quarta-feira, 16 de abril de 2014

Que devo tomar em caso de Artrose? Tylenol ou Sementes de Sésamo?

imagem copiada net
Quando falamos em artrose, estamos a falar de uma doença degenerativa  das articulações mais propriamente a Osteoartrite, que é a forma mais comum de artrite, nas quais as partes do corpo mais afetadas são os joelhos, a anca, a coluna e as articulações menores das mãos e dos pés.
As artroses começam com um ligeiro mal-estar e pouco a pouco vão-se intensificando acompanhadas de rigidez, inflamação e limitação no movimento devido a um desgaste da cartilagem, ou seja do tecido que faz com que os ossos não rocem.
O tratamento mais convencional é a prescrição de AINES - Anti-Inflamatórios Não Esteroides, no entanto estes têm sido associados a hemorragias internas, problemas gástricos  e a problemas cardiovasculares, o que levou um grupo de pesquisadores a estudarem um alimento que pudesse diminuir a toma destes medicamentos químicos.
Médicos da universidade de Ciências medicas, Tabriz, Irão investigaram os efeitos da toma diaria de Sementes de Sésamo na Artrose do Joelho e publicaram os resultados no Jornal Internacional de doenças reumáticas em Outubro de 2013, onde escreveram que " a comida não é apenas medicina, mas ás vezes superior a ela ".
O estudo foi feito com pessoas com artrose no joelho, os quais metade tomaram 40 gramas de sementes de sésamo e a outra metade tomava  duas doses de 500mg de Tylenol (paracetamol) e 500mg de glucosamina.
Após 2 meses, o grupo vencedor, o que apresentou uma menor intensidade da dor foi o que tomava as sementes de Sésamo.
Isto é maravilhoso...veja que a toma de Tylenol ou paracetamol tem sempre associado efeitos secundários prejudiciais, pelo contrario as sementes de sésamo só têm benefícios.
As sementes de sésamo com sua sesamina mostraram que reduzem a inflamação e têm um efeito benéfico sobre a cartilagem.
Mas, quanto é que é 40 gramas de sésamo?
Uma colher de sopa de sésamo tem 9 gramas, assim deve  ingerir 4 colheres de sopa diariamente. O ideal será triturar as sementes e depois mistura-las com outros alimentos, como por exemplo nos sucos ou comer mesmo à colher.
Em quadros dolorosos, de sofrimento, qualquer coisa à mão que traga alivio é bem vindo, mas cautela, porque os efeitos secundários também vêm, e nós queremos viver bem hoje mas também amanhã... por isso antes de iniciar uma terapia com anti-inflamatórios da farmácia, porque não considerar anti-inflamatórios da Natureza?
 
http://casadasaudenatural.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).