Como remover a cera dos ouvidos com remédios caseiros

2
O excesso de cera no ouvido provoca algum incómodo. No entanto, devemos saber que a cera é uma parte muito importante do sistema de defesa natural do nosso corpo e que o ouvido tem a capacidade de auto limpeza. O canal auditivo tem um sistema de limpeza natural que faz com que a cera saia sozinha ao exterior. No entanto, às vezes é necessário tomar medidas, para remover o excesso de produção de cera, já que esta, entre outros incómodos, pode diminuir a audição.

O que deve saber primeiro 

Antes de aplicar algum dos remédios caseiros aqui sugeridos, a primeira coisa a fazer é ter a certeza de que não tem uma infecção no ouvido ou o tímpano perfurado, porque nesse a aplicação de tratamentos caseiros pede até ser perigoso. Os sintomas de infecções do ouvido podem ser os seguintes:
  • Febre
  • Vómitos / diarreia
  • Dor de ouvido persistente
  • Secreção com odor
Se tem um ou mais destes sintomas deve consultar imediatamente um médico

Instruções para remover a cera dos ouvidos com remédios caseiros

O primeiro a fazer é amolecer a cera que está dentro do ouvido. Poderá usar óleos como o azeite ou óleo de amêndoa, mas também glicerina. Os óleos vão amolecer a cera do ouvido, de modo a que esta possa fluir mais facilmente para fora do ouvido. Os óleos devem estar ligeiramente aquecidos, tornando o tratamento mais confortável.
Para introduzir no ouvido as preparações (óleos e água), pode fazê-lo com a ajuda de um conta-gotas, ou uma seringa (sem agulha), ou um cotonete, mas atenção o cotonete não é para ser introduzido no ouvido, mas para ser usado a modo de esponja. O cotonete é “molhado” na solução e espremido na entrada do canal auditivo. O tratamento resulta mais fácil se tem a ajuda de outra pessoa.
Para aplicar os óleos incline a cabeça para um lado. Pode também, deitar-se de lado, devendo colocar algumas toalhas debaixo da cabeça. Depois introduza a preparação no ouvido muito lentamente. Coloque a seringa ou o conta gotas logo na entrada do canal auditivo, nunca dentro.
Para dissolver a cera do ouvido, deixe a solução atuar entre 5-10 minutos. Mantenha sempre a cabeça inclinada para um lado.
Após os 5 ou 10 minutos, encha uma seringa com água morna e deite um jato de água no ouvido. Para facilitar a entrada da água no ouvido, puxe o lóbulo da orelha para cima e para fora para melhor abrir o canal auditivo.
Depois de terminar a lavagem do ouvido, deve retirar o líquido que está dentro. Para tal, incline a cabeça sobre uma tigela, toalha ou lavatório, para a água sair.
Depois da lavagem seque bem o ouvido. Com uma toalha, ou também pode usar o secador de cabelo regulado a um nível baixo.

Remédios caseiros para remover a cera do ouvido

Ouvidos limpos com óleo de amêndoa

Um dos métodos mais antigos para limpar os ouvidos, è o uso do óleo de amêndoa. Aplique algumas gotas de óleo de amêndoa no ouvido afetado. Mas primeiro assegura-se de que o óleo de amêndoa não esteja muito frio, pois pode causar tonturas. Isto porque o órgão do equilíbrio, que está localizado no ouvido, pode ser sensível às mudanças de temperatura. É aconselhável aquecer o óleo com as mãos. Deixe atuar durante 5 minutos para que a cera fique mole. Em seguida, lave o ouvido com água morna. Para tal injete água morna no ouvido com uma seringa ou conta gotas e depois incline a cabeça para deixar sair a sujidade.

