quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alho. É um antibiótico natural, devido a uma substância descoberta em 1944,


Originário da Europa Meridional, o alho, pela sua adaptabilidade a climas diferentes, logo chegou a outras localidades. Ele foi usado desde as épocas mais remotas na Medicina indiana, mencionado em textos bíblicos, colocado nas tumbas e pintado nos monumentos funerários do Egito. Em Roma, costumava-se comê-lo para melhorar a voz. Seu uso é constante até hoje, em quase todo o mundo.

Contato: suzete@saudeintegral.com
Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Utilidades:
Altamente terapêutico, funciona como ativador da circulação sangüínea. Também ajuda a combater infecções. É um antibiótico natural, devido a uma substância descoberta em 1944, chamada alicina, que é a causadora de seu cheiro forte. Por isso, quem, por algum motivo, não possa ingeri-lo, pode fazer inalações, com bons resultados. Como seu cheiro é eliminado pela respiração ou pela pele, ele desinfeta o aparelho respiratório e o sangue. Não deve, no entanto, ser aplicado diretamente na pele porque pode provocar queimaduras, embora existam algumas terapias que são aplicadas desta maneira.

O alho aumenta a secreção glandular, não só da saliva, mas também de todo o aparelho digestivo, muitas vezes provocando mal-estar. Como remédio, deve ser usado com moderação e precaução.
Elimina vermes – os oxiúros vão embora rapidamente com os enemas de água de alho; elimina bactérias malignas do intestino, funciona como adstringente e calmante intestinal.
Abaixa a pressão arterial (ver artigo sobre o tema), melhora a circulação, é excelente para gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência.

Impede o crescimento das células cancerígenas, porque regulariza o metabolismo. Também é antioxidante, combatendo os radicais livres.
Combate a prisão de ventre, gases, e ajuda nos problemas cardíacos.
Ajuda a regularizar o colesterol.
Foi muito usado para tifo e paratifo e no tratamento do cólera.
Nas doenças respiratórias, como tuberculose, enfisema pulmonar, gangrena pulmonar, asma, bronquite, e nas intoxicações por nicotina.
Ajuda a melhorar o humor, energizando e estimulando.
Como o alho pode ser usado?
Na confecção de alimentos – Não se deve, porém, refogá-lo com gorduras, e sim, com água.

No tempero da salada crua – Quem não gosta do seu cheiro, pode amenizá-lo com salsa.
Para hipertensão – Deixar de molho, à noite, um dente de alho picado em meio copo d’água, tampado. Pela manhã, coar e beber esta água. Isto serve também para gripes e resfriados ou se quiser fortalecer o sistema imunológico.
Como estimulante – Socar bastante um dente de alho pequeno com 2 colheres de mel, misturar e tomar; mas cuidado: por ser estimulante, tira o sono, sendo contra-indicado para quem tem insônia, nunca devendo ser usado à noite.
Cataplasma – Misturar com argila ou fubá para amadurecer furúnculos.

Para Pele – Bater dois dentes de alho com 1/4 de litro de leite no liqüidificador, passar na pele com uma mecha de algodão (atenção: uso externo).
Dores de dente – Colocar no dedo mínimo, amarrando do lado contrário ao dente doente (observar, para não queimar a pele).
Dores de ouvido: Retirar o sumo, molhar no algodão, envolver o molhado em outro seco e colocar no ouvido (cuidado para não encostar na pele)
Olhos Inflamados: Pedir para alguém mastigar um dente de alho, e, após jogá-lo fora, assoprar nos olhos do doente.
Para verme oxiúros: Ferver 1½ litro de água com dois dentes de alho, coar, esperar amornar ou esfriar completamente, e fazer lavagem intestinal durante três dias seguidos.

As lavagens só podem ser feitas com estômago vazio, longe das refeições, e nunca com suspeitas de hemorragias ou apendicite. Na dúvida, peça orientação.
Precauções:
Usar moderadamente.
Evitar o uso puro quando há gastrite ou problemas estomacais.
Alguns naturopatas são contra seu consumo, por ser muito estimulante; acham que desequilibra o metabolismo. Boa sorte!
http://guineveremedicina.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).