quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Tratamento Natural da Colite Ulcerosa


Imagem copiada nete


Venho falar em nome da minha mãe que encontrou o seu blog, numa das suas pesquisas e ficou com uma dúvida, após ler o seu post [http://mundohigeia.blogspot.pt/2012/09/suco-da-grama-do-trigo-prova-curar.html], uma vez que a minha mãe sofre de colite ulcerosa crónica, diagnosticada há 26 anos, e sempre procurou alternativas à medicina convencional, nomeadamente na medicina tradicional chinesa ou na homeopatia, no que diz respeito à melhoria da sua sintomatologia. Assim sendo, ela gostaria de saber se pode beber o sumo de grama de trigo, de que fala no referido post, uma planta que só agora conheceu, em qualquer fase da doença ou das crises que vão ocorrendo. A crise actual passa pelo cansaço físico e por dejecções com muco, daí a dúvida se deve ou não beber o sumo nesta fase.
Desculpe estar a tomar o seu tempo e agradecemos desde já a sua disponibilidade.
Se tiver oportunidade de responder, ficaríamos muito agradecidas.
Obrigada pela partilha!

Resposta:
Colite Ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal, na qual existe ulceras, principalmente no colon.
Se tem um diagnostico de 26 anos de colite ulcerosa é normal que se sinta cansada, não podia ser diferente.  A nutrição das células ressente-se, o que produz fraqueza, anemia, debilidade, falta de animo, excitação nervosa, tristeza, mau-humor, etc.
O intestino grosso é como um secador, todos os sucos do aparelho digestivo chegam ao colon em forma liquida, e o colon seca-os, absorve-os e drena-os para o fígado para depois seguirem para a corrente sanguínea. Se o colon não está limpo e saudável, o trabalho do fígado é maior para limpar todas as impurezas que chegam até ele, e se algumas impurezas passam para o sangue gera com o continuar um conjunto de sintomatologias não agradáveis, por isso necessitamos de um colon minimamente saudável.
O QUE FAZER?
Muitos nutricionistas recomendam a ingestão de fibras.
Mas, existe dois tipos de fibras, as fibras insolúveis e as solúveis.
As fibras insolúveis funcionam como escovas no nosso intestino, limpa-o, mas também evita a absorção de minerais, bloqueia  absorção de açucares, é uma fibra que não sofre nenhuma transformação no nosso intestino.
As fibras solúveis são fibras que se transformam no intestino em gordura.
No caso da colite ulcerosa é mais importante consumir fibras solúveis, que estão presentes nas frutas  e nos legumes, estas fibras vão promover a desinflamação do colon.
Essa gordura que as fibras formam é uma gordura muito especial que o colon absorve e fabrica com ela seus anti-inflamatórios.
A fibra importante para os sofredores de colon é a fibra de frutas e verduras e não tanto a dos cereais, que pode ser comida mas em menor quantidade.
O ideal para fazer descansar o colon e o limpar, seria estar 2 semanas a comer unicamente frutas e verduras e não consumir fibra de cereais.
Comer frutas e verduras essencialmente cruas. Pode acompanhar as saladas com alguns legumes cozidos, mas mal cozidos.
Sei de médicos que recomendam na colite ulcerosa comer tudo cozido e bem cozido inclusive a fruta; provavelmente nestes 26 anos de doença já lhe aconselharam comer assim, e agora venho eu dizer-lhe totalmente o contrario, que é coma tudo ou quase tudo cru. Bem, se seguiu os conselhos dados até então e não melhorou, talvez esteja na hora de experimentar outro caminho. Dê os primeiros passos e sinta confiança, veja que a vida só nasce da vida.
Muitas vezes o quadro sintomatico altera entre diarreia e obstipação, tanto num caso como noutro é importante o carvão vegetal.
Se há diarreia:
Usar 1 colher de carvão (ou 2 drageias) de carvão vegetal numa taça de agua morna com 1 colher de mel.
Tomar todas as vezes que evacuar. Se for à casa de banho 3 ou 4 vezes, deve tomar a agua com o mel e o carvão as mesmas vezes.
Se há obstipação (prisão de ventre):
Usar 1 colher de carvão com 1 colher de azeite e 1 colher de mel. Tomar meia hora antes de cada refeição.
Nunca tomar líquidos, incluindo agua com as refeições, porque dilui os sucos gástricos e a digestão não é bem feita e os alimentos em vez de serem digeridos, fermentam o que provoca ou aumenta a inflamação do colon.
Em caso de cólicas:
Usar chá de gengibre.
Nas primeiras vezes, deve-se iniciar com a fervura de uma rodela de gengibre para uma taça de agua. Quando a agua ficar amarelita, desligar o lume e deixar descansar.
Na hora de beber, juntar sumo de 1 limão.
Beber devagar.
Nos casos mais severos, quando há muita dor podemos usar 4 rodelas de gengibre.
O sumo de ananás com gengibre, também é uma ajuda:
Num jarro liquidificador coloca-se pedaços de ananas ou abacaxi ( devido á presença de bromelina que é anti-inflamatória), um pouco de menta ou de hortelã e uma rodela de gengibre e um pouco de agua ou Rejuvelac, veja aqui como fazer. Bater tudo muito bem e beber fora das refeições, uma delas pode ser ao deitar.
-Jantar 4 horas antes de dormir.

