O Grande Risco dos Nano-ingredientes em sua Comida

0

Quem disse que cargas poderosas não podem vir em pacotes pequenos ?     Imagem: action.foe.org
O perigo com os ‘nano-pacotes’ é que as suas cargas poderosas podem causar danos a quem os ingere.
Com a chegada da globalização e devido a práticas monopolistas e aos avanços tecnológicos , a nossa oferta de alimentos tornou-se dependente de um sistema global de produção, distribuição e fabricação. Hoje , a comida não é mais o que plantamos e colhemos , mas o que outros criam em um laboratório , muitas vezes sem a adequada supervisão e quase sempre sem os testes adequados .
Se nos quatro artigos anteriores o objetivo era alertar as pessoas sobre os produtos químicos que chegam a nossa cadeia alimentar , este é um sinal de alerta para quem se preocupa com a sua saúde , mesmo que a saúde é minimamente importante.
Como já aprendemos, ingredientes indesejados estão não só contaminando nossa comida, mas, também, sendo usados para testar como os seres humanos reagem a sua ingestão.
Recentemente, a organização Amigos da Terra ( FoE ) publicou um relatório intitulado Pequenos Ingredientes , Grandes Riscos, que detalha como a indústria de alimentos usa a tecnologia para, secretamente, adicionar metais como a prata, que não são rotulados, a produtos tais como queijo, chocolate, leite , refrigerante, doces , soja , amêndoa , bebidas de arroz, balas, chicletes, pipoca, molhos para salada, iogurte, cereais , bolachas , massas e bebidas energéticas . Estes produtos são fabricados por alguns dos maiores nomes da indústria de alimentos , incluindo Kraft , General Mills, Hershey , Nestlé, Coca- Cola, Unilever, Smucker’s e Albertsons .
Como os nanomateriais são usados ??ao longo da cadeia alimentar continua a ser um mistério .
Por ser uma prática relativamente nova, as empresas que utilizam os nano-materiais na nossa alimentação o fazem sem qualquer limitação. Até agora, não existem leis que descrevem a forma adequada de como usar nano-partículas em produtos alimentícios. Não existem parâmetros para adicioná-los e nenhuma obrigação para testar seus efeitos em humanos. O que os pesquisadores descobriram é que evidências científicas indicam que esses nano- ingredientes podem ser tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente.
“A nanotecnologia é uma poderosa tecnologia emergente que desmonta e reconstrói a natureza no seu nível atômico e molecular. Materiais de nanoescala – ou extremamente pequenos – aparecem em uma ampla gama de produtos de consumo. Nanopartículas apresentam novas propriedades físico-químicas em comparação com partículas de tamanhos maiores da mesma substância . Embora a nanotecnologia está sendo apontada como um potencial catalisador para a próxima revolução industrial e poderia ter impactos de longo alcance , tal campo está sendo comercializado fora da vista do público ou de debate e com poucas regulamentações para proteger trabalhadores , público em geral e o meio ambiente “, explica Amigos da Terra no seu relatório .
Ao contrário de outros ambientalistas e organizações de defesa do consumidor, Amigos da Terra está pedindo aos governos para regulamentar o setor da nano- tecnologia como medida de precaução. Como no caso de organismos geneticamente modificados (GMOs) utilizados em cultivos do milho, da cana-de- açúcar , da soja e outros, o uso de nano- ingredientes em alimentos parece ser guiado somente por um desejo de aumentar os lucros das empresas. Como acontece no debate dos GMOs, pede-se que se faça obrigatório rotular os produtos cujos ingredientes incluam nano-partículas, que são suspeitos de causar danos aos seres humanos e ao meio ambiente.
“Nosso foco atual é conseguir uma regulamentação sobre o uso de nano-materiais em alimentos, protetores solares e cosméticos – e sobre a utilização generalizada e crescente de nano- prata , um poderoso bactericida que pode ser encontrado em objetos desde brinquedos, roupas e em pasta de dentes “, alerta FoE . ” Estudos indicam que nano-materiais utilizados em filtros solares (tais como óxido de zinco e óxido de titânio ) têm o potencial de prejudicar a nossa saúde . Estes protetores solares também podem prejudicar o nosso meio ambiente , quando entram em contato com a água ao sair da nossa pele, tanto no mar quanto no chuveiro, permitindo que nano-materiais potencialmente tóxicos sejam absorvidos por organismos e danifiquem os micróbios que são úteis para os ecossistemas . “
Amigos da Terra é parte da Amigos da Terra Internacional , uma rede de pelo menos 2 milhões de ativistas ambientais que se espalha em mais de 70 países .
Uma das principais preocupações com nano- ingredientes em alimentos é o crescimento exponencial do seu uso. De acordo com a Amigos da Terra , o uso de nano- ingredientes cresceu dez vezes em apenas seis anos e o número de empresas que investem nesta tecnologia está crescendo tão rápido quanto o seu uso na fabricação de alimentos processados. Cerca de 200 empresas internacionais em todo o mundo estão investindo milhões de dólares no desenvolvimento de alimentos com nano- tecnologia, em uma tentativa de conseguir um pedaço do mercado nano –tech de alimentos dos, o que equivale a 20 bilhões de dólares .
Como você pode suspeitar , nem tanto dinheiro está sendo investido por estas empresas em estudar os danos que os nano- metais , por exemplo, podem causar à saúde humana. Apesar do claro desrespeito pelo bem- estar de seus clientes , existem outros grupos que estão fazendo um bom trabalho em revelar os detalhes que as indústrias de nano- tecnologia e de alimentos não querem que você saiba. “Muitas provas em estudos feitos por pesquisadores indicam que alguns nano-materiais podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente “, diz FoE .
Algumas conseqüências na ingestão de nano- partículas usadas em alimentos processados ??teve origem na sua capacidade de ser mais bioativo quimicamente do que as partículas maiores dos mesmos produtos químicos . Seu tamanho pequeno também favorece um maior acesso aos nossos corpos, o que lhes permite penetrar nas células , tecidos e órgãos . O relatório publicado pela FoE diz que “maior biodisponibilidade e maior bio- atividade pode introduzir novos riscos de toxicidade “, e que essas nano-partículas ” podem comprometer a nossa resposta do sistema imunológico . “
Aparentemente, nano-materiais têm propriedades que abrem novas possibilidades para a indústria de alimentos. Tais propriedades possibilitam ser utilizados como os chamados aditivos nutricionais , aromatizantes e corantes fortes , ingredientes antibacterianos e outros. O problema é que as propriedades que parecem ser vantajoso paras as empresas também pode resultar em maior toxicidade para o meio ambiente e, consequentemente, para os seres humanos . Suspeita-se que a ameaça representada pela toxicidade de nano- ingredientes em alimentos industrializados se manifeste a longo prazo, o que torna difícil para médicos e pacientes identificá-la como a causa da doença.
Além de usar nano- partículas de prata , alimentos processados ??contêm dióxido de titânio , de zinco , óxido de zinco e outros que são simplesmente rotulados como suplementos nutricionais . Estes elementos são ” altamente tóxicos para as células humanas em estudos de animais “, diz FoE . Outros estudos ambientais descobriram que as substâncias podem ser tóxicas para outras espécies que são importantes para a cadeia alimentar . Apesar de todas as incógnitas , as indústrias de alimentos e nano- tecnologia começaram a sua aventura sem qualquer regulamentação ou norma de segurança antes de adicionar nano-materiais aos alimentos processados.
De acordo com a Amigos da Terra, especialistas em saúde também estão preocupados com o uso de nano- prata em alguns produtos de consumo , pois pode aumentar o problema de insetos resistentes aos antibióticos . Mas o mais preocupante de todos os pequenos ingredientes é o dióxido de nano- titânio. Suas nanopartículas são imunologicamente ativas, isto é, causam uma reação do sistema defensivo do corpo.
Estudos mais recentes concluíram que as partículas de dióxido de nano – titânio podem desempenhar um papel significativo na ” exacerbação da inflamação gastrointestinal ” , pois absorve fragmentos bacterianos e , em seguida, os carrega através do tracto gastro – intestinal . Além disso, nano-partículas e nanotecnologia como um todo representam desafios ainda maiores para o desenvolvimento de práticas alimentares e agrícolas verdadeiramente sustentáveis. Porque nano-partículas aumentam a vida útil de algumas culturas , o uso desses ingredientes em alimentos pode vir como um impulsionador para promover o transporte de produtos alimentares – frescos ou transformados – para distâncias ainda mais longas. O modelo de tratamento de alimentos frescos para torná-los mais resistentes ao ambiente é o preferido pela indústria de alimentos e sua capacidade de tornar os alimentos menos perecíveis iria concentrar ainda mais o controle corporativo da agricultura global.
Uma preocupação adicional é o uso de nano – agrotóxicos nas fazendas e sua liberação no meio ambiente. Na atualidade, os agrotóxicos estão poluindo solos e fontes de água , causando danos significativos aos ecossistemas . Os mesmos agrotóxicos e ingredientes como o BPA , dioxinas e Atrazina estão ligados a maior incidência de câncer e problemas reprodutivos . O uso de nano-materiais e, consequentemente, nano- agrotóxicos só aumenta a contaminação ambiental.
Amigos da Terra está pedindo uma moratória para os nano-materiais utilizados em produtos alimentares , embalagens e qualquer outro item que entre em contacto com alimentos até que estudos de segurança sejam realizados para determinar o que precisa ser feito sobre o uso da nanotecnologia na fabricação de alimentos processados. Especificamente, FoE recomenda que todos os nano-materiais sejam regulados como novas substâncias. Isso inclui:
• Todos os nanomateriais manufaturados devem ser submetidos a avaliações de segurança como novas substâncias, mesmo quando as propriedades de suas substâncias com partículas maiores sejam bem conhecidos.
• Todos os nanomateriais fabricados devem ser submetidos a uma rigorosa avaliação no impacto ambiental e demonstrar ser seguro antes da aprovação para uso comercial em alimentos, embalagens de alimentos, materiais em contacto com alimentos ou aplicações agrícolas específicas de nano.
• As avaliações devem se basear no princípio da precaução e o ônus deve ser dos fabricantes para demonstrar de forma abrangente a segurança de seus produtos. Se não fornece dados , não há mercado.
• A avaliação da segurança deve se basear no conteúdo científico dos produtos, não em marketing.
• A avaliação da segurança deve incluir todo o ciclo de vida do produto.
Amigos da Terra recomenda que as empresas ” respeitem o direito das pessoas a alimentos saudáveis, em que todos os ingredientes foram provados seguros.” Para isso, os fabricantes de alimentos que lucram com a venda de nano- alimentos devem parar de vendê-los, bem como parar o uso de nano- materiais em embalagens ou qualquer outro material que entre em contato com os alimentos ??vendidos aos consumidores. A mesma prática deve ser seguida para nano- agroquímicos.
Quanto ao resto de nós, a única maneira de afetar uma mudança no uso de nano- materiais ??em alimentos é perguntar e, se necessário, exigir das indústrias de nano- tecnologia e de alimentos que parem de usar tais partículas até que sejam consideradas seguras , pedir a agências do governo para estudar e regulamentar o uso de nano-materiais e, mais importante , a votar com o nosso dinheiro . Se nem o governo nem a indústria de alimentos quer mudar a maneira de como estão nos usando como cobaias no maior experimento em massa já realizado, podemos, sempre, optar por não comprar produtos de empresas cujos alimentos processados ??estão contaminados com metais- nano ou com produtos nano-químicos.
Luis R. Miranda é o fundador e editor-chefe do The Agenda Real News. Sua carreira se estende por mais de 18 anos e quase todas as formas de mídia. Ele é formado da Escola de Radiodifusão da Montclair State University e obteve o grau de Bacharel em Jornalismo pela Universidade Latina de Costa Rica. Luis recebeu o prêmio pela melhor cobertura noticiosa local enquanto trabalhou no com a equipe jornalistica no Canal 14 da Costa Rica.

http://real-agenda.com/2014/06/03/o-grande-risco-dos-nano-ingredientes-em-sua-comida/
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR