Seus joelhos doem? Conheça as causas e os remédios

0

Seus joelhos doem? Conheça as causas e os remédios
Graças à articulação do joelho podemos subir escadas, andar e correr. Possivelmente não existe um movimento mais básico do que desta parte do corpo, por isso seja habitual sofrer de vez em quando com alguma dor e algum incômodo. Inflamação, desgaste, podem ser várias as causas . Neste artigo daremos algumas dicas.

Sofrer dor em algum dos joelhos pode acontecer em qualquer idade. Uma contusão, um problema no ligamento ou um princípio de artrites podem ser as causas mais comuns. O que sabemos, sem dúvida, é que a dor pode chegar a ser paralisante e afetar a nossa qualidade de vida. Prevenir sua aparição mediante a uma vida ativa e uma correta alimentação é indispensável. Mas, uma vez que apareça a dor, podemos atenuar sua incidência com alguns recursos. Vejamos quais são eles.

A que se deve a dor no joelho?

joelho
Temos que levar em conta que o joelho é a maior articulação do corpo. Com ele realizamos quase todos os movimentos do dia, e para que tenhamos essa flexibilidade, dependemos de algumas estruturas complexas que sempre devem estar em bom estado: os ossos, as cartilagens, os ligamentos, os músculos e os tendões. Analisemos então a que se deve a dor nesta parte do corpo.

A dor aparece depois de um movimento mal feito?

  • Às vezes podemos torcer o joelho, um golpe ou um movimento no qual, de repente, sentimos um forte puxão como uma chicotada. Se você deu uma torção inesperada é possível que tenha uma lesão no menisco. A dor no joelho aparece de forma generalizada, e após 24 horas é quando aparece em toda sua intensidade.
  • Podemos também sofrer de alguma lesão no ligamento. Se você tem dor que não pode colocar a perna no chão, é possível que tenha uma lesão em algum dos ligamentos que estão dentro da articulação do joelho, e que demoram muito em cicatrizar.
  • A tendinite e a bursite de joelho também é uma coisa comum nestes tipos de lesões, depois de um movimento ruim ou um golpe. É provocada por uma inflamação da bursa, que é um pequeno saco cheio de líquido que atua como uma almofadinha entre um osso e os músculos ou os tendões.

A dor no joelho aparece sem saber como?

  • Artrose: se deve a um desgaste da cartilagem articular, os ossos se friccionam e aparece a dor nas atividades mais simples, como, por exemplo, subir escadas. A dor no joelho afetado é muito intensa à noite. Infelizmente não existe cura para a artrose, o único que podemos fazer é minimizar sua incidência mediante os fármacos ou remédios naturais.
  • Artrite reumatoide: se trata de uma doença nas articulações. Provoca-nos cansaço, mal-estar, dor e, inclusive, febre. Pode aparecer de repente e logo desaparecer, o positivo desta condição é que pode ser tratada ao longo do tempo. A base de medicação e, inclusive, a substituição da própria cartilagem do joelho, podem restaurar seu funcionamento, mas será sempre nosso médico quem nos dará a melhor solução de acordo com cada caso.

Remédios para aliviar a dor no joelho

Óleos vegetais

aceite-de-oliva
O azeite de oliva é um bom recurso para aliviar a dor. Possui propriedades anti-inflamatórias e também consegue estimular a circulação. Podemos fazer uma suave massagem duas vezes por dia com duas colheres de azeite de oliva, mais tarde aplique umas gases ao redor do joelho.

Bolsa de gelo

hielo
É uma forma efetiva de diminuir a inflamação e aliviar a dor. Basta pegar uma bolsa de cubos de gelo e aplicar 20 minutos no joelho (não mais que isso ou causará danos a pele).

Remédio com farinha de trigo e cúrcuma

Curcuma
Podemos fazer uma pasta anti-inflamatória à base de leite, farinha de trigo, óleo de rícino e pó de cúrcuma. Você pode pegar meio copo de água quente, colocar três colheres de sopa de farinha de trigo, uma colher de sopa de azeite e uma pitada de cúrcuma. Faça com que a mistura fique consistente e pastosa para poder aplicar sobre o joelho, quando estiver morna. Esse remédio te oferecerá um grande alívio.

Anti-inflamatórios naturais

21612d1308439741-bayas-de-goji-bayas-de-goyi
Existem alimentos que nos vão permitir reduzir as inflamações de nosso joelho. Se você segue uma dieta variada onde inclua estes complementos, encontrará muita ajuda. É necessário que a sua nutrição tenha um aporte de Ômega 3 (presente no salmão, arenque e sardinha), sementes de chia, linhaça, brócolis, arando, bagas goji, cúrcuma, abacaxi e chá verde.

Outras recomendações para a saúde de seus joelhos

  • Evitar pegar muito peso, e nossos joelhos também se ressentem em caso de obesidade.
  • A natação é um tipo de esporte muito adequado para dar resistência ao nosso joelho.
  • Se você sofre de artrose de joelho, evite fazer exercícios muito pesados, tais como correr ou andar por muito tempo de bicicleta. Nas fases agudas da dor, o melhor é repousar.
  • Os medicamentos anti-inflamatórios geralmente têm muitos efeitos colaterais, caso tenham que usar remédios, será sempre melhor um paracetamol.
Fonte: Melhor com saúde
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR