A candidíase genital é uma infecção que ocorre quando há um crescimento acelerado do fungo chamado Cândida, cuja espécie mais comum é a Albicans. Esta micose é muito frequente nas mulheres quando têm o sistema imunológico debilitado, na gravidez, quando sofrem diabetes e obesidade. Em umComo.com.br vamos explicar-lhe quais são os sintomas da candidíase genital.
O que é a cândida albicans
A cândida albicans é um fungo que vive em nosso organismo de forma habitual na mucosa do trato digestivo, geniturinário e respiratório, mas encontra-se controlada por outros microrganismos não patogênicos. É um tipo de patogênico oportunista, isto significa que se aproveita para produzir infecção quando nosso corpo está debilitado, mas em condições normais habita em equilíbrio com o resto da flora de nossas mucosas.
Transmissão da candidíase genital
A infecção por cândida ocorre quando os microrganismos da nossa flora genital ficam descompensados. Isto ocorre quando tomamos antibióticos, temos as defesas baixas por falta de sono e má alimentação, estresse emocional ou quando sofremos outras infecções.
É muito pouco frequente que a candidíase seja transmitida de pessoa para pessoa, já que não é uma DST (Doença de Transmissão Sexual). Ainda assim, recomenda-se não praticar sexo quando um dos membros do casal sofrer de candidíase, já que a pele estará em um processo de descamação e podem ocorrer fendas, sangramentos e superinfecções por bactérias nas zonas afetadas. O uso de preservativos não evita estas complicações, só a abstinência sexual até que os sintomas tenham desaparecido completamente.
Podem ser tomadas medidas para prevenir a candidíase genital.
Sintomas
Na mulher, os sintomas costumam ser mais evidentes e incômodos. Podem ser incluídos os seguintes sintomas:
Coceira severa ou prurido.
Ardor sobretudo ao urinar e ter relações sexuais.
Dor ao praticar a penetração ou em repouso.
Irritação e vermelhidão da vulva, lábios e vagina.
Fluxo esbranquiçado e espesso, com grumos e uma textura como de requeijão, como se tivesse grumos.
Esta sintomatologia também está presente na vaginite bacteriana, por isso deve-se ir ao médico para fazer os exames apropriados para diferenciá-las e assim aplicar o tratamento adequado.
Os sintomas de uma candidíase genital no homem costumam ser mais leves ou inclusive inexistentes. Quando se dão, os mais comuns são:
Manchas ou chagas vermelhas ou brancas perto da cabeça do pênis ou no prepúcio, como brotoejas.
Coceira e ardor no pênis e orifício anal.
Inflamação da glande (balanite).
Pode ser secretado um fluxo esbranquiçado como leite talhado, sem cheiro, mas é pouco comum.
Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os sintomas da candidíase genital, recomendamos que entre http://saude.umcomo.com.br