domingo, 9 de março de 2014

Saiba como cuidar do resfriado em 10 passos


 
Se acordar sentindo-se pior, com ânsias de vômito ou dores de cabeça, ligue para o médico Foto: Segundo estatísticas do Hospital Baylor-Garland, no Texas, Estados Unidos, um adulto pega cerca de três resfriados por ano, que chegam a durar até nove dias. O site da revista Health elaborou dicas para serem colocadas em prática quando os primeiro sintomas começam a aparecer, o que pode ajudar a diminuir a intensidade do problema e aumentar o bem-estar. Confira:
Combater os primeiro sintomas
Assim que sentir que o resfriado se aproxima, aumente a ingestão de líquidos , água ou sucos, pois o corpo hidratado ameniza sintomas como garganta dolorida ou nariz entupido.
Faça gargarejo com sal
Se a garganta começar a aranhar, faça gargarejos com água morna misturada a uma meia colher de chá de sal. O ingrediente diminui o excesso de água nos tecidos da região, reduzindo inflamação, limpando mucosas e eliminando bactérias e vírus, o que colabora para curar um resfriado ou mesmo ajuda a evitar um.
Mantenha o nariz limpo
Tome um banho quente que ajuda a hidratar a mucosa nasal e a manter limpas as passagens na região. Se o médico recomendar, use um spray nasal.
Nas primeiras duas horas
Assim que os sintomas começam a aparecer, vá à farmácia e compre analgésicos, antialérgicos, que ajudam a tratar rinites e olhos lacrimejantes. Claro, que com aval do seu médico.
Dispense remédios para tosse
O bom e velho mel pode ajudar a amenizar a tosse. Ingerir suas colheres de sopa diretamente do pote ou misturá-las ao chá é o indicado. Isso porque sprays e outros remédios, como pastilhas, não têm eficiência comprovada, segundo o médico Harley Rotbart, da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado.
Nas seis horas seguintes
Se puder, não trabalhe. O corpo consegue combater melhor a virose se estiver em repouso. Se não for possível, apenas mantenha-se a certa distância dos colegas de trabalho e lembre-se de lavar as mãos com muita frequência e aplicar gel com ação desinfetante.

Não pare de ingerir líquidos
Mantenha consumo regular de água, sucos ou chá e prefira ainda refeições líquidas, como uma sopa.
Mexa-se um pouco
Praticar exercícios leves pode ajudar o sistema imunológico a reagir, mas é preciso manter os batimentos cardíacos abaixo de 100 batidas por minuto. 
No fim do dia
Uma dieta saudável ajuda a dar combustível ao sistema imunológico. No jantar, escolha alimentos ricos em proteínas como carne, peixe ou feijões, acompanhados de grãos integrais e vegetais ricos em antioxidantes. Tome um banho quente e depois tente dormir.
No dia seguinte
Se acordar sentindo-se pior, com ânsias de vômito ou dores de cabeça, ligue para o médico, pois esses sintomas podem indicar a presença e outras doenças além de um simples resfriado. 
http://saude.terra.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).