terça-feira, 4 de novembro de 2014

É verdade que o cabelo e as unhas continuam crescendo mesmo depois da morte?

“É mito ou verdade que cabelo e unha de cadáver crescem? Arioni de Souza
“Ouvi dizer que cabelo e unha crescem mesmo depois do corpo estar sem vida, é verdade?” Carol Cristina
Arioni e Carol alguns filmes até mostram cenas de zumbis cabeludos com unhas grandes (com muito exagero!). Mas, existe uma explicação bem coerente para essa situação aterrorizante! A verdade é que ainda existem muitas discussões sobre este assunto. A princípio isso não é possível, pois sem vida não há crescimento.
Alguns especialistas em genética garantem que numa proporção mínima, é possível que as unhas e os cabelos continuem crescendo durante um curtíssimo período de tempo mesmo depois da morte. O que acontece é que a morte cerebral ou parada cardíaca do ser humano é diferente da morte das outras células do corpo. Essas células ainda continuam vivas depois que a pessoa é considerada como morta. O corpo humano é composto por diferentes células e cada uma delas possui um tempo de vida diferente, tanto que é possível fazer transplante de órgãos e mantê-los preservados após a retirada. Assim, as células responsáveis pela produção de queratina (substância que são base para produção de unhas e cabelo) têm mais tempo de vida que as outras, e continuam o metabolismo sem perceber que o corpo “já era”! Mas não pensem que as unhas e o cabelo continuam crescendo, crescendo, crescendo até ficar igual filme de terror. Na verdade, este estímulo para alguns minutos depois da morte.
Já outros especialistas garantem que não é possível o crescimento dessas estruturas depois da morte, e que o que observamos em um cadáver é que em função do encolhimento da pele, couro cabeludo e cutículas que causa a impressão de que o crescimento foi maior. As unhas e os cabelos parecem maiores porque a parte que ficava sob a pele fica à mostra. Não é difícil de entender: Com a morte a pele do corpo e os tecidos moles estão desidratando e a pele, principalmente, fica “retrátil” e as unhas ficam mais proeminentes de forma que a pele vai secando. O mesmo acontece com os cabelos, a pele está encolhendo e o cabelo parece ter crescido. E agora? Qual sua opinião?
Alguns especialistas acreditam que é possível que os cabelos e as unhas continuem crescendo por alguns minutos mesmo depois a morte!
FONTE: Terra e The-fact-o
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).