Você sabia que Ácido Úrico alto pode ser o responsável pelo aparecimento das gotas e dores nas articulações?

0



Ácido Úrico - Purina - gota
Resultado de imagem para gota ácido úrico sintomas



 Você sabia que Ácido Úrico alto pode ser o responsável pelo aparecimento das gotas e dores nas articulações?

Resultado de imagem para gota ácido úrico sintomasNa maioria das vezes, a gota manifesta-se numa crise aguda de artrite; é muito comum a 1ª articulação do dedo grande do pé ser afetada (cerca de 50% dos casos), posteriormente, o tornozelo, o calcanhar e o dorso do pé. A região afetada torna-se tão sensível que qualquer
pressão,  tornar-se insuportável. Após a fase aguda, o paciente pode ficar assintomático durante semanas, meses ou até anos.
                    
Imagem relacionadaO surgimento de “tofos” – saliências ou depósitos sob a pele de cristais de uratos (matéria branca) ao se acumularem nas articulações , orelhas e cotovelos, pés e mãos , provocam fortes dores, que se não tratadas evoluem para um processo crônico causando deformações permanentes, comprometendo os tecidos vizinhos  formando  inchaços ( tofos )
  
Resultado de imagem para gota ácido úrico sintomas Casos avançados podem levar a lesões renais ou cardiovasculares que chegam a ser fatais.

A crise pode reaparecer por falta de medidas controladoras e preventivas, pela ingestão de alimentos ricos em purina e ácido úrico e a de bebidas alcoólicas, que muito contribui para aumentar significativamente os níveis de ácido úrico no sangue e reduzir a sua excreção, como para aumentar a produção de lactato (substância resultante da oxidação do etanol), o que sobrecarrega e prejudica a função renal.
É preciso adotar uma dieta saudável, mais alcalina e vegetariana para se evitar a concentração de compostos ácidos, pois esses contribuem para agravar os sintomas . A prevenção é  o meio mais eficaz  contra a gota

O tratamento com acupuntura atua na causa e no efeito, fortalecendo os tendões e fazendo circular o QI(energia) para que este force a circulação dos JIN - YE(líquidos orgânicos), eliminando o ácido úrico das articulações. 
Resultado de imagem para acupunturaNa Medicina Tradicional Chinesa, a gota ou artrite gotosa pode ser classificada como síndrome Bi.
síndrome Bi é caracterizada pela estagnação de Qi e sangue nos canais de energia em decorrência da invasão de fatores patogênicos como vento, frio e umidade. As manifestações clínicas dessa síndrome são dor, edema, rubor e, às vezes, calor, afetando principalmente as articulações, mas pode também atingir a pele, músculos, tendões e vasos sanguíneos .síndrome Bi  é classificada em quatro tipos, de acordo com a sua etiologia e suas manifestações e a artrite gotosa pode ser enquadrada na síndrome Bi calor associada à síndrome Bi fixa, pois acompanha edema, rubor e calor .
A Medicina Chinesa recomenda tratar a síndrome Bi fixa com os pontos: E36 (Zusanli) e BP5 (Shangqiu) e a síndrome Bi calor com os pontos VG14 (Dazhui) e IG11 (Quchi), além dos pontos locais e adjacentes.

Em casos de artrite gotosa com comprometimento da articulação metatarsofalângica, os pontos recomendados para o tratamento são BP3 (Taibai), BP4 (Gongsun), B65 (Shugu) e Bafeng (Extra)
No comprometimento do cotovelo, os pontos recomendados são IG11 (Quchi), P5 (Chize), TA10 (Tianjing), TA5 (Waiguan) e IG4 (Hegu).
Para os tornozelos  afetados, os pontos recomendados são E44 (Jiexi), BP5 (Shangqiu), VB40 (Qiuxu), B60 (Kunlun) e R3 (Taixi).
O tratamento, dependendo da técnica utilizada, pode ser feito com várias combinações inteligentes de pontos. Segue uma sugestão dada pela MTC
  • BP9 (Yinlingquan), BP6 (Sanjinjiao), VG9 (Zhiyan) e B20 (Pishu): removem a humidade.
  • IG11 (Quchi): Elimina o calor.
  • VB34 (Yanglingquan): Remove a humidade-calor.
  • Ashi: Pontos dolorosos locais.
  • BP2 (Dadu): Elimina o calor.
  • VC12 (Zhongwan): Tonifica o Estômago e o Baço e remove a humidade.
  • VC7 (Yinjiao): Nutre o Yin e aumenta a energia de defesa (Wei).
  • B20 (Pishu): Tonifica o Baço e o Estômago.
  • B23 (Shenshu): Tonifica o Rim.
  • B25 (Dachangshu): Estimula o Intestino Grosso e remove a humidade                        

As  Massagens Terapêuticas – com óleos vegetais medicamentados, com propriedades diuréticas, depurativas, anti-inflamatórias, antirreumáticas,  auxiliam na eliminação do ácido úrico e toxinas, são de grande auxílio no tratamento..

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR