Uso de benzodiazepínicos aumenta o risco de Alzheimer

0
Uso de benzodiazepínicos aumenta o risco de Alzheimer | ABC da Saúde
Os benzodiazepínicos compõem uma classe de medicamentos muito utilizados para combater a insônia e ansiedade. É relativamente comum o uso crônico dessas drogas em pessoas de idade, apesar das diretrizes internacionais recomendarem o uso somente por períodos curtos.
Estudos têm demonstrado que mesmo o uso esporádico produz um efeito agudo prejudicial à memória e cognição.
A demência é uma das principais causas de invalidez e dependência nas pessoas de idade e afeta mais de 36 milhões de pessoas no mundo todo. O problema toma uma dimensão ainda maior com o aumento da expectativa média de vida da população.
Recentemente foi publicada uma pesquisa na revista médica British Medical Journal que investigou a relação entre o risco de doença de Alzheimer e a utilização de benzodiazepínicos. Em um estudo classificado como caso-controle uma amostra de 1796 indivíduos com diagnóstico de Alzheimer foi comparada com um grupo controle de 7184 pessoas sem a doença. O uso de benzodiazepínicos nos últimos 5 anos foi computado em ambos os grupos.
Os resultados demonstraram uma forte correlação entre o uso prévio de benzodiazepínicos e o risco do indivíduo desenvolver doença de Alzheimer. Risco este que pode aumentar em 50% comparado com os indivíduos que não usaram o medicamento. A associação é maior quanto maior o uso. Por outro lado, os participantes que utilizaram a medicação por menos de três meses não tiveram risco aumentado.
Esses resultados alertam que, mesmo sendo esta medicação importante no tratamento de insônia e ansiedade, principalmente em pessoas de idade , seu uso deve ser por um tempo curto, não devendo ultrapassar três meses.
Fonte
  • -British Medical Journal - 2014;349:g5205 doi: 10.1136/bmj.g5205

Leia Mais: ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br#ixzz3EKd6HUrm
(c) Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR