Hipertiroidismo
As doenças da tiróide, entre as quais o hipertiroidismo, que afecta sobretudo as mulheres jovens, estão em alta. É recomendável seguir um tratamento com a maior brevidade possível, já que o hipertiroidismo provoca fatalmente, mais tarde ou mais cedo:- complicações cardiovasculares;
- osteoporose.
Quais são os sintomas?
- Batimentos cardíacos acelerados e irregulares, estados febris, tremores dos dedos.- Cãibras musculares.
- Desregulação dos ciclos menstruais na mulher.
- Debilidade generalizada.
- Bócio (por vezes).
- Comichão nos olhos, protuberância ocular unilateral ou bilateral (podendo mesmo provocar dificuldade em fechar o olho saliente, ou os dois), sensibilidade à luz, visão turva.
- Afrontamentos, transpiração excessiva.
- Emagrecimento (sem perda de apetite).
Quais são as causas físicas?
O hipertiroidismo explica-se por uma sobreprodução de hormonas da tiróide, cujas causas podem variar:- doença de Basedow ou de Graves (doença de origem auto-imune: o funcionamento dos anticorpos do organismo sofre uma desregulação, produzindo auto-anticorpos contra o próprio organismo);
- excesso de iodo, provavelmente de origem medicamentosa ou, inversamente, carência em iodo, provocando o aparecimento de bócio;
- reacção ao consumo de L-tiroxina (substituto da hormona tiroideia), no tratamento do hipotiroidismo;
- anomalia congénita da glândula tiróide;
- presença de um adenoma (tumor benigno) na hipófise.
Quais são os factores psicológicos?
- Uma situação de grande stress crónico pode funcionar como factor desencadeador. Assim, durante a II Guerra Mundial, foram observadas taxas anormais de hipertiroidismo em Londres, as quais estariam, ao que parece, associadas aos bombardeamentos.
- Segundo Louise Hay, o hipertiroidismo é motivado por uma criatividade frustrada. Estaria assim ligado a uma extrema decepção de não se poder fazer o que se quer, ao facto de se ver obrigado a responder sempre às expectativas dos outros e nunca às suas.
- Na óptica da biologia total (ver o capítulo 14), o hipertiroidismo resulta do “conflito gerado por nunca ser suficientemente rápido para apanhar o seu bocado”.
Esta explicação vem assim juntar-se à tese clássica do stress desencadeador.
Como curar-se mais depressa
O médico dispõe de dois tratamentos principais para tratar o hipertiroidismo:- medicamentos anti-tiroideicos para reduzir a actividade da tiróide;
- comprimidos de iodo radioactivo, para “queimar” a tiróide e pôr fim à sua actividade.
Por outro lado, para retardar a pulsação cardíaca (demasiado elevada nos doentes com hipertiroidismo), o médico poderá receitar um betabloqueante. Como último recurso, poderá chegar até a recomendar a ablação da tiróide.
De notar, no entanto, que:
- O tratamento com iodo radioactivo e a cirurgia obrigarão o doente a tomar, para toda a vida, hormonas tiroideias para compensar a ausência de actividade da tiróide.
- Os tratamentos medicamentosos podem dar origem a certos efeitos secundários e nem sempre é fácil dosear a administração de hormonas tiroideias ou anti-tiroideias. Assim, em 50 a 80% dos casos, a pessoa a quem tenham sido receitados medicamentos anti-tiroideicos para tratamento do hipertiroidismo cairá num estado de hipotiroidismo.
O melhor estratagema dos médicos
É importante efectuar regularmente análises biológicas para reajustar a medicação conforme as necessidades.As melhores plantas
No que diz respeito à fitoterapia, o especialista americano David L. Hoffman aconselha esta mistura:- 4 partes de tintura-mãe de licopodio(Lycopus spp.).
- 2 partes de tintura-mãe de agripalma(Leonurus cardiaca),
- 2 partes de tintura-mãe de escrofulária (Scutellaria spp.),
- 1 a 5 partes de espinheiro-alvar (Crataegus spp.).
Tome 5 ml desta mistura, 3 vezes por dia. Segundo D. L. Hoffmann, ela poderá aliviar, de forma significativa, a maior parte dos sintomas associados ao hipertiroidismo.
Os melhores suplementos
- Em caso de hipertiroidismo, o organismo tem maior necessidade de vitaminas e de minerais. Tome, todos os dias, multivitaminas, mas sem iodo.
- O hipertiroidismo pode afectar a densidade óssea. Tome suplementos de cálcio.
NOTA: Não esquecer a realização de testes de densidade óssea.
Outras boas alternativas
—► AlimentaçãoEm certa medida, é possível reduzir a actividade da glândula tiróide por meio de uma alimentação adequada.
Quando consumidos em cru, os legumes da família da couve (couve comum, couve de Bruxelas, couve-flor, brócolos, etc.) contêm, efectivamente, um composto anti-tiroideico que pode retardar o funcionamento da glândula tiróide. Por outro lado, é de evitar o consumo abusivo de alimentos ou bebidas que estimulem o organismo: café, chá, álcool, aperitivos muito condimentados, etc.
—► Acupunctura
Do ponto de vista da acupunctura, a utilização de anti-tiroideicos ou a ablação da tiróide provoca um desequilíbrio do sistema energético. Em contrapartida, esta abordagem milenar pode desempenhar um papel decisivo na melhoria do estado de saúde em geral e na redução dos sintomas do hipertiroidismo. Pode recorrer a ela no âmbito de uma abordagem global não medicinal ou como complemento dos tratamentos clássicos – que, de qualquer forma, não solucionam tudo!
