domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como remover a cera dos ouvidos com remédios caseiros

O excesso de cera no ouvido provoca algum incómodo. No entanto, devemos saber que a cera é uma parte muito importante do sistema de defesa natural do nosso corpo e que o ouvido tem a capacidade de auto limpeza. O canal auditivo tem um sistema de limpeza natural que faz com que a cera saia sozinha ao exterior. No entanto, às vezes é necessário tomar medidas, para remover o excesso de produção de cera, já que esta, entre outros incómodos, pode diminuir a audição.

O que deve saber primeiro 

Antes de aplicar algum dos remédios caseiros aqui sugeridos, a primeira coisa a fazer é ter a certeza de que não tem uma infecção no ouvido ou o tímpano perfurado, porque nesse a aplicação de tratamentos caseiros pede até ser perigoso. Os sintomas de infecções do ouvido podem ser os seguintes:
  • Febre
  • Vómitos / diarreia
  • Dor de ouvido persistente
  • Secreção com odor
Se tem um ou mais destes sintomas deve consultar imediatamente um médico

Instruções para remover a cera dos ouvidos com remédios caseiros

O primeiro a fazer é amolecer a cera que está dentro do ouvido. Poderá usar óleos como o azeite ou óleo de amêndoa, mas também glicerina. Os óleos vão amolecer a cera do ouvido, de modo a que esta possa fluir mais facilmente para fora do ouvido. Os óleos devem estar ligeiramente aquecidos, tornando o tratamento mais confortável.
Para introduzir no ouvido as preparações (óleos e água), pode fazê-lo com a ajuda de um conta-gotas, ou uma seringa (sem agulha), ou um cotonete, mas atenção o cotonete não é para ser introduzido no ouvido, mas para ser usado a modo de esponja. O cotonete é “molhado” na solução e espremido na entrada do canal auditivo. O tratamento resulta mais fácil se tem a ajuda de outra pessoa.
Para aplicar os óleos incline a cabeça para um lado. Pode também, deitar-se de lado, devendo colocar algumas toalhas debaixo da cabeça. Depois introduza a preparação no ouvido muito lentamente. Coloque a seringa ou o conta gotas logo na entrada do canal auditivo, nunca dentro.
Para dissolver a cera do ouvido, deixe a solução atuar entre 5-10 minutos. Mantenha sempre a cabeça inclinada para um lado.
Após os 5 ou 10 minutos, encha uma seringa com água morna e deite um jato de água no ouvido. Para facilitar a entrada da água no ouvido, puxe o lóbulo da orelha para cima e para fora para melhor abrir o canal auditivo.
Depois de terminar a lavagem do ouvido, deve retirar o líquido que está dentro. Para tal, incline a cabeça sobre uma tigela, toalha ou lavatório, para a água sair.
Depois da lavagem seque bem o ouvido. Com uma toalha, ou também pode usar o secador de cabelo regulado a um nível baixo.

Remédios caseiros para remover a cera do ouvido

Ouvidos limpos com óleo de amêndoa

Um dos métodos mais antigos para limpar os ouvidos, è o uso do óleo de amêndoa. Aplique algumas gotas de óleo de amêndoa no ouvido afetado. Mas primeiro assegura-se de que o óleo de amêndoa não esteja muito frio, pois pode causar tonturas. Isto porque o órgão do equilíbrio, que está localizado no ouvido, pode ser sensível às mudanças de temperatura. É aconselhável aquecer o óleo com as mãos. Deixe atuar durante 5 minutos para que a cera fique mole. Em seguida, lave o ouvido com água morna. Para tal injete água morna no ouvido com uma seringa ou conta gotas e depois incline a cabeça para deixar sair a sujidade.

