sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

OS BENEFÍCIOS DO ABACATE

        
 Até pouco tempo atrás, a preocupação a respeito dos alimentos era concentrada unicamente em suas quantidades de calorias. O mundo evolui, a medicina é uma ciência de verdades transitórias e a Nutrigenética revolucionou a maneira de pensar em nutrição humana.
          O genoma humano foi publicado no ano de 2003. Esperava-se que fosse composto de pelo menos 120 mil genes, quando na verdade, descobriu-se que temos apenas 23 mil genes funcionais. A partir daí e com o conhecimento de que alimentos como o arroz, contém cerca de 31 mil genes, a ciência médica iniciou uma busca para desvendar quais seriam então os fatores que têm influência sobre o corpo humano e que determinam de fato a vida e saúde de cada indivíduo.
          Surgiu então a ciência da Epigenética e as respostas eram óbvias, o que determina praticamente tudo o que acontecerá na vida de cada um é o modo de vida e principalmente, a alimentação, portanto nutrir-se começou a significar muito mais do que simplesmente cuidar para não engordar e manter-se no peso ideal. E a cada dia surgem novas descobertas por trás então do quanto cada alimento representa e influencia na epigenética das pessoas, fazendo com que as mesmas acelerem ou não desenvolvam doenças, envelheçam mais ou menos rápido.
          Bom, hoje escreverei sobre o Abacate (nome científico Persea gratissima Gaert), fruta que foi condenada durante  muitos anos por ser “gordurosa” e poder trazer riscos à saúde, mas que no entanto já foi profundamente estudada de fato e hoje sabemos que além de não engordar, ainda guarda particularidades especiais para a saúde.
          O Abacate é uma fruta de baixo teor de frutose (açucar da fruta extremamente tóxico ao corpo humano quando ingerida sem as fibras das frutas) e que só tem 2 gramas de carboidratos por fruta.
          São frutas nativas da América Central e do Sul e foram cultivadas nestas regiões desde 8000 aC. Hoje, o abacateiro, da família das Lauráceas, o principal produtor é o México, mas ele é cultivado também na América do Norte, Israel, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, chegou por volta dos séculos XVI e XVII, trazido da Guiana Francesa por Luis de Abreu Vieira e Silva. E as mudas cresceram devido à adaptabilidade do clima. De acordo com a pesquisadora Vera Lúcia Ferraz Francisco, o Brasil é hoje o quarto produtor mundial e o estado de São Paulo, a principal região produtora.
          Mas já que estamos já em 2012 e inundados em rios de agrotóxicos, tendo em vista a forma de cultivo dos vegetais de hoje em dia, cabe ressaltar o abacate ainda tem uma grande vantagem devido a sua casca grossa que protege a fruta interior da ação dos pesticidas e venenos.
          Faço parênteses aqui só para lembrar vocês de que o Brasil é o país número 1 em uso de agrotóxicos no mundo, tendo em media um consumo de 5,2 Litros por pessoa, por ano! *ler artigo que já escrevi e está no arquivo do blog sobre agrotóxicos.

