sexta-feira, 25 de abril de 2014

Como medir sua pressão em casa

Para ser confiável, a medição precisa ser feita em um aparelho validado e calibrado
  • Para ser confiável, a medição precisa ser feita em um aparelho validado e calibrado
A medição da pressão pelo paciente em casa é um fator importante no tratamento da hipertensão, alerta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ela permite acompanhar as variações dos valores e pode servir de base para ajustes no tratamento da doença. Isso porque muitos pacientes apresentam elevação da pressão durante as consultas com o médico, ocasionada pela tensão ou ansiedade, o que dificulta uma correta avaliação do caso.

Para ser confiável, a medição precisa ser feita em um aparelho validado e calibrado. Recomenda-se que ele seja verificado pelo menos uma vez por ano para ver se está funcionando adequadamente. "Deve-se dar preferência aos aparelhos digitais de braço", diz o cardiologista Antonio Carlos Bacelar Nunes Filho, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Como muitas pessoas apresentam pressão ligeiramente diferente em cada braço, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) aconselha que a medição seja feita sempre no mesmo membro.

Faça uma breve pausa de 5 minutos antes de iniciar o processo. Sente-se em um local calmo, com o braço no qual será feita a medida apoiado em uma mesa, na altura do coração. As costas devem estar apoiadas na cadeira e os pés encostados no chão.

A bexiga deve estar vazia e recomenda-se não fumar, se alimentar ou tomar café ao menos 30 minutos antes da medida, indica a SBEM.
UOL
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).