Todos já experimentamos alguma vez esta sensação devido ao consumo de alguns alimentos ou fármacos específicos (como antidepressivos, anticonceptivos orais, ansiolíticos, etc.) ou em situações concretas como a gravidez.
O problema surge quando a acidez aparece de maneira frequente e contínua, neste caso o problema pode evoluir e o paciente pode apresentar posteriormente um refluxo gastresofágico.
Como evitar a acidez estomacal ou o ardor
1. Evite café, bebidas alcoólicas, gaseificadas, cítricos, alimentos condimentados, chocolate, tomate, cebola e qualquer outro alimento que sejam indicados como responsáveis por nossa acidez estomacal.
2. Depois de comer não realize exercícios intensos, nem adote algumas posturas, como a de se abaixar; porém, é recomendado caminhar em um ritmo suave.
3. Não deite-se até 2 ou 3 horas após comer, quando fazemos isso os alimentos são pressionados contra o esfíncter que, em condições normais, evita o retorno dos alimentos ao esôfago.
4. As refeições devem ser leves, sobretudo no jantar. Comidas pesadas são pouco produtivas, ainda mais se são gordurosas, pois são mais difíceis de digerir e atrasam a digestão.
5. Durma com a cabeça elevada, aproximadamente uns 15 cm. Para isso, levante a cabeceira da cama ou o colchão na região da cabeça. Manter a cabeça mais alta que o estomago impedirá o retorno dos alimentos. Utilizar mais almofadas não é útil, por que durante a noite nos movimentamos e perdemos a postura da cabeça elevada.
6. Para pessoas obesas, é importante buscarem o emagrecimento. A obesidade aumenta a pressão abdominal, fomentando o retorno ao esôfago.
7. Não utilize roupas ou cintos muito apertados.
8. Não fume, recomendação muito benéfica em diversos aspectos, mas se esse for o motivo para abandoar o vício, perfeito.
9. Reduza o estresse físico e emocional. Se possível, realize exercícios de relaxamento.
10. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado, afinal existem fármacos que podem ajudar caso estas não sejam suficientes. Caso surjam sintomas gastrointestinais corra para o médico.
http://melhorcomsaude.com/10-medidas-evitar-acidez-estomacal/