Plantas para aumentar sistema imunitário

0
O sistema imunitário é o escudo de defesa do organismo contra agentes externos nocivos para a saúde, desde vírus e bactérias a químicos e venenos.
Produtos naturais para aumentar sistema imunitário
A primeira barreira natural é constituída pela pele, suco gástrico do estômago e muco produzido nos olhos, boca e ouvidos, a segunda trata-se de um sistema de defesa adaptativo que se produz principalmente nas seguintes partes do organismo:
  • Tonsilas/Amigdalas;
  • Timo;
  • Gânglios e rede de vasos linfáticos;
  • Baço;
  • Intestinos;
  • Apêndice;
  • Medula Óssea.
Orgãos do sistema imunitário
Pode fortalecer as defesas do seu corpo contra os agentes invasores e nocivos para a saúde através do consumo regular das seguintes plantas.

Curcuma

A curcuma também conhecida por açafrão da Índia ou gengibre amarelo é uma especiaria que faz parte do caril e lhe dá a cor amarelo intenso. Tem um forte poder antioxidante, anit-bacteriano e anti-inflamatório e estimulante das secregações digestivas. Excelente protector da bílis e fígado. Evita a agregação das plaquetas e por isso é optimo para prevenir arterioesclerose e tromboembolias. Compra-se em qualquer loja de especiarias ou nos supermercados e é muito usado na cozinha indiana. Para mais informações sobre a curcuma consulte o nosso artigo em http://www.saudenatural.info/curcuma/

Equinácia

A Equinácia activa a imunidade através da formação de leucócitos e o seu poder anti-inflamatório deram-lhe fama no combate e prevenção das gripes invernais e infecções do aparelho respiratório. Pode ser tomado através de suplementos em cápsulas ou de infusão de uma olher de café de plantas por chávena, 3 vezes por dia.

Ginseng

O Ginseng é talvez o mais popular dos adaptogénicos e estimulantes, e engloba várias espécies sendo a mais conhecida o Panax Ginseng (Coreano) e é reconhecido pelas suas propriedades imunoestimulantes aumentando a resistência às doenças, ao stress, cansaço físico e psicológico. A sua fama como incremento da longevidade têm aumentado pelos relatos que chegam do Oriente. Estudos científicos demonstraram os seus efeitos positivos no combate ao elevado mau colesterol e nas diabetes. Deve tomar-se como suplemento em cápsulas de extracto seco, ampolas liquidas ou por cozimento de 1 grama da sua raíz para a quantidade de uma chávena de manhã.

Gingko Biloba

Gingko Biloba ou Ginkô contém biflavonóides que protegem o organismo contra os radicais livres através do aumento da oxigenação dos tecidos e incremento da resistência dos capilares. Excelente para aumentar a rentabilidade cerebral aumentando a memória e funções cognitivas. 
Estas árvores formam os únicos serves vivos sobreviventes no raio maortifero da bomba de Hiroshima e permitiu concluir que protegem contra as radiações netralizando os agentes oxidativos e os radicais livres. Pode ser tomado em suplemento de folhas secas ou através de chá com uma colher de folhas secas por chávena, 2 vezes por dia após as refeições.

Alho

O alho é muito utilizado na culinária e as suas propriedades benéficas para a saúde incluem o combate à hipertensão, acção anti-bacteriana e micótica e prevenção de problemas vasculares. O seu efeito é aumentado quando partido em pequenos pedaços e deixar repousar durante 15 minutos, só depois deve ser consumido cru ou cozinhado, 2 dentes por dia.

Gengibre

O Gengibre cru tem um sabor acre e picante e actua reduzindo a inflamação e os seus extractos reduzem a tensão arterial e o colesterol. è muito efica contra os enjoos e vómitos, intoxicações alimentares e digestões dificeis. Pode ser ingerido em pó por intermédio de cápsulas, ou fresco adicionado a saladas, sopas ou simples, em infusão obtida pela fervura de pequenos pedaços em água, até 3 vezes por dia.

Maca

A maca é um tubérculo com origem nos Andes e denominado Ginseng Peruano. A sua fama propagou-se como afrodisíaco mas o seu uso é aconselhado contra a debilidade física e mental, permitindo recuperar de estados de convalescença. Muitos atletas consonem-no para apurar a sua condição física.

Astragalo

O Astragalo com origem na China é um estimulante do sistema imunitário e das funções das glândulas adenais. Usado na prevenção de infecções gripais, problemas cardiovasculares, alivio do stress e como tónico para recuperação de estados de fraqueza. Tomar em forma de suplemento por cápsulas ou por fervura das suas raízes até 3 copos por dia.

Erva Moura

A Erva Moura Sonífera também conhecida como Ginseng Indiano (Ashwagandha). Poderoso adaptogénico que fortalece o organismo e resistência às doenças e conhecido pelo alívio dos sintomas de ansiedade e depressão, facilita o sono e reduzir o estresse/stress .Veja mais conselhos sobre esta planta e formas para evitar a depressão em  http://www.saudenatural.info/tratar-depressao-naturalmente/

Xitaque

Xitaque ou Shitaque é um cogumelo com origem no Japão e China muito rico em aminoácidos, vitaminas B, sais minerais, sitosterol e ergosterol. Aumenta a produção de Interferão e consequentemente a resistência viral, contra os tumores, bactérias e fungos. Reduz as gorduras no organismo incluindo o colesterol. Indicado como tónico revigorante e incremento da imunidade.
As defesas do nosso corpo estão dependentes de inúmeros factores, só um estilo de vida saudável pode otimizar as barreiras que nos protegem, exige uma atenção e hábitos que incluem:
  • Uma alimentação natural e rica em nutrientes, sem alimentos processados, sem corantes e conservantes;
  • Exercício físico moderado;
  • Um sono reparador de 7 a 8 horas diárias;
  • Baixos níveis de stress;
  • Ar puro;
  • Pequenas exposições diárias ao sol;
  • Introdução destas plantas na dieta.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR