AZIA (acidez estomacal, pirose)

0
Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.
(Esses cuidados naturais não substituem os cuidados médicos)

DESCRIÇÃO: A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago. 
Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar - azia. Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas acidas.
Pirose (do grego "pýrosis", acção de queimar) ou azia é a sensação de ardor (queimação), que tem início na parte posterior do esterno (osso do peito)  e que se propaga, via de regra, através de ondas ou golfadas, até a faringe, fazendo-se acompanhar de eructação com acidez e aumento da salivação. A pirose pode ser sintoma de algumas doenças como refluxo gastroesofágico, ou indicativo de processos irritativos ou inflamação ocorrente no esôfago. O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico (e por vezes também de bílis), fora do ambiente estomacal.

CAUSAS: A principal causa da pirose é a alimentação inadequada, ou seja, a ingestão de comida excessivamente temperada, gordurosa (p. ex., derivados do leite, chocolate, etc.), cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná), além de excessivo consumo de frutas cítricas e outros hortifrutigranjeiros, além do uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico.
(Fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose)

“De modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcoólicas, uso constante de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos.
Outras causas menos comuns são a desnutrição, convalescença e idade avançada; é muito comum também durante a gestação. Os principais sintomas da hiperacidez são fortes queimações no estômago e a produção excessiva de gases intestinais; os da hipoacidez são mau-hálito, falta de apetite, debilidade geral, dores na região do estômago e falta de ar. Em ambos os casos, use iogurte natural, mel de abelhas e alimentos ricos em FIBRAS.” (Fonte: Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann))

PLANTAS QUE CURAM: Açoita-cavalo, amora-do-mato, anis, araçá-do-campo, bardana, boldo, camboatá, caqui, cipó-mil-homens, erva-cidreira, erva-de-raposa ou santos-filho, endro, espinheira-santa, funcho, gengibre (bulbo), hortelã, juá (chá 5 frutinhas), laranja (casca), limão, losna, louro-preto, mamica-de-cadela (casca), paratudo (casca), pariparoba, pasto-de-anta, picão (folha e flor), pitanga, poejo, quebra-pedra, tansagem, paineira (casca), agrião, alecrim, arruda, artemísia, aspargo, boldo-do-chile, bardana, batata inglesa, cancrosa, carqueja, canela, catinga-de-mulata,  dente-de-leão, erva-macaé, erva-tostão, gervão, jurubeba, moranguinho, mamangava, macela, pau-amargo, pita, quina, rúcula, salsa, sucupira (semente), zínia.

ALIMENTOS:
1 - Use iogurte natural, mel de abelhas e alimentos ricos em FIBRAS.
2 - Caqui - Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
3 - Maçã - Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
4 - Mamão • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
5 - Melão • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
6 - Melancia • Refeições exclusivas 2 vezes por semana.*
7 - Acrescente nabos e batatas cruas ralados ao cardápio do paciente, que deve ainda tomar uma xícara diária de chá de alfafa.
8 - Incluir nas refeições alimentos alcalinos como tâmara, milho tostado, mamão papaia e a maçã cozida.



RECEITAS NATURAIS:
1 - Alface • Suco das folhas e talos. Tomar 1 xícara, 30 minutos antes do almoço.

2 - Batata • Suco (ralar as batatas cruas e espremer através de um pano fino). Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia (30 minutos antes das refeições), ou sempre que sentir a queimação.

3 - Dente-de-leão • Chá (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, antes das refeições.

4 - Erva-doce (Funcho) • Chá das sementes e folhas (15 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

5 - Erva-cidreira • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

6 - Hortelã • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

7 - Poejo • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

8 - Fel da terra: 2 xícaras de chá ao dia.

9 - Suco de couve c/ inhame e maracujá: 1 copo ao dia.

10 - Carvão vegetal: 1 colher de cafezinho ao dia.

11 - Bálsamo branco: suco de couve com inhame e limão.

12 - Pó de ostra: 1 colher rasa (cafezinho).

13 - Mastigar pedaços de batata crua e engolir o suco. 

14 - 1 litro de vinho branco de boa qualidade; 100 gr de cardo santo; deixar por 15 dias em repouso, coar e acrescentar 50 gr de mel de abelha. Tomar após as refeições. 


15 - Usar : 4 folhas de anis; 1 pedaço pequeno de gengibre; 4 folhas de tansagem; 4 galhos de amora do mato; colocar em 1 litro de água. Ferver por alguns minutos ( 3 a 5 ). Esfriar e coar. Tomar 3 vezes ao dia, meio copo. 

16 - Esse problema pode ser resolvido acrescentando-se nabos e batatas cruas ralados ao cardápio do paciente, que deve ainda tomar uma xícara diária de chá de alfafa.

17 - As sementes de salsa também são eficientes no combate à acidez. Beber após as refeições uma xícara de água fervente onde se deixou em infusão por dez minutos, uma pitada de semente de salsa.

18 - Suco de BATATA-INGLESA. Lave bem uma batata. Depois ralar com casca e coar a massa até obter 1 xíc. de chá de suco. Dose: 1 xic. de chá de manhã, outra ao meio dia e outra à noite antes de dormir. Mas cuidado - cada xicrinha tem que ser preparada na hora de tomar. Se preparar agora para tomar depois a batata perde sua força curativa. 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);

19 - Mastigar folhas de framboesa.


20 - Fazer um chá com três folhas de louro e misturá-lo ao suco de meio limão. Tomar com bastante açúcar.

21 - 1 hora antes do café da manhã, tomar em jejum o suco de 3 LIMÕES em 1/2 copo de água quente. Fazer a cura por 10 dias e parar 7 dias. Repetir a cura por 10 dias e parar 7 dias. E assim, mais vezes se precisar. 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);

22 - Suco de Aloe Vera - antes das refeições.

23 - Ingerir uma boa dose de gel natural de Aloe Vera. - Esse produto neutraliza a acidez e regula o pH. 


24 - A Alfafa em forma de suco ou tablete, pode ajudar devido ao seu poder altamente alcalino. 

OUTROS TRATAMENTOS:
Geoterapia • Compressa de argila com cebola ralada na região do ventre.
• Ingerir argila para uso interno.

Hidroterapia • Banho de assento com duração de 20 minutos, 2 vezes ao dia. Siga as orientações da página 33.

EVITAR :
Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas. 
A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado. 
Cuidados especiais: 
Não comer demasiadamente e mastigar a refeição lentamente. 
Não se deitar depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta. Se for se recostar, manter a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de 2 horas e meia após às refeições. 
Eliminar os produtos que produzem acidez: bebidas com cafeína, como o café, o chá preto, os refrigerantes... Além desses, o chili , a pimenta, cacau, os empadões de farinha... O cigarro e bebidas gasosas... 
Eliminar os alimentos fritos e gordurosos. 
Atenção - Se sentir forte acidez, enjôos, vertigem, vômito com sangue, dor desde o peito até o pescoço e os braços, consulte seu médico imediatamente. Fonte (http://www.phitoherb.com/article.asp?id=2)


FONTE DOS DADOS:
Plantas Medicinais (Livro) Irmão Cirilo Vunibaldo Körbes (1923-1996);
As plantas curam (Alfonsas Balbachas);
Medicina Alternativa de A a Z (Carlos Nascimento Spethmann);
300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã);
http://www.phitoherb.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose

Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.
(Esses cuidados naturais Não substitui os cuidados médicos)
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR