Você conhece a citronela?

0

Você conhece a citronela?
A citronela se trata de uma gramínea, que alcança até um metro e meio de altura. É uma erva com fragrância doce e suave, que expele um óleo quando entra em contato direto com o sol.
Esta essência é utilizada como repelente natural contra mosquitos.

O que é a citronela e que utilidade tem?


Existem oito subespécies desta planta, das quais utiliza-se o óleo, para fins medicinais. Além de repelente, pode ser utilizada para massagear o estômago a fim de aliviar a sensação de estômago pesado.
No âmbito da aromaterapia, é um tônico com propriedades diuréticas e estimulantes. Seu principal componente é o citronelol, que é fungicida, antisséptico, antibacteriano, inseticida e herbicida. Além de fazer parte de alguns produtos de perfumaria e cosmética.
Também é formada por geraniol e cariofileno, ambos para repelir insetos do jardim durante o verão, sobretudo mosquitos.
A citronela é insetífuga, calmante, bactericida, febrífugo , sudorífica e carminativa. Suas folhas podem ser utilizadas ou existe a opção de compra-la em pó.
Para utilizar a citronela e extrair seu óleo, é preciso cortar uma parte da planta e deixa-la secar ao sol.

Repelente


Para usar a planta como repelente basta cortar pequenos pedaços das folhas e colocar em um prato, deixando-o exposto, porém trocando-o diariamente.

Contra indicações


Apesar de ser um repelente “ecológico” e natural e não causar danos à saúde, não é recomendado aplicar na pele quando esta irritada, nem pouco tempo antes de uma exposição ao sol, pois pode causar manchas, inchaço ou coceira.
Também é contraindicada para mulheres grávidas e para pessoas com intolerância a produtos para a pele, que apresentam dermatite ou inflamações periódicas.

Como cultivar citronela?


Caso esteja buscando um repelente natural para se livrar dos mosquitos, plante a citronela diretamente em seu jardim, se você tem é essa opção, claro.
Além disso, poderá ser utilizada na cozinha para condimentar alguns pratos, como sopas, carnes ou infusões.
Se o solo é rico e fértil, o crescimento será rápido, mas a planta necessitará de sol direto durante todo o dia e ser regada regularmente.
A planta resiste aos climas frios e a geadas, mas prolifera mais em temperaturas quentes.
Um cuidado necessário é com o crescimento da planta, se não for podada cresce demais e muito rápido. Logo, a poda é importante para controlar seu crescimento, é ideal poda-la de duas em duas semanas. Além disso, é uma planta muito bonita e ornamental.
http://melhorcomsaude.com/voce-conhece-citronela/
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR