Pequi ou Souari Nut (Caryocar brasiliense) é uma fruta brasileira, de cor amarela, e tem um forte cheiro e sabor. Fruto de Pequi é uma refeição muito popular em Goiás e Minas Gerais, e pode ser comido sozinho ou com outros alimentos.
Pequi tem sido usado por brasileiros como um
adicional nutritivo durante anos na preparação de alimentos e às bebidas
de sabor, ou simplesmente comido cru como um lanche. O óleo de Pequi,
o qual é extraído do fruto, também é utilizada como um óleo de cozinha O
Pequi com arroz e frango é especialmente popular. Um óleo extraído das
sementes de pequi também é utilizado como um óleo comestível.
O pequi é o principal símbolo dessa desestruturação da economia. O pequi
é habitualmente consumida pela população na zona de Cerrado e está
profundamente enraizado na cultura e culinária regional. Para o
Mineiros, os habitantes do Cerrado de Minas Gerais, o pequi não pertence
a ninguém, porque ele pertence a todos.
O pequi ocupa um papel importante na cultura dos
povos indígenas da região do Cerrado do Brasil. Como a semente leva um
longo tempo para germinar, a colheita tem de ser feito de forma
sustentável, com árvores de substituição cuidadosamente plantadas para
manter o fornecimento. Por isso, eles mantêm o seu direito ancestral
para levá-lo onde quer que seja, em terrenos públicos ou privados,
cercado na terra ou a terra não protegida, etc, onde quer que seja, o
pequi sempre foi “acessível” à sociedade regional. Desde os anos
sessenta, devido à exploração madeireira e instalação em larga escala de
plantações de eucalipto, o pequi e tudo o que ele representa estão sob uma ameaça séria.
Informação Nutricional do Fruto de Pequi
Como a maioria dos frutos, pequi contêm fontes de
fibras, bem como a vitamina A, carotenóides e ácidos graxos
monoinsaturados , incluindo ácidos linoléico e oléico. Além disso, os
ácidos palmítico e esteárico pode ser encontrada, que são também
compostos orgânicos fortes que têm um número de efeitos de saúde humana.
8 Benefícios do Fruto de Pequi para Saúde!
- Pode não haver muitos estudos feitos sobre pequi, mas uma coisa que sabemos com certeza; ele tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger o nosso coração. Oléico, linoléico e ácido esteárico são encontrados em pequi, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.
- A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.
- Um estudo atletas especificamente orientadas e colocá-los em uma dieta pequi-pesado. Verificou-se que a sua inflamação geral das articulações e músculos que normalmente experientes após seus treinos foi reduzido, potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios no pequi. Isso poderia levar a uma boa notícia para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.
- A vitamina A é encontrada em quantidades elevadas no pequi, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenóides de pequi é alta, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, você pode melhorar a sua visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.
- óleo essencial de Pequi pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos. Consumir pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.
- A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarréia. Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.
- Solução natural para impotência com Pequi – separe cerca de 15-20 sementes de Pequi e coloca em uma garrafa de uma bebida alcoólica, como vodka ou cachaça. Deixe descansar por pelo menos 10 dias.
- Remédio natural para asma – Extraia o óleo do fruto de Pequi. Colocar 3-5 gotas de que sobre a comida, duas vezes por dia.
Veja no vídeo mais informações sobre o Fruto de Pequi!
http://formasaudavel.com.br/pequi/