terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dicas para usar o computador sem prejudicar a visão

[Imagem: KS13933.jpg]


O que é síndrome de visão de computador?
A Síndrome de visão de computador, do inglês "Computer Vision Syndrome" (CVS), pode ser definida como um conjunto de sinais e sintomas que as pessoas apresentam ao usar os computadores por tempo prolongado.

Já parou para calcular quantas horas você passa de frente para uma tela? O hábito aparentemente inofensivo pode se tornar um inimigo da saúde ocular. Os olhos precisam trabalhar em dobro, enquanto o número de piscadas diminui, levando ao que se chama síndrome da visão de computador. Irritação, ardência e vermelhidão nos olhos, além de sonolência, dor de cabeça, mal-estar e cansaço, estão entre os sintomas do problema, comum em uma sociedade tecnológica.

Ao permanecer horas seguidas em frente a uma tela, é comum esquecer um ato involuntário fundamental para a saúde ocular. "Piscar é necessário para renovar a lágrima, que tem duas funções básicas: proteção e lubrificação. Ela contém substâncias antibacterianas que defendem os olhos de agressão externa e age para umedecê-los, protegendo a córnea"

O ar-condicionado colabora para o surgimento de sintomas comuns entre pacientes com CVS. Geralmente, quem trabalha o dia inteiro diante de um computador está em um ambiente climatizado pelo equipamento, que rouba o fluido corporal, inclusive a lágrima, deixando os olhos ainda mais secos.

Jeffrey Anshel, oftalmologista da clínica Corporate Vision Consulting, nos EUA, onde pacientes aprendem a usar o computador sem forçar os olhos faz alguns esclarecimentos.

1 - Por que a síndrome da visão de computador (CVS) é comum hoje?
Nossos olhos não são desenhados para manter o foco em imagens próximas por horas a fio, de modo que isso pode forçá-los.

2 - O que o senhor sugere para reduzir os riscos da CVS?
Recomendo o “3-B” (em inglês): piscar, respirar e parar. As pessoas devem piscar constantemente para manter os olhos lubrificados; e a respiração deve ser constante e uniforme. Também é importante fazer pausas para permitir que os olhos relaxem. A maneira mais fácil de se lembrar das paradas é seguir a “20-20-20 rule” (em inglês): parar 20 segundos, a cada 20 minutos, e manter uma distância de seis metros da tela.

3 - Como a ciência está lidando com a CVS?
Realmente não há muito o que fazer para lidar com esses problemas, exceto fabricar telas de melhor qualidade (mais próximas da visualização de uma folha de papel). Há uma empresa que está fazendo óculos específicos para usuários de computador, mas o maior problema é que estamos usando a máquina para tudo. Precisamos fazer pausas!

Seguem algumas dicas:

[Imagem: 20131201073217865334i.jpg]


http://sites.uai.com.br/app/noticia/saud...a-as.shtml
http://forum.noticiasnaturais.com 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).