Ouvidos limpos com azeite

O azeite também pode servir para remover a cera do ouvido, embora um pouco menos efetivo que o óleo de amêndoa já que este é mais oleoso. Para tal é preciso primeiro ser misturado com sumo de limão para potenciar o efeito. Misture a partes iguais. Depois de misturado deite algumas gotas da mistura dentro do ouvido e deixe atuar durante cerca de 5 minutos. Em seguida, lave o ouvido com água morna por meio de uma seringa ou conta gotas e seque com um pano.
No caso de que a cera do ouvido persista, deve ficar mais tempo o óleo a atuar. Para isso, antes de ir para a cama deite as gotas de óleo no ouvido, tape com algodão,  e deixe ficar toda a noite Durante a noite, o óleo tem agora mais tempo para agir. Na manhã seguinte, retire o algodão e lave o ouvido com água morna.

A limpeza do ouvido com um banho a vapor

Uma das maneiras mais agradáveis para limpar a cera dos ouvidos em casa com remédios caseiros é fazer um banho a vapor. E, conseguirá melhores resultados se adicionar camomila, já que esta ajuda a dissolver melhor a cera do ouvido. Além disso, os óleos essenciais de camomila têm propriedades anti-inflamatória e evitam irritações.
Para preparar o banho a vapor, vai precisar de água bem quente (acabada de ferver), chá de camomila ou gotas de óleos essenciais de camomila, uma toalha e um recipiente grande. É aconselhável usar, pelo menos, 2 litros de água, porque uma menor quantidade arrefece rapidamente, antes de terminar o tratamento. Se optar pelo chá adicione aos 2 litros de água cerca de 4 saquinhos de camomila.
Agora, incline o ouvido sobre a bacia, e cubra a cabeça com uma toalha, de modo a não deixar escapar o vapor. Permaneça nesta posição por 5-8 minutos. Pode, então, depois enxaguar os ouvidos com água morna, com a ajuda de uma seringa como já referido, de forma a expulsar a cera do ouvido. Depois seque a orelha com uma toalha. Não faça o tratamento aos dois ouvidos com o mesmo banho a vapor. Deve primeiro fazer o tratamento completo a um ouvido (banho a vapor mais lavagem) para depois fazer ao outro, de contrário a cera do ouvido tratado voltava a ficar dura.

Lavagem do ouvido com chá de camomila

Vai precisar de algumas gotas de azeite, 1 punhado de flores de camomila, 1 chávena de água.
Prepare uma infusão de camomila e quando estiver morno introduza o chá numa seringa ou num conta gotas. Deite-se de lado e coloque algumas gotas de azeite morno no ouvido afetado. Espere 5 minutos até a cera ficar mole. Depois e, ainda na mesma posição, faça uma lavagem introduzindo no ouvido o chá de camomila com a seringa.

Saco de água quente

Este remédio caseiro para remover a cera de ouvido é dos mais fáceis. Coloque um saco de água quente (sem queimar) sobre o ouvido afetado, deixando alguns minutos até sentir que a cera ficou mais mole, depois proceda a lavá-lo como já sugerido.

Como saber se deve limpar os ouvidos

Para saber quando devemos limpar a cera dos ouvidos, ou para saber se há acumulação de cera no ouvido, tenha em conta os seguintes sintomas:
  • Dor de ouvido, sensação de tamponamento persistente
  • Perda auditiva parcial
  • Zumbido ou ruído no ouvido
  • Comichão (coceira) no interior do ouvido

A cera é necessária

A cera dos ouvidos não é necessariamente algo mau. Na verdade, é uma forma de o ouvido proteger-se do pó/poeira, bactérias e partículas estranhas, para evitar que entrem e danifiquem o canal auditivo. A cera também ajuda a proteger a pele delicada do canal auditivo.
Nunca aplique estes remédios caseiros se suspeita que tem infecção, dores ou lesões no tímpano. Neste caso deve consultar o seu médico.
http://www.remedios-caseiros.net

Reações:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria é muito boa, porque isso é ainda para a maioria desconhecida alguns outros métodos alternativos de se fazer dicas caseiras como essas da matéria. Parabéns minha querida por essa dica de saúde auditiva! Bjs!!!

    ResponderExcluir

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).