segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Como economizar água usando garrafas PET para molhar as plantas

Sistema simples de irrigação de plantas por gotejamento pode ser feito em casa, com garrafas pet, e ajuda a economizar água
Com uma garrafa plástica é possível montar um sistema de gotejamento simples e barato para molhar as plantas sem desperdiçar água. De forma contínua, mas em pouca quantidade, a água passa por um pequeno furo aberto no fundo da garrafa ou na tampa e cai direto no vaso. Assim, a terra fica sempre úmida e perde bem menos água por evaporação. Quando o reservatório seca, é só enchê-lo novamente (de preferência, com água da chuva!).
O furo pode ser aberto no fundo ou na tampa da garrafa. Isso vai depender da forma como ela será colocada no vaso ou na jardineira. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Além disso, no lado oposto do reservatório, devem ser feitos furos bem finos para a entrada de ar e facilitar o gotejamento.
Antes de ser usada, a garrafa precisa ser lavada e estar bem fechada com tampa. Ela pode ser estabilizada apoiada a um pedaço de madeira e presa com um arame. É importante que a distância com a terra seja de poucos centímetros. Esse é o mesmo conceito criado em Israel para irrigação na agricultura em larga escala, principalmente em locais com pouca chuva.


O aposentado Edson Pereira dos Santos, de Osasco, conseguiu resolver a irrigação dos pés de jabuticaba e pitanga que tem na laje de casa com as garrafas de plástico. Além do trabalho que tinha para levar um balde cheio de água até o local, ele se preocupava com a perda por evaporação e do acúmulo de água desnecessário no vaso.

“Eu estou feliz com o resultado. A terra está sempre úmida, vai pingando, sem desperdiçar água. E é disso que a planta precisa. De terra úmida”, relatou o aposentado, que enviou fotos do sistema de irrigação que criou sozinho ao VC no G1.
Além da mudança na hora de molhar as plantas para economizar água, Edson dos Santos também substituiu a mangueira comum de jardim por uma lavadora de alta pressão para limpar o quintal (veja mais detalhes).
> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.
> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo.
Sistema simples de irrigação de plantas por gotejamento pode ser feito em casa, com garrafas pet, e ajuda a economizar água
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).