- Identificar alimentos alergénios, alguns deles são o trigo, o milho e os produtos lácteos que em qualquer dos casos não deve consumir em nenhuma das suas formas, nem iogurtes. Substitua por leite de amêndoas  veja aqui como fazer.
-Eliminar os alimentos refinados, ter muita atenção ao pão, talvez estar algum tempo sem o consumir, dar prevalência ao arroz integral.
- Não tocar em açúcar (exceto o mel).
 O açúcar torna o intestino muito acido o que perturba a flora intestinal e pode ser causa de diarreias, além de promover certos tipos de bactérias e fungos como a Cândida causadora de infeções sistémicas.
- A linhaça tem propriedades anti-inflamatórias.
 Para a consumir deve primeiro hidrata-la e bate-la muito bem de forma a não ingerir a semente inteira. O ideal seria beber o leite de linhaça. Visite nos próximos dias o meu blogue que vou mostrar como fazer.
- Comer Aloé Vera.
Digo comer, porque esta é a forma ideal de a consumir.
Cortar uma haste de Aloé Vera, ela dá-se muito bem em Portugal e existe muita; comer um pedacinho do gel interior, mastigando bem. Deve iniciar com uma rodela da largura do dedo e mais tarde se sentir bem aumentar para duas ou três rodelinhas ao dia antes das refeições.
- Beber Sucos com Clorofila.
Todos nós devemos de beber em todas as doenças, sucos verdes, sucos clorofilados. No caso da colite ulcerativa, a necessidade de os ingerir é maior e indispensável.
Pode beber em qualquer fase da doença, no entanto deve sempre começar por tomar meio copo de manhã, e depois ir aumentando.
Pode fazer suco com 2 maçãs com casca, 1 cenoura, e rodela de gengibre e a grama de trigo. Bater. Coar e beber. Ver aqui receita de sumos semelhantes.
Era conveniente também usar no lugar da grama de trigo, a couve, quanto mais verde escura melhor.
Beber devagar, como que mastigando o sumo.
- Fora das crises, era importante introduzir  Rejuvelac, para repor a flora intestinal benéfica. Veja aqui como fazer.
- Todos os dias deve consumir um pouco de mel. Um estudo feito com ratos mostrou que o mel reduzia os niveis de inflamação no intestino. O mel deve sempre ser consumido cru.
- A nível local, o melhor tratamento é aplicação de argila.
Fazer uma pasta com argila e agua (é preferível agua do mar) aplicar numa gaze (ou tecido semelhante fininho) e colocar sobre o ventre,  deixar toda a noite.
O ideal seria aplicar a argila diretamente sobre a pele, mas torna-se mais difícil para retirar, assim aconselho colocar sobre o tecido, mas deve ser o mais fininho possível e não ter dobras entre argila e a pele.
- Nas crises de diarreia e muco, pode aplicar uma toalha turca molhada em agua bem fria e bem torcida sobre o ventre durante 10 minutos. Retira, espera 10 minutos e volta aplicar. 
Fazer o tempo que for necessário.
Desejo-lhe força e confiança, que acredite que pode melhorar;  as células do intestino todos os dias morrem e nascem, se der novas condições ás que nascem elas viverão de forma diferente, basta entrar no caminho do desintoxicar, do desinflamar, do regenerar.
 
http://casadasaudenatural.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).