terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Você conhece os sintomas da fibromialgia?


Você conhece os sintomas da fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença da qual muitas pessoas sofrem em todo o mundo, ainda que muitas dessas pessoas não saibam que possuem a doença.
Ela é muito comum principalmente em mulheres, mas infelizmente até o momento não existem tratamentos efetivos que podem cura-la, nem exames com os quais se determine se uma pessoa apresenta ou não a doença.

Sintomas


O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor muscular muito forte sem a existência de inflamações. Essa dor quase sempre é difícil de localizar mas pode se estender aos seguintes lugares:

  • Músculos
  • Ligamentos
  • Tendões
  • Articulações dos lados direito e esquerdo
  • Por cima e por baixo da cintura.

Fibromialgia

O médico deve realizar um exaustivo exame físico para encontrar sinais ou indícios de fibromialgia.
O exame consiste em fazer pressões em alguns pontos sensíveis do corpo para provocar alguma reação no paciente, se ao pressionar a parte dianteira e posterior do pescoço, a parte superior do peito e das costas, o quadril, as nádegas, o cotovelo e os joelhos, o paciente experimentar dor, o médico estará quase certo de que o caso é de fibromialgia.
A fibromialgia muitas vezes pode ser confundida com outras doenças como a artrite reumatoide, lúpus ou hipotireoidismo. Ela é uma doença crônica, onde os episódios de dor podem durar vários meses.
Quando sofremos de fibromialgia não sentimos apenas fortes dores musculares, mas também muita fadiga e o sono é muito afetado, visto que transtornos muito delicados podem ser produzidos, pois em alguns momentos, por conta da dor, pode ser difícil conciliar o sono e outras vezes, pela ausência de dor, o paciente prefere continuar dormindo indefinidamente.
Pessoas com fibromialgia sempre vivem fadigadas, cansadas mesmo dormindo toda a noite, em muitas oportunidades não podem realizar nenhuma de suas atividades cotidianas devido ao cansaço físico que experimentam.
Além disso, podem apresentar com mais frequência dores de cabeça e enxaquecas, problemas digestivos, cólon irritável, diarreias, prisão de ventre, náuseas, dor e distensão abdominal.
A recomendação para hoje é muito precisa para todas as pessoas que apresentem um ou vários dos sintomas que mencionamos relacionados à fibromialgia, e principalmente para aquelas que apresentem dores musculares, enxaquecas e vivam fadigadas apesar de dormirem durante toda a noite.
O melhor é buscar ajuda médica e realizar um check up completo para saber com certeza se o problema se trata de fibromialgia ou não. Caso apresentem a doença, o ideal é começar um bom tratamento para evitar que as dores fortes os mantenham afastados de suas atividades preferidas.
Dessa maneira será possível alcançar uma melhor qualidade de vida, mesmo frente a essa doença.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).