Um pouco de história…
O poder terapêutico do limão é muito amplo e reconhecido desde a antiguidade. Têm-se notícias de seu cultivo desde milhares de anos, desde a Índia até a China.Médicos latinos, gregos e árabes utilizavam essa fruta como antídoto de venenos e preventivo de epidemias. Até o século X, os árabes disseminaram o uso do limão pelo Egito e Palestina.
No século XI, Avicena, famoso filósofo e médico iraniano lhe atribuiu propriedades contra a dispepsia, vômitos, icterícia e a febre.
Antes do poder da vitamina C ser conhecido, na época das viagens de Cristóvão Colombo, o limão passou a ser uma grande reserva de defesas contra o escorbuto, doença causada pela falta dessa vitamina. Já no século XVII, era considerado digestivo e purificador do sangue.
Propriedades medicinais
Esse pequeno fruto, tão comum, possui inumeráveis propriedades curativas, as quais têm sido comprovadas ao longo da história.Por esse motivo, é importante saber que o limão não é apenas um tempero atrativo no preparo de alguns pratos, como também serve para tratar muitas doenças de forma natural.
Rico em vitamina C desempenha importante papel como um escudo contra gripes e resfriados. Mas o que torna o limão único é sua capacidade de neutralizar e eliminar as toxinas de nosso organismo.
É, portanto, um grande dissolvente de substâncias tóxicas e um magnífico depurativo. Esse coquetel de vitaminas e minerais reforça o sistema imunológico ao potencializar a atividade dos glóbulos brancos.
Muitas são suas propriedades e usos, e agora vamos expor alguns dos variados benefícios que essa maravilhosa fruta proporciona a nossa saúde.
Resfriados, inflamações na garganta e processos febris
O limão possui notáveis propriedades antissépticas e refrescantes que, somadas à sua grande quantidade de vitamina C, contribuem na cura de algumas doenças do sistema respiratório, assim como na cura de inflamações de garganta, as amidalites e a afonia.É recomendado fazer gargarejo com suco com limão diluído em um pouco de água morna, podendo adicionar à essa mescla uma colher de chá de mel. O poder do limão contra vírus e bactérias é ideal para as gargantas doloridas e para outras doenças e problemas da cavidade bucal, como gengivite e úlcera.
Diarreias
Ao sofrer de diarreia, é recomendável passar um dia bebendo suco de limão misturado com água. O efeito desta limonada é verdadeiramente reparador.Sistema cardiovascular
Nos casos de arteriosclerose e hipertensão arterial, devido aos ácidos cítricos que possui, o limão ajuda a oxidar e eliminar as gorduras que obstruem o funcionamento cardíaco adequado, dissolvendo as substâncias tóxicas do plasma sanguíneo. Neste caso, é recomendado beber em jejum o suco de um limão misturado em meio copo de água.Fígado, vesícula e intestinos
Às pessoas com problemas de fígado e vesícula biliar, os médicos costumam dar a seguinte recomendação: incluir no café da manhã uma mistura de suco de limão com azeite de oliva, na qual se umedecerá um pão.Quais são os benefícios? O limão exerce um efeito neutralizante sobre as toxinas, estimula a alimentação e reforça o poder antitóxico, protegendo o fígado.
Este fabuloso cítrico, por sua vez, estimula as secreções biliares e contribui para metabolizar as gorduras.
Reumatismo
Para quem sofre de problemas reumáticos, é interessante saber que o suco de limão, quando tomado regularmente, é capaz de aliviar os sintomas por ajudar a dissolver cristais e substâncias que provocam a gota.Como é possível ver, os benefícios que o limão oferece ao nosso organismo são muitos, por isso convém sempre dispor dessa fruta em sua casa. Assim, poderá se transformar em aliado incondicional contra inúmeras doenças.