sábado, 12 de novembro de 2016

Que alimentação fazer em caso de Asma?

Todos nós percebemos que estamos vivos porque respiramos. E é o Pulmão, o órgão mestre e responsável por fazer essa troca entre o meio externo e o interno. A respiração é uma ação não consciente, que permite que o ar existente fora do nosso corpo, consiga entrar e chegar a todos os lados para que todas as células do nosso corpo respirem, é um milagre.
 A asma é um dos problemas que dificulta a respiração, é uma inflamação das vias áreas que provoca bronco constrição. 

O pulmão é um emunctório, ou seja um órgão que elimina vários agentes nocivos que são identificados pelo corpo e que têm que ser expulsos através da expiração, nesta passagem para fora do corpo estas substancias nocivas podem levar a estados inflamatórios caso a pessoa tenha susceptibilidade nas mucosas bronquiais. Faz sentido?
Porquê que o leite é prejudicial, principalmente em casos de asma?
Porque não o conseguimos  digerir perfeitamente, tanto o açúcar, como a proteína do leite não são totalmente digeríveis, estas substâncias  caso passem para o sangue e entrem na circulação, o corpo vai tentar elimina-las e uma das vias, principalmente em crianças é eliminar pelo pulmão, o que cria estados inflamatórios bronquiais. Mas, não é só o leite, são vários produtos alimentares ou substâncias que entram no corpo através do olfacto, da pele, assim como através de alguns medicamentos.

O importante é perceber e não cair na armadilha mental da cronicidade, e pensar "eu sou um asmático", ou a mãe dizer à criança " mas...tu não podes...és asmático", estas expressões criam estados reféns da doença, considerar "que tem asma" é uma atitude mental muito diferente de aceitar "eu sou asmático" mesmo que tenha asma há muitos anos, deve pensar sempre que é possível deixar de o ser, o corpo está em constante regeneração, só não muda se não deixarmos de fazer os mesmos atos errados, se mudarmos o que fazemos vamos mudar o que recebemos.
O que quero dizer com isto?
Para reequilibrar um organismo que tem asma, em alguém que quer deixar de ter, é necessário fazer-se alguns ajustes na forma de se viver e no poste de hoje, quero falar da alimentação, que para mim é sempre a base da pirâmide da cura. Pode nas situações mais agudas de asma usar acupunctura, homeopatia, técnicas tradicionais antigas de reequilíbrio como hidroterapia ou ventosas e até pode mesmo recorrer a medicamentos químicos, mas a longo prazo se não mudar a alimentação, o feed-back não será muito positivo. É alimentação com os seus nutrientes necessários à fisiologia humana que vai equilibrar o corpo, aquilo que é produto alimentar mas não é alimento não pode ser benéfico e numa pessoa com tendência a eliminar pelo pulmão vai criar problemas, tanto no pulmão com asma ou rinite, no intestino com diarreias e gases alternando muitas vezes com problemas de pele como eczemas, faz tudo parte do mesmo.

Alimentos que não deve consumir
Açúcar - é um produto refinado que não oferece nada ao corpo além de provocar mucosidade e irritar o sistema nervoso. Precisamos de açúcar, mas é o que vem com os alimentos que a Natureza pôs à nossa disposição como as frutas, nelas está o açúcar que nosso corpo precisa. Substitua por mel, adoce as suas receitas com frutas secas como tâmaras ou passas.

Leite e derivados - é um produto alimentar a ser retirado em qualquer problema de asma, desordens intestinais, ou ORL.

- Tudo o que tem conservantes, adoçantes, como molhos, refrigerantes, embutidos, pré-cozinhados, etc...

Cloreto de sódio - substitua o "sal" normal de cozinha que somente tem cloreto de sódio, por sal marinho.

- Reduza a quantidade de carne e de peixe.

- Reduza e tenha atenção à qualidade do pão, prefira pão cozido a lenha e não a forno de microondas, não consuma pão tipo panrico, nem pão mal cozido, veja a etiqueta e se a lista de ingredientes for grande com melhorante de farinha e outros, prefira outro pão.

Alimentos aconselhados

- Aumente a quantidade de fruta e legumes da época.

- Coma fruta cítrica ao pequeno-almoço, como laranja e família, Kiwi, ricas em vitamina C que ajudam a eliminar toxinas, mucos, gases e reforçam os mecanismos de defesa do corpo, assim como fortalecem e nutrem as vias respiratórias. A melhor hora para ingerir os cítricos, principalmente a laranja é de manhã, pois ajudam a limpar o sangue, pulmões e intestinos de forma eficaz. Já dizia o proverbio antigo: de manhã é ouro, ao meio dia é prata e à noite mata.
Todas as frutas da época são importantes, mas para quem tem asma a maçã é extremamente necessária, um estudo publicado no European Respiratory Journal concluiu que as crianças que tomavam suco de maçã tinham metade das chances de desenvolver asma em relação a outras crianças que não bebiam, as maças têm uma grande quantidade de bioflavonoides como a quercetina, que é um anti-histamico natural e um desinflamante das vias respiratórias.
banana também é indicada, elas contêm Vitamina B6, que é necessária para relaxar o tecido do musculo bronquial.
abacate fornece gordura que é essencial para o nosso corpo.

- Consumir todos os dias vegetais frescos - são eles que nos dão vitaminas, nutrientes  e agua estruturada para manter o corpo limpo e livre de mucos e toxinas, além disso são ricos em fibras que ajudam a eliminar matéria toxica dos intestinos e a reduzir a hipersensibilidade ao ambiente (alergias). Inclua cenoura cozida e crua, beterraba, rabanetes, toda a folha verde, cebola  entre outros. Inicie as refeições com uma boa salada.

 - Alho - Tem uma lista interminável de benéficos devido á sua ação antibiótica, bactericida e depurativa, assim como contem nutrientes importantes para a restauração dos tecidos.

Gengibre - uma raiz a ter em conta. Estudos apontam que ajuda a evitar a asma, adicione aos seus pratos e beba chá de gengibre.

- Beba leites vegetais, pode fazer em casa, leite de amêndoa, de girassol, de sementes de sésamo, de cânhamo, etc...

Curcuma - pode adicionar aos seus pratos, é uma especiaria antiinflamatoria.

No site Americano de estudos médicos, está publicado um estudo que mostra que o alto consumo de frutas, legumes e verduras reduz o risco de asma em crianças e adultos, pode ver o estudo aqui.


Queira não ter asma, se é pai ou mãe e seu filho tem asma, queira trata-lo, perceba a diferença entre tratar e anular sintomas, todos temos direito à saúde e a uma vida digna.

http://casadasaudenatural.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).