sexta-feira, 27 de maio de 2016

Couve-Flor - sua ação funcional no corpo



A couve flor é mais um presente da natureza, ela vem embrulhada para chegar até nós com tudo de bom.
Neste momento da historia alimentar estamos a passar uma mudança de paradigma onde a carne, a farinha branca e o açúcar estão a ser apontados como aqueles que não devem entrar nas nossas casas, pelo contrario a fruta e os vegetais estão a receber elogios e são estes que temos de dar atenção, pois essa ideia que a carne é que alimenta e que a fruta e os vegetais são acompanhamento tem de mudar nas nossas cabeças.
Veja o bom que a couve-flor tem para oferecer aos nossos corpos:
- Ajuda nosso corpo na luta contra o cancro
Infelizmente ainda são poucas as pessoas que relacionam e acreditam que alimentação pode ser a causa e também a cura do cancro. Mas quem diz que "sim" é o Instituto Nacional do Cancer, que informa que compostos presentes nas crucíferas, como o indole-3-carbinol e o sulforafano tem potenciais formas de ajudar a prevenir o cancro, como? Quando você come estes vegetais, está a ingerir fitoquímicos que dentro do nosso corpo têm ações especificas, como:
-  proteger as células dos danos do ADN
- ajudar a inativar agentes cancerígenos
- efeitos antibacterianos e antivirais
- induzir a morte celular (apoptopse)
- inibir a formação de vasos sanguíneos, o que impede o tumor de se alimentar (angiogénese), assim como inibir as metástases. Pode ver aqui
- Ajuda nosso corpo a Desintoxicar-se
A couve-flor contém, fitonutrientes chamados de glucosinolatos que ativam enzimas de desintoxicação, ou seja nosso corpo precisa de suporte nutricional adequado para fazer frente ás toxinas que entram ou se formam no nosso corpo devido a um estilo de vida não apropriado.
.- É anti-inflamatoria
A inflamação é uma reação/defesa do nosso corpo, mas quando ela se instala por demasiado tempo num determinado tecido pode o danificar, por isso a Natureza nos deu alimentos com ações anti-inflamatorias. A couve-flor é uma excelente fonte de Vitamina K, um dos nutrientes anti-inflamatórios de excelência, assim como o indol-3-carbinol que opera  a nível genético e previne a iniciação de respostas inflamatórias num estagio muito precoce.
- Melhora a saúde do Coração
A medicina tem tido alguma dificuldade em aceitar o que muitos investigadores defendem, que não é o colesterol o grande causador das doenças cardiovasculares, mas a inflamação instalada nos vasos sanguíneos que dificulta a circulação sanguínea. A couve-flor e todas as crucíferas ajudam nosso corpo a desintoxicar-se, e a prevenir a inflamação o que vai proporcionar benefícios cardiovasculares. Com uma desintoxicação e uma alimentação adequada onde introduzimos couve-flor e outras crucíferas podemos mesmo reverter danos nos vasos sanguíneos.
- Ajuda o aparelho digestivo
A couve-flor é rica em fibra, o que ajuda todo o sistema digestivo, mas ela faz muito mais, alguns investigadores defendem que o sulforafano que ela tem ajuda a proteger o revestimento do estomago e impede o crescimento excessivo da Helicobactery pylori.
- É rica em vitaminas e minerais
Parece incrível, pois há tanta "comida", mas a maioria de nós está carente de nutrientes e algumas doenças são o resultado da falta deles. Comer couve-flor é uma maneira de obter algumas vitaminas e minerais essenciais. É riquíssima em Vitamina C, uma boa fonte de vitamina K, proteína, tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), magnésio, fósforo, fibras, Vitamina B6, ácido fólico, ácido pantoténico, colina, potássio e manganês.
Vou ficar por aqui, penso que já vos convenci a comer couve-flor, porque muito mais e conhecido havia a dizer. É um vegetal, faz parte da alimentação que pertence á fisiologia humana, todos temos de a comer, além disso estamos na época dela, basta ir a uma feira e ver a oferta de boas couves-flor, bem branquinhas e bem embrulhadinhas.

Não esqueçam esta couve, ela é do bem, ela faz parte dos alimentos dos humanos.

http://casadasaudenatural.blogspot.com.br/search?updated-max=2016-01-08T08:01:00-08:00&max-results=7&start=7&by-date=false
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).