11 benefícios que você receberá ao consumir abacaxi

0
Além de favorecer a digestão e a assimilação de nutrientes, consumir abacaxi pode favorecer nossa saúde bucal, já que a fruta fortalece os dentes e elimina a placa bacteriana.
11 benefícios que você receberá ao consumir abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical muito popular em todo o mundo. Por seu delicioso sabor doce, durante anos foi usada no preparo de diversos pratos, assim como bebidas ou sobremesas, entre outras receitas. No entanto, você sabia que consumir abacaxi proporciona inúmeros benefícios para a saúde?
Ainda que quase sempre o escolham por seu sabor e versatilidade, também é bom considerar que é uma fonte de nutrientes, sendo a única fruta com bromelina, uma enzima que facilita os processos digestivos e que tem um poder anti-inflamatório.
Estima-se que 85% de sua composição seja água e ele também oferece vitaminas A e C, potássio, fósforo, cálcio e fibras. Graças aos efeitos que tem ao ser consumido, o abacaxi é valorizado como um delicioso alimento medicinal.

Nesta ocasião vamos revelar os 11 importantes benefícios que podemos obter ao consumir abacaxi em nossa alimentação regularmente. Aproveite!

1. Tem ação diurética

Suco-de-abacaxi-com-menta
Seu alto teor de água somado às fibras e ao potássio lhe dão um poder diurético, eficaz para controlar os problemas causados pela retenção de líquidos.
Ao estimular a eliminação de água dos tecidos, seu consumo apoia as dietas de emagrecimento e previne doenças crônicas como a artrite, a gota e os cálculos.

2. Combate os radicais livres

Seus compostos antioxidantes enfrentam os radicais livres do ambiente, prevenindo assim qualquer tipo de dano celular. Por tal importante ação no corpo, seu consumo apoia a prevenção de:
  • Arterosclerose.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Artrite e gota.
  • Diferentes tipos de câncer.

3. Reduz o risco de desenvolvermos hipertensão

Hipertensao1-500x345
A hipertensão é um dos problemas cardiovasculares que mais atacam as pessoas, inclusive sem que elas percebam.
Uma das formas de combatê-la e reduzir o risco de desenvolvê-la é consumindo uma quantidade importante de potássio e uma mínima de sódio.
Neste sentido, o abacaxi é ideal, já que uma xícara oferece por volta de 1 mg de sódio e 195 mg de potássio.

4. Melhora a digestão

Muitos dos problemas digestivos podem ser aliviados ao consumir abacaxi, graças às fibras e às enzimas que a fruta oferece ao corpo.
Por um lado, a fibra apoia o movimento intestinal para combater a prisão de ventre e, por outro, as enzimas facilitam a digestão para uma absorção adequada dos nutrientes.
Além disso, ele é bom para conservar o equilíbrio da flora intestinal bacteriana, e sua ação anti-inflamatória previne o inchaço.

5. Fortalece o sistema imunológico

Sistema-Imunologico-500x375
A vitamina C e a bromelina fortalecem o sistema imunológico para melhorar a resposta do corpo contra as infecções causadas por vírus e bactérias.
Pelo que parece, a bromelina atua como um anticoagulante natural e causa mudanças positivas nos glóbulos brancos do sangue, aumentando as defesas.

6. Ossos fortes

Muitos não conseguem imaginar o quão benéfico é o suco de abacaxi para a saúde dos ossos. Esta fruta é uma fonte de magnésio, mineral essencial para a absorção adequada do cálcio. Uma xícara pode oferecer até 75% do magnésio exigido por dia.

7. Dentes saudáveis

Dentes-sensiveis-500x333
Pela ação da vitamina C, consumir abacaxi também pode ajudar a eliminar a placa bacteriana que se acumula nos dentes e, portanto, é bom para evitar doenças nas gengivas e nos dentes.

8. Melhora a saúde da pele

As enzimas contidas no abacaxi fazem com que nossa pele se torne mais elástica e firme. Além disso, hidratam de forma natural e previnem sinais precoces de envelhecimento.
Sua aplicação de forma tópica estimula a eliminação de células mortas e diminui manchas e linhas de expressão.

9. Favorece a saúde ocular
olhos-500x375

Seus antioxidantes, especialmente os betacarotenos, ajudam a manter a saúde ocular e previnem a degeneração macular.

10. Ajuda a emagrecer

Pensando em perder peso? O abacaxi pode se tornar seu melhor aliado para alcançar esse objetivo em menos tempo. Suas fibras ajudam a controlar o apetite e evitar o consumo excessivo de açúcares, carboidratos e gorduras. Além disso, apoia a desintoxicação do organismo para eliminar as substâncias prejudiciais e melhorar o ritmo do metabolismo.

11. Protege o coração

Coração-500x360
Os radicais livres podem se tornar causas potenciais de aterosclerose, problemas de circulação e colesterol.
Ao ajudar a combater essas moléculas nocivas e reduzir a retenção de líquidos nos tecidos, o consumo frequente de abacaxi também pode prevenir diferentes doenças cardíacas.

melhorcomsaude.co

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR