Remédios caseiros para as bolhas

0
Remédios caseiros para as bolhas
As bolhas aparecem no momento menos oportuno e sempre em lugares especialmente dolorosos. Todos já sofremos com elas um dia e existe uma infinidade de conceitos e remédios não muito benéficos circulando. Por isso é importante saber bem como agir frente a esse problema.

Interessada (o) em saber como atuar perante a formação de bolhas na pele? Te convidamos a ler mais e descobrir o que fazer.

O que são e como se formam as bolhas?


Elas se formam quando a pele roça em outras superfícies ou em mais pele de maneira excessiva. Quando isso ocorre um líquido se acumula em uma espécie de “bolsa” entre as capas da pele.
Às vezes um pequeno vaso sanguíneo que se encontra na região se danifica e o líquido da bolha é tingido pelo sangue. Este tipo de bolha acontece geralmente nas mãos e nos pés, mas pode ocorrer também em outros lugares.
As bolhas podem ser causadas por diferentes fatores:

  • Fricção da pele;
  • Contato com produtos químicos;
  • Calor – por exemplo, queimaduras de sol ou queimaduras normais;
  • Condições médicas, como a varicela.

É fundamental saber que a maioria das bolhas cura-se naturalmente depois de três ou até sete dias e não requerem atenção médica.

O que fazer com as bolhas?


O mais importante é resistir à tentação e não estourar a bolha, já que isso pode gerar uma infecção ou atrasar o processo de cura. Caso você tenha uma bolha grande e dolorosa o médico pode decidir descomprimi-la em condições estéreis.
Se sua bolha não estourou por si só não retire a pele morta na parte superior da mesma. Deixe que o líquido saia e cubra a região com um curativo estéril seco para proteger a área de uma possível infecção até que se cure. É básico manter a região limpa e mudar o curativo pelo menos uma vez por dia.

Remédios naturais


Existem remédios naturais que podem ajudar muito e acelerar o processo de cura das incômodas bolhas.

  • Malmequer: é muito útil aplicar uma pomada de malmequer ou um produto a base dessa planta. Utiliza-se tradicionalmente como cicatrizante e calmante. Para manter o curativo limpo, cubra-o como uma gaze. A noite tire o curativo para que a área respire.
  • Aloe vera: é um anti-inflamatório natural, o que significa que ajuda a aliviar a vermelhidão e o inchaço da bolha. Além disso, é hidratante e ao manter a pele úmida ajuda a curar mais rápido. Assegure-se de usar o gel puro da planta. Alguns produtos processados contêm outros ingredientes, como o álcool, que tem um efeito ruim sobre as bolhas.
  • Vinagre de maçã: tem propriedades antibacterianas, por isso poderia ajudar a prevenir a infecção caso ela ocorra numa bolha. Mas o problema é que é muito provável que coce, logo, caso opte por utiliza-lo, faça-o com poucas quantidades.
  • Óleo de árvore de chá: tem algumas propriedades antibacterianas e é um adstringente natural, que ajuda a secar as bolhas. Para a maioria das pessoas não ocorrem problemas, mas para alguns poderia irritar a pele.

As bolhas não são um problema grave mas não deixe de procurar um médico se:

  • A bolha for infectada;
  • Se a dor for muito grande;
  • Se depois de curá-la, ela voltar.

É muito importante prevenir um problema maior e evitar que se agrave com uma infecção que pode ser perigosa para nossa saúde. Como ficou claro, a natureza sempre nos oferece remédios e não é diferente para o caso das bolhas. Logo, para a próxima vez que o problema ocorra, não se esqueça de recorrer a essas dicas.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR