Caqui é um fruto tropical de cor laranja, pele lisa e um sabor muito doce. O fruto de caqui
é normalmente consumido puro, como um fruto fresco, embora seja também
utilizado em bolos ou doces. A fruto tem um diâmetro de 3-9cm e um peso
que varia de 80 a 250 g, de acordo com a variedade. Caqui é vermelho, laranja ou amarelo, com uma polpa de laranja doce e suculenta, embora com um ligeiro sabor acentuado.
As variedades tradicionais de caqui foram
adstringentes, mas nas variedades recentemente obtidos esta
característica tem sido reduzida até uma grande extensão. Em geral, a
fruta de caqui é consumida madura. É possível comer o fruto de caqui puro ou
como parte de doces, tortas ou compotas. Sua importância nutritiva
reside na sua riqueza de vitaminas, principalmente a vitamina A e C.
Também fornece pequenas quantidades de vitamina B1, B2 e B3.
Existem três espécies de caqui: os
chineses, os japoneses e as espécies de Virginia. O primeiro é a espécie
mais cultivada, enquanto que o último geralmente cresce selvagem. As
variedades de caqui são distinguidas em “adstringente”. Os primeiros são o tradicional, e a segunda, a mais recente, são os consumidos hoje em dia.
O caqui inclui três espécies diferentes do gênero Diospiros, que se distinguem pelo seu tamanho e sabor. O caqui Chinês – kaki é a variedade mais cultivada e é consumido cru como fruta fresca e também preparado de muitas maneiras. O Caqui japonês – Lotus, é semelhante ao das espécies anteriores, e é cultivada principalmente no Extremo Oriente e Itália. O caqui americano ou caqui
de Virgínia ou virginiana, mede 2-5cm de diâmetro e é amarelo ou
laranja. É pouco cultivado e, por isso, é colhida de árvores silvestres.
4 Benefícios do Fruto de Caqui para Saúde!
- De um ponto de vista nutricional, a fruta caqui contém 70 kcal – 100g , que provêm principalmente de hidratos de carbono, embora também forneça 10 mg de vitamina C – 100g - cerca de um sexto do consumo diário recomendado. O fruto do caqui também tem pequenas quantidades de carotenoides.
- A vitamina C pode ter uma influência, em alguns estados fisiológicos, tais como a supressão da formação de nitrosamina no intestino. Nitrito, que é encontrada em produtos alimentares e de água, reage com as aminas, a fim de produzir nitrosaminas carcinogênicas, cujas características foram testadas. A capacidade antioxidante da vitamina C também pode proteger contra câncer, intensificando as funções imunológicas. As dietas ricas em carotenoides têm sido relacionadas a uma diminuição do risco de câncer e doenças cardiovasculares.
- Diferentes partes do caqui são utilizadas para fins medicinais: o fruto, as folhas, a casca de árvore, ou mesmo as flores. Caqui reduz a pressão sanguínea, alivia a tosse e previne arteriosclerose, entre muitas outras propriedades. Quando é imaturo, que contém uma grande quantidade de iodo, que ajuda a aliviar o bócio. Nos últimos anos, tem sido afirmado que as folhas caqui são boas para reduzir a pressão, a prevenção da arteriosclerose, purificar o sangue e lubrificar os intestinos.
- Além disso, o caqui é um calmante, estimula os fluidos corporais e acalma a sede. O fruto fortalece o baço, limpa o sangue, previne e trata as diarreia e hemorroidas. As flores de caqui são usadas para tratar o sarampo, enquanto que a casca da árvore é utilizada para curar queimaduras. Caquis são adequados para pessoas fracas e deprimidos, por ser rica em vitaminas do tipo B.
Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Fruta Caqui para Saúde!
http://formasaudavel.com.br/caqui/