domingo, 7 de setembro de 2014

Prevenção do cancer de estômago (Dr. Oz em português)

O cancer de estômago (cancro do estômago) é um dos cancros mais difíceis de detetar e que frequentemente se deteta quando já está numa fase avançada. Uma das perguntas mais comuns sobre este cancer é se há maneira de o prevenir. E a resposta é, felizmente, sim. Hoje "Os Meus Remédios Caseiros" traz-lhe alguns conselhos (os conselhos do dr. Oz) que a podem ajudar a prevenir o cancer de estômago. Leia com atenção.
Os alimentos que combatem o cancer de estômago

Frutas cítricas. Não é nenhum segredo. As laranjas, tangerinas e clementinas são dos maiores fornecedores de vitamina C. E a vitamina C serve para mais do que simplesmente curar constipações. Ela também combate o cancro. A vitamina C combate os radicais livres, perigosos compostos que surgem como parte do metabolismo do corpo. Tal como os automóveis produzem gases e as chaminés das fábricas produzem fumos, as reações químicas no nosso corpo produzem radicais livres que podem danificar o ADN. E os danos no ADN são o primeiro passo no processo do cancer. Assim, a vitamina C serve de escudo, neutralizando os radicais livres que se vão formando.
Mas se está a pensar que tem que ingerir todo um pomar de citrinos para se proteger contra o cancro, está enganada. É muito mais simples: basta uma destas frutas por dia para que o seu corpo se beneficie das suas virtudes anticancerígenas.
As frutas cítricas também contêm nutrientes menos conhecidos, os flavonoides, que inibem as células cancerosas de serem capazes de invadir os tecidos corporais sãos. Os flavonoides não estão na parte principal da fruta - eles encontram-se na casca. Por isso, um pouco de casca de laranja ralada acrescentada à sua salada não só a torna mais bonita como também mais saudável.
Assim, as frutas cítricas ajudam de duas maneiras: a vitamina C evita o surgimento do cancro e os flavonoides impedem que as células cancerosas já existentes lhe causem mais dano.
Cenoura. A cor laranja brilhante vista na cenoura é o betacaroteno, um antioxidante de grande alcance. Tal como a vitamina C, o betacaroteno também combate os radicais livres. Com efeito, os dois trabalham em equipa. A vitamina C patrulha o sangue, neutralizando os radicais livres que aí se encontram; e o betacaroteno guarda a superfície das células.
Batata doce. A batata doce também é rica em betacaroteno, como se pode concluir da sua cor alaranjada. Mas contém ainda um outro ingrediente secreto: o ácido cafeico. E não, não está relacionado com café ou cafeína. O ácido cafeico corta o fornecimento de sangue aos tumores em crescimento. Já sabe.
Allium. O alho (e também as cebolas, as chalotas e os porros) é um eficaz combatente do cancro. O motivo? A alicina. Enquanto está na prateleira, o alho tem muito pouco cheiro. Mas se esmagar um dente de alho, o seu intenso aroma emergirá rapidamente. Isto é por causa da alicina. A alicina, que se forma a partir de compostos naturais presentes no alho e que só é liberada quando este é esmagado, combate o cancro.
E a boa noticia: para se beneficiar dos maravilhosos poderes anticancerígenos do alho, não tem que comer alhos até tresandar. Um ou dois dentes de alho por dia já são benéficos para a sua saúde. Mas atenção! Deve esmagar os dentes de alho e esperar cerca de 10 minutos antes de os cozinhar, para que se forme a alicina. Se for impaciente e cozinhar logo o alho, estará a deter a formação da alicina.
Cítricos, cenouras, batatas e alhos. Eis uma eficaz equipa no combate ao cancro do estômago. Mas ainda há mais que deve saber para se poder proteger devidamente contra este mal.
Alimentos prejudiciais que deve evitar

Produtos cárneos. As carnes que se conservam através de um processo de cura, de fumo ou da adição de nitritos, são chamadas de "carnes processadas" e incluem salsichas, toucinho, presunto, mortadela...Estas carnes estão intimamente relacionadas com o cancer de estômago. E se há médicos que aconselham moderação no consumo deste tipo de produtos, também há outros que são de opinião que eles devem ser totalmente evitados, pois a evidência que os vincula ao cancer de estômago é muito convincente. Isto é especialmente importante no que diz respeito às crianças (atenção aos cachorros quentes!).
Alimentos salgados. O nosso corpo precisa apenas de uma pequena quantidade de sal por dia para funcionar devidamente. Mas muitas de nós consumimos mais sal do que necessitamos. Em excesso, os alimentos salgados estão relacionados com o cancer de estômago. Corte nas batas fritas de pacote, nos queijos, conservas salgadas e no saleiro.
Helicobacter pylori. A última coisa a evitar não é um alimento, mas uma bactéria chamada Helicobacter pylori. É uma bactéria comum, que pode originar gastrite e úlcera de estômago. Muitas pessoas no mundo inteiro têm esta bactéria. Pode recorrer ao seu médico para confirmar se tem a H. pylori e, se sim, este pode receitar-lhe um tratamento simples, à base de antibióticos, para acabar com ela. Pela sua saúde.
 
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).