Ainda que cada uma possa apresentar sintomas e causas diferentes, existem alguns alimentos e remédios naturais que ajudam a amenizar a inflamação e aliviar os sintomas, independentemente de sua origem. Apresentaremos em seguida:
Dieta vegetariana alcalina
Sempre que sofremos com uma inflamação, em qualquer lugar, estamos tendo também um excesso de acidez no sangue, por isso, o primeiro remédio que propomos é seguir com uma dieta vegetariana alcalina, ao menos durante a inflamação. Todos os alimentos que contêm proteína animal, como a carne, o peixe ou os lácteos, tendem a piorar as inflamações.
Muitos alimentos de origem vegetal também acidificam o organismo, e o correto é ter um pH equilibrado, consumindo alimentos ácidos e alcalinos. Mas neste caso, posto que exista um excesso de acidez, prefira comer alimentos alcalinos. Quais são os alimentos mais alcalinos?
- Sucos vegetais (cenoura, maçã, aipo, espinafre);
- Espinafre cru;
- Brócolis;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Alface;
- Alho;
- Figos secos;
- Uvas passas;
- Tâmaras;
- Uvas;
- Mamão;
- Quiuí;
- Maçã;
- Pera;
- Avelãs;
- Amêndoas;
- Stevia;
- Chá verde.
Frio e calor
Às vezes, as inflamações necessitam de frio, sobretudo nos primeiros momentos, quando estão quentes e vermelhas, e outras vezes necessitam de calor, quando sentimos que a zona inflamada está fria (geralmente as articulações necessitam de calor). Bastará que toque a pele da zona inflamada para saber. Em alguns casos, não precisará nem encostar, pois a pessoa o sentirá sem a necessidade de apalpar.
- Calor: aplique uma compressa quente
- Frio: aplique uma bolsa de gelo coberta com um pano
Emplastros de coalhada
Um emplastro curioso que podemos fazer para refrescar a zona inflamada, especialmente se ela estiver quente, é de queijo Quark, coalhada ou requeijão. Aplique diretamente sobre a pele e cubra com um pano. Deixe atuar por pelo menos meia hora.
Óleos frios e quentes
Os óleos vegetais e essenciais podem ter efeitos opostos. Alguns refrescam e outros esquentam. Mostraremos quais são:
Tais óleos essenciais devem ser misturados com óleos vegetais, adicionando unicamente umas gotinhas, e maior quantidade destes óleos base:
Compressas de couve
A couve é um excelente alimento anti-inflamatório. Para preparar umas compressas de couve, use a couve verde. Coloque as folhas alguns instantes em água fervendo. Em seguida, amasse as folhas para que saia o suco. Ponha as folhas diretamente sobra a zona inflamada, tape com um pano e ponha por cima um papel plastificado. Deixe por 30 minutos ou mais.
Este remédio também serve para as dores menstruais, colocando a folha sobre o ventre.
Inflamações faciais
A face é uma zona delicada e que dificilmente poderemos aplicar emplasto ou cataplasmas, e inclusive o uso de óleos pode ser incômodo. Aqui, temos alguns remédios simples para aliviar inflamações tipo dermatite, conjuntivite etc.
- Bolsinhas de camomila: guarde na geladeira as bolsinhas que ficam depois de tomar o chá, elas serão muito úteis para serem aplicadas sobre os olhos inflamados, com os olhos fechados;
- Rodelas de pepino: as rodelas de pepino fresco também servem para desinflamar os olhos e as pálpebras. Aplique de 15 a 60 minutos.
- Aloe vera: o aloe desinflama e cicatriza. O melhor é ter a planta e cortar um pedaço, mas também pode comprá-lo em gel e, inclusive, misturá-lo com óleos.
- Calêndula: excelente para inflamações na pele. Pode conseguir em forma de creme.
Chás de urtiga
Enquanto durar a inflamação, também podemos tomar chás de plantas medicinais anti-inflamatórias, entre elas, destacamos a urtiga pelas suas propriedades drenadoras e purificantes. Prepare um litro de chá e tome ao longo do dia, se preferir adocicada, com um pouco de stevia, pois o mel e o açúcar teriam a função contrária, por serem alimentos ácidos.
http://melhorcomsaude.com