quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Todos os cítricos são alcalinizantes?

Todos os cítricos são alcalinizantes?
Uma de nossas Assinantes Doce Limão, a Cristiane Temer, me escreveu com a questão a seguir. Aliás, adoro a Cris porque ela sempre, na sua pureza e desejo de cuidar BEM da sua filhota, faz perguntas muito pertinentes:
Conceição, tudo bom? Estou com uma dúvida bobinha, mas que não consegui consenso. Duas pessoas da área da alimentação divergem quanto ao fato da tangerina e laranja serem alcalinizantes ou acidificantes, uma vez ingeridas e dentro do organismo.
Uma pessoa diz que são frutas ácidas, mas quando entram no organismo se tornam alcalinas, outra pessoa diz que mesmo dentro do organismo são acidificantes. Como você é química, eu gostaria de saber o que de fato acontece. Bjs e obrigada.
Olá Cristiane, não é bobinha não porque as pessoas confundem mesmo paladar com FUNÇÃO metabólica.
E a função dos alimentos pode ser entendida como: ACIDIFICANTE ou ALCALINIZANTE do meio metabólico.
E isso faz ENORME diferença... porque o SANO é investir nos alimentos alcalinizantes que geram harmonia, tonificam o sistema imune e, reduzir os que acidificam porque desequilibram e deprimem o sistema imunológico. 
Adoro a figura abaixo, que embora em inglês, mostra que os limões (lemon=limões e lime=tahiti) são mais alcalinizantes (pH 10) que Grapefruits/Oranges (pH 8) e Tangerines (pH 9).
Porém, independente de qual pH provocam após sua ingestão, em todos eles a direção é no sentido da alcalinização. 
IMPORTANTE LEMBRAR: estes valores 'alcalinizantes' são pertinentes ao consumo do alimento em seu estado MADURO, fresco, da estação. Principalmente CRU: nem cozidos nem congelados OK? Congelamento é um cozimento reverso.
 
Bem, fora da maturidade qualquer alimento tende a ser tóxido e acidificante. Esta é uma das incríveis vantagens da alimentação crua e viva, quando só consumimos alimentos no auge de sua maturidade...
O limão, por ser de cultura não extensiva (cultura familiar ou pequenos cultivos é a exigência desta planta), dificilmente contém agrotóxicos. Quando muito, os de exportação, contêm cera de carnaúba na casca para aumentar seu brilho, modular o amadurecimento e protegê-lo de impactos. 
Já os demais cítricos, principalmente a laranja, quando de cultura convencional (fora a orgânica, normalmente vem de plantio extensivo), exigem muitos insumos (agrotóxicos) e aí sim podem desenvolver acidificação do meio. Mas não é o cítrico e sim o agrotóxico... 
Este é o motivo pelo qual na medicina ortomolecular os limões estão liberados, mas os demais cítricos (principalmente as laranjas) não... 
Agora, toda vez que se mistura um alimento ALCALINIZANTE com um ACIDIFICANTE, tipo suco de laranja com açúcar, predomina a ação que é mais densa, ou seja, a acidificante. E, quanto mais açúcar, mais nefasta a mistura...

As frutas e verduras são os alimentos mais adequados aos seres hu­manos; entretanto, é importante que sejam consumidas corretamente. Elas possuem o mais alto teor de água dos alimentos; de 80 a 90% de água purificadora, vital, ESTRUTURADA; além de todos os nutrientes necessários à vida humana. Proporcionam ao organismo um funcionamento com o máxi­mo de eficácia pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos.
A digestão das frutas começa na boca, não no estômago, atravessando este último em vinte ou trinta minutos, com excecão de banana, tâmara e frutas desidratadas, que ficam mais tempo no estômago (de 45 A 60 minutos para liberarem os nutrientes vitais nos in­testinos). Como a fruta não se destina a uma permanência prolongada no estômago – SÃO FRUGAIS -, a ingestão correta significa que deve ser de estômago vazio, cruas, maduras e frescas, sem nenhum processamento. O suco de fruta deve ser ingerido devagar, misturando bem com a saliva. 
Todas as frutas, incluindo as ácidas, transformam-se em alcalinas se consumidas corretamente. As frutas, assim como as verduras, possuem a capacidade única de neutralizar os ácidos que formam em nossos sistemas.
De: Dieta sem fome, de Harvey e Marilyn Diamond. Adaptação: Rubens Porto. Ed. Record.

Ah! Aproveite para conferir que águas industrializadas, destiladas, osmose reversa etc. são ACIDIFICANTES. Também que os vinagres, ao contrário das frutas cítricas, apesar do sabor ácido, têm ação acidificante...
E lembrAR também que não existem alimentos ácidos ou alcalinos, mas alimentos ACIDIFICANTES ou ALCALINIZANTES...

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).