Ouvidos limpos com azeite

O azeite também pode servir para remover a cera do ouvido, embora um pouco menos efetivo que o óleo de amêndoa já que este é mais oleoso. Para tal é preciso primeiro ser misturado com sumo de limão para potenciar o efeito. Misture a partes iguais. Depois de misturado deite algumas gotas da mistura dentro do ouvido e deixe atuar durante cerca de 5 minutos. Em seguida, lave o ouvido com água morna por meio de uma seringa ou conta gotas e seque com um pano.
No caso de que a cera do ouvido persista, deve ficar mais tempo o óleo a atuar. Para isso, antes de ir para a cama deite as gotas de óleo no ouvido, tape com algodão,  e deixe ficar toda a noite Durante a noite, o óleo tem agora mais tempo para agir. Na manhã seguinte, retire o algodão e lave o ouvido com água morna.

A limpeza do ouvido com um banho a vapor

Uma das maneiras mais agradáveis para limpar a cera dos ouvidos em casa com remédios caseiros é fazer um banho a vapor. E, conseguirá melhores resultados se adicionar camomila, já que esta ajuda a dissolver melhor a cera do ouvido. Além disso, os óleos essenciais de camomila têm propriedades anti-inflamatória e evitam irritações.
Para preparar o banho a vapor, vai precisar de água bem quente (acabada de ferver), chá de camomila ou gotas de óleos essenciais de camomila, uma toalha e um recipiente grande. É aconselhável usar, pelo menos, 2 litros de água, porque uma menor quantidade arrefece rapidamente, antes de terminar o tratamento. Se optar pelo chá adicione aos 2 litros de água cerca de 4 saquinhos de camomila.
Agora, incline o ouvido sobre a bacia, e cubra a cabeça com uma toalha, de modo a não deixar escapar o vapor. Permaneça nesta posição por 5-8 minutos. Pode, então, depois enxaguar os ouvidos com água morna, com a ajuda de uma seringa como já referido, de forma a expulsar a cera do ouvido. Depois seque a orelha com uma toalha. Não faça o tratamento aos dois ouvidos com o mesmo banho a vapor. Deve primeiro fazer o tratamento completo a um ouvido (banho a vapor mais lavagem) para depois fazer ao outro, de contrário a cera do ouvido tratado voltava a ficar dura.

Lavagem do ouvido com chá de camomila

Vai precisar de algumas gotas de azeite, 1 punhado de flores de camomila, 1 chávena de água.
Prepare uma infusão de camomila e quando estiver morno introduza o chá numa seringa ou num conta gotas. Deite-se de lado e coloque algumas gotas de azeite morno no ouvido afetado. Espere 5 minutos até a cera ficar mole. Depois e, ainda na mesma posição, faça uma lavagem introduzindo no ouvido o chá de camomila com a seringa.

Saco de água quente

Este remédio caseiro para remover a cera de ouvido é dos mais fáceis. Coloque um saco de água quente (sem queimar) sobre o ouvido afetado, deixando alguns minutos até sentir que a cera ficou mais mole, depois proceda a lavá-lo como já sugerido.

Como saber se deve limpar os ouvidos

Para saber quando devemos limpar a cera dos ouvidos, ou para saber se há acumulação de cera no ouvido, tenha em conta os seguintes sintomas:
  • Dor de ouvido, sensação de tamponamento persistente
  • Perda auditiva parcial
  • Zumbido ou ruído no ouvido
  • Comichão (coceira) no interior do ouvido

A cera é necessária

A cera dos ouvidos não é necessariamente algo mau. Na verdade, é uma forma de o ouvido proteger-se do pó/poeira, bactérias e partículas estranhas, para evitar que entrem e danifiquem o canal auditivo. A cera também ajuda a proteger a pele delicada do canal auditivo.
Nunca aplique estes remédios caseiros se suspeita que tem infecção, dores ou lesões no tímpano. Neste caso deve consultar o seu médico.
http://www.remedios-caseiros.net

Tags

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria é muito boa, porque isso é ainda para a maioria desconhecida alguns outros métodos alternativos de se fazer dicas caseiras como essas da matéria. Parabéns minha querida por essa dica de saúde auditiva! Bjs!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR