domingo, 7 de setembro de 2014

13 usos do bicarbonato de sódio para a saúde e a beleza

São tantos os "milagres" de que este composto natural é capaz no que diz respeito à saúde e à beleza, que já só falta descobrir que também é bom para curar o mal de amores.
Veja quais são as aplicações deste pozinho branco, barato e fácil de obter, tão usado antigamente pelas nossas avós. Falo do bicarbonato de sódio, um imprescindível na cozinha como a baunilha ou a canela, mas que deve aprender a usar para que o seu uso não se converta num abuso, pois apesar das suas muitas bondades, todos os excessos são prejudiciais.
Usos do bicarbonato de sódio para a saúde e a beleza

* Para preparar um anti-ácido, misture 1/2 colherzinha de bicarbonato de sódio num copo de água e beba para aliviar a indigestão e o ardor de estômago.
* Para as picadas de mosquitos, aplique na zona afetada uma pasta feita com um pouquinho de bicarbonato de sódio e umas gotas de água.
* Quando não tiver desodorizante em casa, aplique um pouquinho de bicarbonato de sódio nas suas axilas (limpas e secas) e São Se Acabou!
* Prepare a sua própria pasta para branquear os dentes com uma pitada de bicarbonato de sódio e um morango esmagado, até obter uma papa. Aplique na escova de dentes e lave como habitualmente.
* Para fazer gargarejos e neutralizar certos maus cheiros, misture 1/2 colherzinha de bicarbonato de sódio com uma porção de água.
* Se acrescentar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio à dose habitual do seu champô, conseguirá um cabelo mais limpo e mais solto. Esta mistura também serve para lavar pentes e escovas.
* Pode preparar um esfoliante natural para o rosto ou corpo, misturando 3 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de sumo de limão.
* Para relaxar os pés cansados e doridos, dissolva 3 colheres de bicarbonato de sódio num recipiente com água morna. Introduza os pés e esfregue-os suavemente.
* Para retirar mais facilmente uma pequena farpa na pele, acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio a um copo pequeno de água e mergulhe a área afetada 2 vezes por dia. Muitas farpas sairão depois de alguns dias com este tratamento.
* O bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã, acrescentados à água da banheira, fazem um maravilhoso banho tipo Spa para eliminar dores e impurezas da pele. Com a vantagem adicional de deixarem a banheira limpinha e a reluzir.
* Para limpar e suavizar umas mãos muito sujas, prepare uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue as mõs e depois enxagúe.
* Polvilhe bicarbonato de sódio nos seus sapatos para uma desodorização natural.
* Para uma limpeza mais profunda, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio à água com que lava as frutas e verduras.
Do bendito, só um pouquito!
Como todo o excesso é prejudicial, veja quais são as precauções que deve tomar em relação à ingestão de bicarbonato de sódio, para evitar riscos para a sua saúde.
- A ingestão diária de bicarbonato de sódio pode causar transtornos gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreias.
- O uso prolongado do bicarbonato de sódio pode causar desequilíbrios que causam debilidade muscular e podem afetar o sistema imunológico.
- O uso demasiado frequente do bicarbonato de sódio pode aumentar a pressão arterial, que aumenta o risco de doença cardíaca.
- Gestantes e crianças com menos de 12 anos devem abster-se de ingerir bicarbonato de sódio.
 
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).