Em países de idioma espanhol é denominado ananás ou piña, ele pode ser plantado em toda e qualquer área aquecida do planeta.
Cultivo do abacaxi
A planta não é muito alta, têm folhas duras e lanceoladas, de até um metro de largura e ainda que só dê fruto uma vez a cada três anos, produz um fruto apreciado, que é o segundo cultivo mais estendido na América do Sul (superado apenas pela banana).A maior parte é consumida na região de produção e o resto é enlatado em calda para exportação.
Sua produção é favorecida por climas tropicais. Os principais países produtores são o Brasil, Costa Rica, China, Filipinas, Índia e Tailândia, com mais de 50% da produção mundial. A espécie de abacaxi mais cultivada é a smooth Cayenne, originária da Guiana Francesa.
Valores nutricionais
O abacaxi tem grande quantidade de vitamina C, além de B1, B2, B3, B6, B9 e E. Também contém minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês.Outros componentes são os ácidos cítrico, málico, oxálico e uma enzima conhecida como bromelina.
É rico em fibras e não apresenta gorduras e nem proteínas, o que o torna benéfico para dietas. Oferece apenas 50 calorias para cada 10 gramas, ainda que em calda essa quantidade possa aumentar ligeiramente.
Seu sabor doce e sua qualidade aquosa fazem com que transmita a sensação de saciedade.
Propriedades saudáveis
Para começar, sua alta dose de vitamina C nos ajuda na proteção com antioxidantes contra os radicais livres, prevenindo doenças como a arteriosclerose, cardiopatia diabética, inflamações em articulações e certos tumores.As vitaminas B1 e B6 são vitais para o bom funcionamento dos músculos, coração, sistema nervoso e sistema imunológico.
O manganês ajuda aos tecidos conjuntivos e ossos, ao metabolismo de gorduras e carboidratos, assim como a absorção de cálcio e a regulagem do açúcar no sangue.
Benefícios da bromelina
bromelina oferece uma infinidade de propriedades, e o melhor é que o abacaxi contém um altíssimo teor dessa enzima.Ela ajuda na digestão de proteínas, reduzindo incômodos como acidez, gases ou inflamações, além de ajudar a extrair melhor os nutrientes dos alimentos.
Sem adentrar muito no assunto, pois seria necessário dedicar um artigo inteiro para falar da bromelina e descrever todos os seus benefícios, citaremos alguns.
Ela é eficaz para feridas, queimaduras, mordidas de insetos, redução de inflamações esportivas como torções, tendinite, aliviar dores da artrite e doenças das veias como varizes ou hemorroidas.
Além disso, estudos recentes insistem em seu uso para tratar vários tipos de câncer.
Saiba mais sobre a bromelina aqui!
http://melhorcomsaude.com/beneficios-abacaxi/