8 Ingredientes tóxicos das pastas de dentes

0
A maioria das pastas de dentes estão cheias de químicos nocivos, que embora no curto prazo deixem brilho, brancura e frescura, no longo prazo corroem o esmalte dos dentes e as gengivas. Mesmo o flúor adicionado artificialmente é um conhecido agente cancerígeno e neurotoxina, cujo marketing tratou de fazer acreditar que é benéfico.
Lista dos 8 ingredientes que deve evitar que contenha a sua pasta de dentes:
  1. Fluoreto de sódio (Fluoride);
  2. Propilenoglicol (Propylene Glycol);
  3. Glicerina;
  4. Sorbitol;
  5. Aspartame ou Sacarina;
  6. Dietanolamina (Diethanolamine);
  7. Triclosan;
  8. Lauril sulfato de sódio (Sodium Lauryl Sulfate).
Ingredientes nocivos de uma pasta de dentes

Causas e Efeitos

Triclosan
Triclosan é utilizado em produtos cosméticos e tem potentes propriedades anti-bacterianas e antifúngicas, mas também tem sido associado a vários problemas de saúde. Triclosan impede o regular funcionamento da glândula tiróide, é provavelmente um disruptor endócrino.
Sorbitol
É um açúcar alcoólico utilizado para adoçar determinados alimentos. É usado nas pastas dentifricas para não deixar endurecer o creme depois de aberto.
Dietanolamina (DEA)
A DEA é usada para fazer espuma, e provoca o descontrolo das hormonas. Determinados investigadores têm associado a sua exposição a um aumento de câncer/cancro do fígado e dos rins.
Glicerina
A Glicerina não é tóxica mas agarra-se aos dentes sendo muito difícil de remove-la, mesmo após várias dezenas de escovagens. Este facto reduz a absorção dos minerais naturalmente presentes na saliva e limita a limpeza natural da língua sobre os dentes.
Aspartame ou outros adoçantes artificiais
Alguns estudos feitos em cobaias tem sugerido que este tipo de adoçantes podem ser prejudiciais para a saúde dos seres humanos.
Fluoreto de sódio
O fluoreto adicionado em qualquer das suas variantes desregula as glândulas hormonais, e reduz a função da glândula da tiróide e adrenal.
Incrementa a probabilidade de câncer/cancro, acelera o envelhecimento e provoca danos no DNA.
Lauril sulfato de sódio
O Lauril sulfato de sódio (SLS) é usado para dar forma à pasta e é referido como agente para remover a placa bacteriana. No entanto existem inúmeros estudos que têm demonstrado que o SLS pode contribuir para aumentar a probabilidade de cancro/câncer, ulceras e problemas nas gengivas.
Propilenoglicol
Propilenoglicol é uma forma de óleo mineral e usado na industria como um ingrediente activo em refrigerantes de motores e anticongelante, tintas, esmaltes e vernizes. Também é utilizado em muitos produtos cosméticos e farmacêuticos. Ainda não existem estudos suficientes da sua implicação na saúde humana mas na industria é obrigatório o seu manuseamento usando luvas, óculos e roupa de protecção.

Pasta de Dentes recomendada

Recomendamos o uso de uma pasta de dentes que não contenha qualquer dos ingredientes atrás referidos. Opte por um produto natural que inclua plantas medicinais como menta, chá branco, camomila, salva ou outras.
Evite os refrigerantes, doces, rebuçados, caramelos e bolos, principalmente à tarde e noite. Beba chá verde ou branco que ajuda a limpar os dentes e eliminar as bactérias.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
SUBIR