PROPRIEDADES

          O abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio (que está definitivamente entre os principais minerais do corpo). Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol). Contém ainda proteínas, fitosterol, Lecitina (substância que auxilia na desobstrução dentro dos vasos sanguíneos), Tanino, Ácido Oléico (ômega 9), Linoléico (ômega 6) e Palmítico.
          Mas foi após os estudos sobre “radicais livres” terem ganhado prêmio Nobel, que as descobertas sobre as propriedades dos antioxidantes tomaram proporções importantes na medicina. Sabemos atualmente que através de antioxidantes existentes na natureza, podemos combater o “estresse oxidativo” e consequentemente uma infinidade de doenças.
          E através de estudos como o realizado no Japão, onde foi demonstrado que a fruta tem efeito protetor para o fígado, que as pesquisas para elucidar os motivos específicos para que isto acontecesse tornaram-se cada vez mais comuns, até que chegou-se à grande descoberta: O Abacate é rico em Glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano!
          A Glutationa, também chamada de Glutatião ou GSH é uma das substâncias mais pesquisadas do mundo da Antiaging Medicine e da Nutrigenética devido a sua importância na proteção celular ao “rejuvenescer” as células, participar do fortalecimento do sistema imune (ação imunomoduladora), ser detoxificante, ou seja, “decompõe” e neutraliza a ação dos radicais livres, protege as células de substâncias cancerígenas e da peroxidação lipídica (reação em cascata que ocorre nas células e forma radicais livres a partir da oxidação de gorduras), entre outras co-funções metabólicas na metilação de genes.
          Bom, mas além destas propriedade incríveis da Glutationa, voltando ao Abacate podemos ainda dizer que é uma boa fonte energética, melhora a  função intestinal, tem ação antinflamatória e dá suporte à formação óssea. É importante salientar também que o tipo de gordura existente do Abacate, é benéfica para a relação entre os níveis de colesterol, melhorando suas taxas. Gordurosa ou não, o fato é que essa fruta tem mais potássio do que a banana (são 351 mg a cada 100 gramas) e de todas as frutas é ela que possui mais betacaroteno um pigmento antioxidante que auxilia na obtenção de vitamina A.
Amigos, eu teria páginas e mais páginas para escrever sobre cada substância existente dentro do Abacate, mas minha intenção é que vocês não tenham mais medo em consumi-lo. Diferentemente do que estamos acostumados a escutar, nem tudo que é gorduroso engorda! Na realidade, posso dizer a vocês que o que mais engorda são estes lanches industrializados, os carboidratos e não as gorduras naturais. Aí não interessa a quantidade de calorias, mas sim de onde vêm estas calorias.
          Sendo assim, considera-se hoje que a fruta tenha uma ação nutritiva muito importante. Minha recomendação, como com todos os alimentos em geral, não é comer abacate em excesso, mas que ele faça parte de sua dieta equilibrada de alimentos.
          E agora, quanto tempo vocês deixaram de comer esta fruta por terem ouvido de algum profissional de saúde que engordava e aumentava colesterol? Da mesma forma com que falou-se e ainda falam por incrível que pareça, as mesmas coisas sobre o “Ovo”, infelizmente vocês ainda ouvirão estas informações descabidas sobre o abacate. Mas não hesitem, não tenham dúvidas, pois a fruta é sim saudável e deve fazer parte de sua dieta.
          Por ser considerado realmente o maior antioxidante do corpo humano, deixem-me alertá-los de uma coisa importante. A Glutationa é uma das substâncias que podem ser compradas nos Estados Unidos em muitas farmácias e lojas de suplementação, porém especificamente este antioxidante, não tem boa absorção em cápsulas. Deve ser ingerida nos alimentos, aí o abacate é o que tem maior concentração, seguido da melancia, ou suplementado através de administração injetável semanalmente.
          Atualmente já temos no Brasil GSH injetável e nos Estados Unidos, além do injetável, a forma através de gel desenvolvido com nanotecnologia de alta absorção, ou seja, o princípio ativo é aplicado sobre a pele e tem absorção direta para a corrente sanguínea, da mesma forma que os hormônios bioidênticos, mas o acesso é limitadíssimo ao único que considero sério realmente, pois é ainda uma novidade e só existe um laboratório produzindo em caráter semi-sigiloso.
          Posso lhes dizer que já tive acesso aos estudos deste laboratório, também já usei e comprovei a qualidade do produto inclusive sobre queimaduras (uma aplicação que ainda está sendo estudada, pois não era uma ação esperada), e será lançado como um dos mais avançados cremes de rejuvenescimento com ação sobre a pele e sistêmica também. Enquanto isto, faço em mim mesmo aplicações semanais da injetável como prevenção e junto com todas as outras substâncias que utilizo, este é mais um motivo pelo qual não fico doente faz muuuuito tempo…
          Por enquanto então, temos a disposição a forma injetável e tão logo chegue ao Brasil o Gel, contarei a vocês!
http://drvictorsorrentino.com.br/os-beneficios-do-abacate/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).