quarta-feira, 16 de abril de 2014

Porque não devemos tomar Suplementos de Cálcio?

Imagem copiada net
Todos nós já ouvimos falar da Osteoporose, mesmo sendo uma doença com poucos anos, tornou-se rapidamente famosa.
A OMS (Organização Mundial Saude) definiu em 1994 a Osteoporose como uma doença sistémica do esqueleto, caraterizada pela diminuição da massa óssea, assim como pela qualidade do osso.
E como em tudo, quando surge a procura surge a oferta; havia uma doença tinha de existir um tratamento e alguns fármacos surgiram para tentar fazer frente ao problema:
- Calcio e Vitamina D
- Terapeutica Hormonal de Substituição
- Bifosfonatos, entre eles o famoso Fosamax
- Calcitoninas - normalmente usada em spray nasal
- Raloxifeno
- Teriparatida - usado muito raramente
O mais usado, visto que não precisa de receita medica, e pode ser adquirido em qualquer farmácia, ervanária ou mesmo através da televisão onde é muito publicitado é - o Suplemento de Cálcio.
Mas será que estamos a fazer bem ao nosso esqueleto e ao nosso corpo como um Todo, ao tomar Suplementos de Cálcio?
Não, segundo um estudo estamos a criar condições internas para problemas cardiovasculares.
Veja...A doença Osteoporose  é recente, a ingestão destes medicamentos para a controlar, também é recente e só agora é que os resultados estão a surgir.
Em Medicina diz-se qualquer coisa como " nós sabemos o que é certo, e quando não está dessa maneira, tentamos o colocar..."; pergunto-me o que é certo a nível de densidade óssea? Será que vamos comparar os ossos de uma mulher de 65 anos com uma de 40 anos? Ou pior vamos fazer uma comparação com uma pessoa de 25 anos, o ano de vida que se diz correto a nível de massa óssea?
Penso, que é normal os ossos tornarem-se menos densos à medida que envelhecemos, por um processo natural. Ter 60 anos e tentar a todo o custo ter ossos de 30 à custa de doses de cálcio, de terapia hormonal, de fármacos, vai de certeza ter efeitos adversos na Saúde, e é isto que mostra o estudo " Os efeitos Cardiovasculares dos Suplementos de Cálcio".
Quando tomamos um suplemento de cálcio, há um aumento rápido de cálcio no sangue, que é uma alteração suficiente para aumentar a placa da artéria coronária, no entanto quando comemos alimentos ricos em cálcio, as alterações dos níveis de cálcio no sangue são mínimas.
O estudo diz: " Os dados disponíveis sugerem que o uso generalizado de suplementos de cálcio em indivíduos mais velhos está a fazer mais mal que bem e deve ser abandonado.
Não há uma associação significativa entre o consumo de cálcio, a densidade óssea e o risco de fraturas."
Achamos sempre que temos de fazer alguma coisa, mas verificamos tempos depois, que o Não fazer nada seria mais benéfico.
Nossos ossos têm vida, consistem em tecidos muito complexos, que necessitam de vários nutrientes, de níveis hormonais adequados, de exercício físico regular, necessitam de tudo isto vindo de uma alimentação adequada e de uma boa exposição solar.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).