipericão ou triptofano, junto à alimentação ou como suplemento.

A alimentação adequada


Como em todo tratamento natural, a alimentação é sempre fundamental. Em casos de fibromialgia há uma possibilidade de que a alimentação do paciente tenha sido inadequada durante muito tempo e, como consequência, passa a ser necessária uma limpeza do organismo.
Nesse caso recomendamos realizar uma desintoxicação:

- Iniciar o tratamento com um ou dois dias de dieta exclusivamente baseada em frutas e verduras (cruas ou ao vapor);
- Durante 15 dias o paciente deverá tomar diariamente 3 ou 4 xícaras de alguma infusão depurativa (dente de leão, cardo mariano, bardana, raiz de salgueiro – analgésico natural -, etc.);
- Posteriormente a alimentação deverá ser rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais e com poucas proteínas e gorduras animais, evitando claro, comidas refinadas e pré-cozidas e o sal. A dieta deve ser alcalina, já que a fadiga acidifica o organismo.

A dieta deverá incluir alimentos ricos em magnésio, como peixes, maçãs, damasco, banana, figo, pêssego, frutos secos, alfafa, trigo sarraceno.
Também deverá ser fundamentada em ácido málico, que pode ser encontrado em forma de suplemento ou no consumo diário de maçãs.

fibromialgia2
O ideal é consumir duas maçãs por dia.

Além disso, é recomendado o consumo de alimentos como o gérmen de trigo, mel, aveia e noni.
Em alguns casos pode ocorrer intolerância alimentar, os alimentos responsáveis devem ser descartados, por isso consultar um médico é fundamental. Os compostos mais comuns de causarem intolerância são a lactose e o glúten.
Outro fator que deve ser considerado, já que pode estar influenciando muito na doença, é a presença de parasitas intestinais. Devemos levar uma alimentação ideal para evitar prisões de ventre, cuidar da flora intestinal e tomar algum suplemento específico para o caso. Nesse caso é recomendável procurar um naturopata.
Em geral, é importante buscar um tratamento natural para qualquer desequilíbrio que tenhamos: anemia, prisão de ventre, insônia, etc. Dessa maneira, se melhoramos os problemas diários estaremos consequentemente melhorando nosso organismo e nosso estado geral.

Outras terapias naturais


Pode ser muito benéfico praticar exercícios suaves, como caminhar, fazer alongamentos ou ioga, massagens suaves ou terapias com ventosas.

fibromialgia
A balneoterapia, hipoterapia e meditação também são recomendadas.
http://melhorcomsaude.com/tratamento-natural-fibromialgia/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).