—► Homeopatia
Actuando ao nível das causas psicológicas profundas da doença, este método pode contribuir para controlar os sintomas.
Foi mesmo descrito um caso em que a homeopatia conseguiu actuar numa doente que não respondia ao tratamento convencional.
No caso em que o tratamento médico seja indispensável, estas abordagens permitem então atenuar os efeitos secundários de tal tratamento, possibilitando nomeadamente uma redução na utilização de medicamentos. Consulte um médico homeopata.
—► Ioga
A prática de uma técnica de respiração pode ajudar a “abrandar” todo o sistema. Aprenderá assim a:
- abrandar os batimentos cardíacos;
- eliminar o estado febril;
- controlar os afrontamentos.
Com efeito, a prática do ioga torna-se incontornável quando se pretende tratar o hipertiroidismo sem medicamentos ou reduzindo a sua utilização ao mínimo.
As melhores soluções psicológicas
—► Primeiras medidas importantes:- De uma maneira geral, deve-se ter atenção aos excessos de stress, pois este constitui um factor desencadeador reconhecido das doenças da glândula tiróide. Ao reduzir o seu impacto sobre a tiróide, poderá retardar igualmente a sua actividade. Para obter mais informações acerca da gestão do stress, consulte os capítulos 32, 35 e 38, na parte 1.
- Aprenda a gerir melhor o seu tempo do ponto de vista profissional e pessoal. Assim:
(1) Evite fixar objectivos a atingir em prazos demasiado curtos.
(2) Arranje tempo para fazer as coisas de que gosta verdadeiramente.
- Seja inovador e criativo. Procure desviar-se (diariamente) dos caminhos já batidos.
—► Em estado de auto-hipnose (ver o capítulo 32), repita as afirmações seguintes:
Dou o justo valor ao meu poder. Tomo as minhas decisões. Basto-me a mim próprio.
Faça ao menos isto:
- Reavalie completamente a sua maneira de gerir o tempo.
- Trabalhe sobre a dimensão psicológica da sua doença.
De Glossário das Doenças, do Livro O FACTOR X – Como curar-se mais depressa, de ROBERT DEHIN & JOCELYNE AUBRY, Publicações Prevenção de Saúde.
muito util estas informaçoe sobre hipertiroidismo. estou c este problema e a informaçao ainda é o melhor caminho. parabens p vcs. feliz ano novo.
ResponderExcluirNossa! Que aula!
ResponderExcluirVi em sites que o iodedo de potássio também é bom!
ResponderExcluirComo se alivia essa coceira desesperadora???
ResponderExcluirMeu cabelo está caindo muito teria alguma coisa que posso tomar para menisar a queda
ResponderExcluirMeu cabelo também cai assustadoramente... não sei mais o quê fazer.....Muito boa matéria, parabéns....
ResponderExcluirEstranho ninguém responder às perguntas né? Pois quem posta tal matéria tbm tinha q responder às perguntas !!
ResponderExcluirEstou com medo, nunca tive antes! A quase um ano descobri o problema na tireoide. E estou esgotada de tomar tanto remédio e não dar outros passos. Agora em abril minha mãe dica disse, que dependendo do avanço, comls remdios poderemos reever outros, métodos mas rápidos e eficaz. Hj tbm me deram
ResponderExcluirA ideia de fazer acupuntura, tô animada.
'Meu cabelo, cai e super seco, minhas unhas tbm.
Eu tbm estou com hipertireoidismo,tenho insônia, os batimentos acelerados. Tomei muito medicamentos e eles pioraram o minha situação.sinto todos os sintomas a ter articulares tenho é ruim por demais.fico com stress e nervossimos sensão muitos ruim,
ResponderExcluirNão quero tomar remédio por tanto vou pesquisar remédios naturais e ajustar a minha alimentação consumir menos sal etc....
ResponderExcluirEstou com hipertiroidismo e um nodulo misto de 5 cm que está crescendo, to tomando tapazol , curticoide que me encheu de espinhas e outros remedios "antiflamatórios" ... e não melhorava só piorava. Então mudei a alimentação e adotei o chá de unha de gato 700 ml por dia e suco de limão 3 x ao dia. e pra minha surpresa fiquei muito melhor em uma semana do que os remedios que tomava em 2 meses... e quanto a dizer que hipertireoidismo a causa é o stresse eu discordo pelo menos no meu caso, e creio tbm que td é relativo.
ResponderExcluirEstou no tratamento da Hipertiroidismo a semanas, tomando TAPAZOL e uma medicação para hipertensão. Estava acima do meu peso, dês que comecei o tratamento, hoje sinto que desinchei, porém resolvi procurar informações a respeito da alimentação mais adequada, para o tratamento. Encontrei aqui muitas informações, que no consultório médico não havia recebido. Obrigado.
ResponderExcluirEssa da unha de gato pode mesmo ser bom pra meus olhos esbugalhados né?
ResponderExcluirPessoal montei um grupo no whatsapp 11931464481
ResponderExcluirFui diagnosticado com hipertireoidismo e doença de graves a oito meses . No dia 23 de outubro fiz cirurgia de descompressão de órbita unilateral . Agora irei realizar acompanhamento com endocrinologista mensalmente para estabilizar os sintomas . Se puderem me adicionar o grupo passo mais detalhes 95991356305
ResponderExcluirEm junho fui diagnosticado com doença de graves ocasionada por hipertireoidismo. No dia 24 de outubro fiz cirurgia de descompressão de órbita ocasionada pela patologia. Agora terei que fazer acompanhamento com endocrinologista mensalmente para verificar a evolução da patologia. Se tiver grupos no whatsapp adicionem que passo mais detalhes caso se interessem . 95991356306
ResponderExcluir