Quais são as 10 principais causas de cancro no ser humano

0

caracancro1952Nas últimas décadas a ciência tem percorrido um longo caminho a tentar perceber a forma como o cancro/câncer se desenvolve e as causas que alteram as células normais em cancerígenas no ser humano. As investigações cientificas, os estudos e o cruzamento de informação tem revelado o porquê desta alteração e acima de tudo as principais causas que permanecem ainda pouco divulgadas junto do público em geral. É urgente conhecer os principais factores que despoletam o caminho que leva as células normais a descontrolarem-se. A chave está na prevenção, já que a cura tem um baixo factor de sucesso na maioria dos tumores.
Próprio  Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) afirma que se tomarmos as decisões correctas quanto ao nosso estilo de vida podemos prevenir muitos tipos de tumores. Existem muitos factores que podemos controlar e ao fazermos a escolha certa estamos a exercer um efeito preventivo contra o cancro.
Quais as 10 principais causas de cancro e respectiva percentagem
Os maiores factores que provocam a morte por cancro, identificadas pelo NCI, são por ordem crescente de importância:
  1. Dieta alimentar 35%;
  2. Uso de Tabaco 30%;
  3. Genético 14%;
  4. Riscos Profissionais 4%;
  5. Consumo de Álcool 3%;
  6. Factores geológicos 3%;
  7. Poluição ambiental 2%
  8. Produtos Industriais 1%;
  9. Medicamentos e procedimentos médicos 1%;
  10. Outros (Comportamento sexual, exposição solar, etc) 7%.
Como podemos prevenir e diminuir a probabilidade de ter câncer
Por enquanto ainda não temos controlo sobre os genes com que nascemos, e as pessoas nascidas em famílias propensas ao câncer têm à partida um risco acrescido relativamente aquelas com poucos historial de tumores na família. Mas mesmos estes podem adoptar hábitos saudáveis e ter uma boa probabilidade de escapar da doença.
Se eliminarmos o consumo de tabaco e adoptarmos uma alimentação mais saudável, eliminando os alimentos que são suspeitos de causarem cancro, evitarmos a exposição solar nos picos das horas de Verão, adoptarmos hábitos sexuais saudáveis com um companheiro(a) de confiança, reduzirmos o consumo de álcool e procurarmos um ambiente mais natural, reduzimos o risco ao mínimo e a probabilidade de sermos afectados por esta terrível doença.
O consumo de carne vermelha, aves, peixe, produtos lácteos, açúcares refinados, adoçantes, gorduras transformadas, óleos e alimentos processados tem aumentado nas últimas décadas de forma exponencial, por outro lado temos assistido à redução na dieta de alimentos como leguminosas (feijão, grão, ervilhas, favas, etc), cereais integrais, frutas, vegetais frescos e ovos. Temos de ser realistas, o ser humano tornou-se preguiçoso preferindo alimentos processados e já preparados, prontos a consumir.
Mas um grande número de estudos mostram que a ingestão deste tipo de comidas com excesso de gordura, açúcar, sal e baixo teor em fibra, deficientes em nutrientes importantes como vitaminas e sais minerais estão relacionados a taxas mais elevadas de certos tipos de câncer.
Os números não mentem está na vossa mão a adopção das medidas preventivas adequadas para um estilo de vida mais saudável.
http://www.saudenatural.info
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR