Capim santo emagrece, combate insônia e stresse

1

Capim santo emagrece, combate insônia e stresse
Vegetal de fácil cultivo em regiões de muito sol, o capim santo (Cymbopogon densiflorus) é uma planta que não pode faltar no quintal de casa. Indicado para cura de diversos males, a sua utilização vai do simples e tradicional chá, até uso em cosméticos pelos grandes indústrias nacionais e internacionais.
Apesar de muito conhecida no Nordeste, em outras regiões do Brasil o reconhecimento da erva causa uma certa confusão. Isto porque alguns a chamam de capim limão, falsa erva ou capim erva cidreira, ou falsa erva cidreira.
Entretanto, como se pode ver na foto, o capim santo é inconfundível. Primeiro porque ele é realmente um capim, com folhas bem compridas, que tem uma espécie de serrinha cortante (por isto muito cuidado no sua colheita. Tem cheiro forte e agradável.
Apesar de ser um vegetal com diversos poderes curativos, o capim santo tem a vantagem de ser cultivado de forma muito fácil e prática.  A única exigência é que esteja em local que receba muito sol. Não é exigente quanto ao solo e também não  consume muita água.
Na foto acima, um pé de capim santo no quintal de minha casa. O plantio pode ser feito por mudinhas (galho da planta) e ele cresce muito rápido. Depois de enraizado, seu crescimento é tão rápido e abundante sendo o suficiente para o consumo diário de uma  casa com uma família de até cinco pessoas.

Capim santo é diurético, antidepressivo e emagrece

Chá de capim santo antidepressivoO capim santo tem inúmeros benefícios e também pode ser usado de diversas formas. Porém, defendo que seu uso mais prático e também que vejo ser mais eficiente, seja o de forma mais natural possível. Falo do chá e do seu suco, ambos feito depois das folhas serem colhidas no pé do seu quintal e levados a cozinha.
O chá é o mais prático. Ele é muito recomendado como calmante (antidepressivo), relaxante e diurético. Ao colher as folhas, em seguida lavar com água corrente como forma de higienização, cortar as folhas em pedacinhos e fazer a sua fervura.  Assim que o  fervura começar, desligar o fogo e deixá-lo descansar por 5 minutos com  a chaleira tampada.
O chá está pronto e pode ser tomado. De preferência sem açúcar. Mas, se seu paladar não esteja ainda habituado a alimentação não adocicada, use o açúcar mascavo, ou adoçante a base de stévia. Jamais usar o açúcar refinado.
O chá de capim santo também pode amenizar a dor de cabeça, a febre, combater a diarreia. Aumentar a quantidade de leite materno no momento da amamentação.

Suco de capim santo emagrecedor

Chá de capim santo também emagreceO suco de capim santo também foi comprovado com uma ótima alternativa para quem quer perder peso. Diversas pessoas já testaram o suco de capim santo com limão e obtiveram excelentes resultados. Isto faz sentido, em vista de que o consórcio dos dois vegetais, melhora o metabolismo e também é diurético e desintoxicante.
Na foto ao lado, as folhinhas de capim santo picadinhas para fazer o chá ou suco desintoxicante.
Mas, claro,  não vamos seguir o modismo. A receita só faz sentido acompanhado de exercícios físicos, sono reparador, alimentação regrada. O suco de capim santo não faz milagres. Nem ele, nem qualquer outro que não siga estas recomendações.
A receita é muito simples também. Colher uma punhadinho  de capim santo e picar em pedacinhos. Adicionar 200 ml de água e bater junto com o limão num liquidificador. Coar e em seguida tomar adoçado, de preferência dom açúcar mascavo, mel ou stévia.
Um alerta, Existem receitas em que orientam cozinhar o capim santo com limão e depois coar. Em seguida, juntar no liquidificador com suco de outro limão. Em seguida por na geladeira e ficar tomando aos poucos.
Observe que aí existem uma série de erros. Primeiro, quando os vegetais são aquecidos, suas propriedades sofrem modificações. Isto serve para o capim santo e também para o limão. Os dois vegetais são ricos em Vitamina C, e ela é altamente solúvel. Adicionar açúcar e mantê-lo por longo tempo na geladeira, são procedimentos incompatíveis com a medicina natural.
O capim santo também é recomendado para curar tosse. Seu uso é através de xaropes. Tenho minhas reservas pelo fato de que estas receitas de xaropes antigripais passarem por um longo processo de fervura e receberem açúcar refinado.
No caso do chá que recomendei acima, observar que o aquecimento é leve. Assim que a fervura subiu a chaleira foi desligada. Não aconteceu um superaquecimento, o que preservou o máximo de substâncias naturais do capim santo.

Cuidados com o consumo do capim santo
capim santo dá brilho aos cabelosApesar de ser um medicamento natural, mesmo assim se deve tomar alguns cuidados. O primeiro dele é que seu consumo deve ser moderado. Três poções diárias. O uso em excesso pode baixar a pressão. Outro é que suas folhas devem ser bem higienizadas antes do consumo (principalmente no caso do suco).
Quando for fazer o chá, evite chaleiras de alumínio.Também não é recomendado para pessoas com idade inferior aos 12 anos. O motivo é devido o alto poder sedativo e sua ação ansiolítica. Evitar durante a gravidez, pois seu consumo sistemático pode provocar aborto.

Usos industriais do capim santo

O capim santo é atualmente muito usado nas indústrias de cosméticos. O primeiro passo é a retirada do óleo essencial do capim santo. Ele é feito pelo método de arraste. Ou seja, as folhas são colocadas em grandes caldeiras e depois de aquecidos, as partículas de óleos são elevadas através da força do vapor.
Com a extração do óleo essencial do capim santo, ele pode ser adicionado a pomadas e shampoos, para uso capilares e de tratamento da pele.
No Brasil, as indústrias  de cosméticos, usam  o capim santo para tratamento capilares. Adicionado ao leave In, condicionadores e reparadores de pontas, o óleo essencial de capim santo  funciona como um ótimo finalizador. Estes produtos visam restauração e brilhos do cabelo.
O capim santo também é usado como pomada no combate a dores musculares, luxações e também o chamado pé de atleta. Isto, graças ao seu poder anestésico e antibactericida. Aliás, este poder bactericida faz com que o capim santo seja uma planta muito fácil de ser cultivada, em face de que não são atacadas pelos  insetos facilmente.

http://vidaesaudenatural.com.br
Tags

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR