A queda de cabelo é um dos problemas mais comuns entre as pessoas.Porém, se tratada cedo pode ser solucionada. Alguns remédios naturais para a calvície podem ser úteis, se você está sofrendo esse problema.
Causas
As causas para esse problemas são diversas, se a queda de cabelo é um problema frequente, que vêm acontecendo a mais de duas semanas e se intensificando o melhor é procurar por um profissional que possa investigar a fundo o motivo.Pesquisamos algumas das causas comuns para o problema, fique atento (a):
- Genética e fatores hormonais:
Os dois fatores podem levar à alopecia androgenética, a calvície. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar apontam que cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam ou vão apresentar algum grau de calvície – os fios vão rareando na parte de cima da cabeça, na região da testa, e, dependendo do estágio, chega a dar para ver o couro cabeludo.
- Stress, anemia, alterações na tireoide, dieta pobre em proteína:
Esse problemas representam a segunda maior causa de queda capilar. Os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso, antecipando a queda.
- Alisamento ou clareamento:
Se for bem feito e respeitar o intervalo dos retoques, o único prejuízo é o ressecamento. Porém, como o alisamento rompe as pontes de hidrogênio e de cisteína do fio para mudar a textura dele, qualquer imprudência pode deixá-lo quebradiço.
- Penteados:
Quaisquer penteados, quando muito apertados podem danificar a fibra capilar e causar a queda de cabelo.
- Doença autoimune:
É aquela que faz o cabelo cair de repente, deixando pelada uma área do tamanho de uma moeda de 1 real. Ela ocorre porque o organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar, que deixa de produzir fios. As vítimas preferenciais têm entre 15 e 29 anos.
- Dieta pobre em carne vermelha: na falta do alimento, há o risco de você absorver menos ferro, o que compromete a chegada de oxigênio ao bulbo capilar. Logo, o fio nasce fraco.
- Excesso de gordura, açúcar, cafeína e álcool: ao aumentar a chance de ter caspa e produzir mais radicais livres, esses fatores em conjunto aceleram o envelhecimento do cabelo, deixando-o quebradiço.
- Redução calórica: os fios são tão sensíveis que um corte de 100 calorias, o que equivale a um copo de suco de laranja ou uma barra de cereais com chocolate, pode acentuar a queda.
Dicas contra a queda de cabelo
Há vitaminas para evitar a queda de cabelo que são de extrema importância já que fortalecem o cabelo. Entre elas estão a H, a B5 (levedura de cerveja, gérmen de trigo), a A (peixe, vegetais verdes) e E (soja, nozes).
É importante consumir suplementos vitamínicos ou alimentos que os contêm. Uma dieta saudável é a chave para manter o cabelo forte, na maioria dos casos. Por isso, nada melhor do que comer vegetais, frutas e nozes todos os dias se possível. As sementes também são muito boas para evitar a queda de cabelo.
A queda de cabelo é algo que afeta a muitas pessoas
depois de uma certa idade. A verdade é que é algo que você pode evitar
se começa um tratamento cedo. Nem sempre é preciso usar os mais custosos.
Remédios caseiros para queda de cabelo
Uma loção de manjericão é geralmente um dos bons remédios caseiros para queda de cabelo em geral.
Esta erva pode ser eficaz para este tipo de problema, outra opção é
aplicar uma máscara de urtiga. Ela pode ser aplicada durante o banho e
permanecer por algum tempo antes do enxague. Melhor se aplicamos alguns
minutos antes de deitar, para que possa reagir durante a noite.
Os truques caseiros e a sabedoria popular também dizem muito a respeito. Um remédio natural clássico para queda de cabelo é uma receita de quina.
Você pode fazê-la misturando cachaça, sal e casca de quina,
ingredientes muito simples de encontrarmos em lojas. Colocar diretamente
no couro cabeludo, fazer uma massagem, deixar agir por alguns minutos e
pronto… basta enxaguar com água morna e esperar os resultados.http://melhorcomsaude.com/remedios-caseiros-queda-cabelo/