segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sucos, mesmo naturais, não são tão eficientes à saúde


Sucos, mesmo naturais, não são tão eficientes à saúde
Sucos não são tão bons para a saúde 
Por alta de informação, muita gente imagina que simplesmente pelo fato de substituir o refrigerante pelo suco natural vai ter uma vida saudável. Mas, isto não é verdade e nesta postagem trarei a explicação do porquê deste equívoco. Sim, o suco não deixa de ser melhor que os refrigerantes, mas o industrializado contém também grande quantidade de açúcar.  Este percentual aumenta ainda mais se eles forem adoçados com açúcar refinado.
As fibras alimentares
Para entender o que acontece com os sucos no organismo, basta lembrar que uma coisa é você ingerir uma fruta fresca, outra coisa bem diferente é consumir o seu suco. Os especialistas explicam que as frutas são ricas em frutose (açúcar) e quando ela é exprimida ou triturada no liquidificador, elas perdem o que existe de mais essencial que são as fibras. Sem elas, os sucos se tornam altamente calóricos e aumenta a concentração de açúcar, principalmente quando adicionados açúcar. A saída para amenizar este impacto seria tomar o suco, sem açúcar ou adoçado com stevia. Mas, lembrado mais uma vez, que mesmo assim, a riqueza nutricional da fruta já foi perdida ao ser triturada.
Agora, observe o que acontece no organismo humano quando comemos uma fruta ou tomamos um copo de suco. Ao consumir uma fruta in natura, isto acontece graças a um grande esforço de mastigação e também muitos pedaços dela chegam ao intestino semi-titurado. Desta forma, o processo de metabolismo acontece de forma lenta, o que prepara o fígado para a absorver os açucares. É importante ter em mente, que o fígado não suporta uma sobrecarga de açúcar, como aconteceria no suco adoçado.
O peso das atividades físicas
Mas, aqui deixo uma explicação. No caso de pessoas que exerçam grandes atividades físicas, tipo atletas, este efeito não representa o mesmo para os sedentários. Como o corpo destas pessoas necessitam de grandes quantidades de energia diária, finda gastando toda a energia consumida. Ou seja, existe uma espécie de equilíbrio na balança. Porém, em pessoas sedentárias, esta energia excedente fica acumulada no corpo, e com isto a pessoa ganha peso facilmente.
De acordo com estudos científicos, a quantidade média de movimentação diária para não ter problemas futuros com o acúmulo de açúcar, seria uma caminhada diária mínima de 2 horas. E, quando analisamos a vida agitada que o ser humano vive nos dias atuais, é praticamente impossível dispor deste tempo diário. Lembrando, também que isto é simplesmente para zerar a balança. Pessoas que já estejam com o peso acima do ideal, este esforço não seria o suficiente para perder peso em pouco tempo, em caso de continuar consumindo açúcar.
A volaticidade da vitamina C
Outro fator que deve ser esclarecido quanto aos sucos, é que algumas vitaminas, principalmente a C são bastante voláteis. Assim, o suco deve ser consumido imediatamente, para que esta vitamina seja aproveitada. Nada de fazer o suco e colocar nada geladeira para tomar daqui a uma ou duas horas, pois esta vitamina já foi totalmente perdida. Os sucos são sim, uma boa alternativa para quem está gripado. Se feitos em casa, e tomados imediatamente, a vitamina C , aliado ao líquido ajuda a expulsar o vírus da gripe pelo mecanismo físico da urina e suor.
Resumindo o que foi dito até agora, o essencial é comer a fruta in natura. Evitar o suco, a não ser que ele seja feito em casa, sem açúcar ou adoçado com stevia. Refrigerantes e sucos industriais contém muito açúcar, conservantes, sua nutrição praticamente é zero, se transformando em energia vazia.

http://vidaesaudenatural.com.br
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