Conheça os hábitos que podem agravar o glaucoma

2

Estresse, uso incorreto de colírios e sedentarismo podem piorar o quadro da doença ocular




Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A doença atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo, desses um milhão são brasileiros, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O Glaucoma também é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

A doença caracteriza-se por uma degeneração do nervo ótico devido a pressão intraocular elevada. "Entre a córnea e o cristalino existe uma cavidade que é preenchida com um líquido, chamado de humor aquoso. Este líquido é constantemente produzido e drenado, de modo que o volume e pressão se mantêm constantes. Quando o paciente tem glaucoma, o humor acuoso não é drenado suficientemente, fazendo com que a pressão aumente", explica o oftalmologista Vital Paulino Costa, Presidente da Associação Brasileira de Glaucoma.

Além da cegueira, a perda da visão parcial também é considerada uma das maiores complicações do glaucoma. Confira abaixo a lista de alguns hábitos que podem agravar a doença e previna-se.  

Oftalmologista - Getty Images
Ter o diagnóstico tardio

Há diferentes tipos da doença, mas o glaucoma de ângulo aberto, considerado crônico, é o mais comum de todos, correspondendo a 80% dos casos. A parte complicada é que muitas pessoas não percebem os sintomas até o início da perda da visão. Entre os sinais mais comuns desse tipo da doença é a perda da visão periférica. "Este tipo de glaucoma mais incidente é assintomático, portanto é comum que as pessoas só descubram a doença quando já há danos razoáveis e irreversíveis no nervo ótico", ressalta o oftalmologista Paulo Augusto Arruda Melo, diretor científico da Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG).

Por isso, a importância das consultas de rotina com um oftalmologista, que devem ser feitas a cada ano. "Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores serão os danos à visão e mais eficiente será o tratamento", completa Paulo. Quem tem fator de risco para a doença deve fazer os exames com maior periodicidade. Os principais são: quem têm incidência da doença na família, afrodescendentes, pacientes com idade acima dos 40 anos de idade e quem tem miopia.  
Estresse - Getty Images Não tratar o estresse

Outro tipo de glaucoma, menos incidente, é o de ângulo fechado, porém é mais fácil de ser diagnosticado. Os sintomas clássicos são vermelhidão e dor intensa nos olhos, náuseas e vômitos. Uma das principais causas dessa lesão é o estresse. "Quando a pessoa tem níveis elevados de estresse, a pupila dilata, o que desencadeia um mecanismo denominado bloqueio pupilar, levando ao aumento da pressão intraocular", explica o oftalmologista Vital Paulino Costa. Sendo assim, as pessoas que têm glaucoma devem controlar os níveis e estresse, uma vez que as crises podem levar a danificação do nervo óptico, causando a perda de visão.
Caminhada - Getty Images Falta de exercícios

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. "A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular. O exercício melhora a aptidão cardiovascular, favorecendo a irrigação sanguínea do nervo óptico. Além disso, a prática faz diminuir a produção do humor aquoso e ajuda na drenagem do líquido", explica o oftalmologista Vital Paulino. O especialista afirma também que logo depois de praticar o exercício a pressão intraocular já diminui significantemente. Por outro lado, a pressão também sobe, em média 72h depois. Por este motivo, é importante praticar atividades físicas regularmente, no mínimo, três vezes por semana. "Caminhar 30 minutos por dia já é o suficiente para obter os benefícios à saúde os olhos", diz Vital Paulino.
Colírio - Getty Images Uso incorreto dos colírios

Um dos tratamentos do glaucoma é o uso de colírios, muitas vezes mais do que um. O uso incorreto deste medicamento atrapalha o tratamento, além de reduzir sua eficácia. "Os colírios devem ser utilizados da maneira prescrita pelo médico, respeitando os horários, os intervalos entre um colírio e outro (que são de geralmente de 5 a 10 minutos) e aplicando da forma correta", explica a oftalmologista Roberta Velletri, do Instituto de Moléstias Oculares (IMO). A especialista explica que a maneira correta de aplicar o colírio é pingando uma só gota com o olho aberto, segurando a pálpebra superior para cima. Depois, permanecer com o olho fechado por volta de um minuto.
Água - Getty Images Ingerir muito líquido em pouco tempo

Ingerir uma quantidade grande de líquido de uma só vez e sem pausa para respirar pode ser uma prática perigosa para quem tem glaucoma. "Isso causa grande produção de humor acuoso rapidamente, porém esse líquido será drenado lentamente. Isso pode causar o aumento da pressão intraocular", explica o oftalmologista Vital Paulino. Mas os especialistas alertam: é muito importante hidratar o corpo e consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Consulta - Getty Images Falta de conscientização do paciente

O glaucoma é uma doença crônica, portanto não tem cura, mas pode ser controlado. "O controle da doença é feito com o tratamento durante a vida toda. A realização de exames como a medida da pressão, do campo visual e o mapeamento de retina são fundamentais para evitar as complicações. O glaucoma não deve ser esquecido e ignorado, pois pode representar uma cegueira irreversível no futuro", explica a nutricionista Roberta.
Saxofone - Getty Images Instrumentos de sopro

Outra recomendação pouco conhecida é para que os pacientes evitem tocar instrumentos de sopro, como trompete e saxofone, por exemplo. "No momento das notas que exigem mais esforço na hora do sopro, acontece o aumento da pressão intraocular. Por este motivo, esse tipo de instrumento deve ser evitado por pacientes que tem glaucoma", recomenda Vital Paulino. A mesma recomendação vale para o hábito de encher balões soprando o ar, pois isso aumenta a pressão interna do olho.
Yoga - Getty Images Preste atenção nas posições da Yoga

Quem tem glaucoma e costuma praticar Yoga também deve tomar alguns cuidados especiais. Todas as posições invertidas devem ser evitadas. "Esse tipo de posição da yoga faz com que a drenagem do humor acuoso diminua, fazendo com que aumente a pressão intraocular", explica Vital Paulino.
Hipertensão - getty Images Hipertensão e diabetes

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan e publicado na revista americana Ophthalmology, faz um alerta quanto a relação de hipertensão e diabetes a um maior risco de glaucoma. De acordo com os pesquisadores, o diagnóstico de diabetes tipo 2 aumenta o risco de glaucoma em 35%. E quando há hipertensão arterial a chance é maior em 17%. Mas, quando ambas condições estão presentes, a probabilidade de desenvolver glaucoma é de 48%. Vale lembrar que a relação das doenças com o glaucoma ainda está sendo estudada.
http://www.minhavida.com.br
Tags

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
  1. Falta aqui uma recomendação muito importante: o uso da pílula contraceptiva é altamente prejudicial ao glaucoma. Há cerca de 3 anos que se sabe disto, por isso, era bom que fosse amplamente divulgado.

    ResponderExcluir
  2. Você gostaria de saber como:
    Melhorar sua visão de forma simples e natural.

    Aumentar a Nitidez para Ler de Perto e de Longe.
    Evitar cirurgias e envelhecimento dos olhos.
    Combater olhos Secos e Cansados e Preservar uma Boa Visão para o resto da vida?

    Sugiro que você …
    ABRA SEUS OLHOS: 08 Passos para Enxergar Melhor de Forma Simples e Natural!

    Veja como Agora Mesmo: http://bit.ly/1m4EqKm

    ResponderExcluir
Postar um comentário

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR