domingo, 27 de julho de 2014

3 Alimentos que podem ajudar na Dor Oncológica





Se ser portador de cancro é mau, suportar as dores do cancro é bem pior, estas dores tem como causa o próprio cancro ou os tratamentos que a pessoa fez contra o cancro.
Causas da dor:
- O tumor pode invadir e comprimir tecidos vizinhos provocando dor.
 Dor por cirurgia ou biopsias.
- Dor por lesão dos tecidos ou nervos devido à radioterapia ou quimioterapia.
- Dor inflamatória.
- Dor por lesão nos órgãos.
A dor é um sintoma muito temido, o grande sofrimento associado ao cancro é precisamente a dor, em fases muito avançadas ou em cancros que foram "tratados" e que reapareceram as dores são muito intensas e quase todos os doentes precisam de analgésicos. Começa-se com analgésicos anti-inflamatórios, depois com opioides, até que chega á morfina, e por vezes nem esta consegue surtir o efeito desejado.

Controlar estas dores não é fácil, a Medicina Natural tem outras ferramentas para controlar as dores, mas a pessoa precisa de um assistente 24 horas porque os tratamentos têm de ser contínuos, para que o quadro inflamatório e doloroso ceda.
Alimentação tem sempre um papel importante, tem de ser totalmente anti-inflamatória, nada de carne, nada de lácteos, nada de açúcar, muito sumo verde, muito sumo de beterraba e cenoura, entre outras coisas.
Três coisas que uma pessoa com cancro ou em processo de quimioterapia, radioterapia pode tomar para ajudar:
PAPAINA
É uma enzima extraída do mamão e tem uma ação proteolítica e anti-inflamatória, em estudos em vitro mostrou impedir o crescimento de tumores e até reduzir o seu tamanho.


A papaína é um excelente auxiliar digestivo, o que se torna bastante importante nas pessoas que fazem quimioterapia, os medicamentos quimioterápicos lesam as células do trato digestivo e a papaína as regenera.

GENGIBRE
As prostaglandinas são moléculas que indicam ao cérebro onde a dor está localizada, e o gengibre mostrou reduzir o numero destas prostaglandinas, assim como a dor a inflamação.
Gengibre, tomar chá de gengibre é a melhor forma de controlar as náuseas associadas à toma da quimioterapia.
CÚRCUMA
É uma especiaria amarela, que tem um principio ativo que é a curcumina com propriedades anti-inflamatórios a anti-dor, porque entre outras coisas bloqueia de forma natural os efeitos da enzima COX2, algo que se tenta fazer com medicamento químicos como o Celebrex e o antigo Vioxx que foi retirado do mercado, pois são medicamentos que aumentam o risco de problemas cardiovasculares, principalmente tromboses.
A curcuma é antioxidante e combate a deterioração fisica associada ao cancro. Tome diariamente 1 colher de chá dissolvida em agua.
Pode saber mais sobre a Cúrcuma aqui

A papaína, o gengibre e a curcuma podem ser usados tanto na dor oncológica como em qualquer outro quadro inflamatório doloroso.
Fonte: http://casadasaudenatural.blogspot.com.br/

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).