segunda-feira, 21 de abril de 2014

QUINOA

 
 
 
 
A planta conhecida como Quinoa (Chenopodium quinoa Willd) tem sua origem nos países da Bolívia, Chile, Peru e Colômbia. Essa planta produz um grão que tem ganhado cada vez mais importância nos estudos referentes a alimentos funcionais e que sempre foi tido como essencial para a alimentação do homem que vive no altiplano andino.
A planta possui cerca de 3.120 variedades e o seu cultivo é feito nas altitudes elevadas dos Andes por quechuas e aymarás. Uma curiosidade é que a quinoa, assim como outros grãos como o amaranto, tinha grande presença na alimentação do homem que habitava a América do Sul, porém, com a chegada dos espanhóis esses alimentos foram sendo substituídos pelos grãos que eram consumidos na Europa, como a cevada e o trigo.
O grande sucesso da quinoa a mesa do brasileiro se justifica pelo fato de esse ser considerado um dos alimentos mais completos em nutrientes, sendo comparado em qualidade ao leite materno. Ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose e até mesmo o câncer de mama.
A facilidade para incluir a quinoa na alimentação do dia a dia também é um fator relevante 
 
 
 
para o seu sucesso,   ela pode facilmente substituir o arroz. A quinoa no lugar do arroz ajuda a aumentar o valor nutricional da alimentação. As folhas de quinoa real, mesmo sendo bem difíceis de encontrar, podem ser usadas assim como as sementes para fazer sopas.

Benefícios da Quinoa Para a Saúde

A semente de Quinoa pode trazer diversos benefícios para a saúde como, por exemplo, auxiliar no fortalecimento dos músculos, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir a hipertensão arterial (pressão alta), fortalecer os ossos para prevenir osteoporose, prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e ainda no bom funcionamento do sistema nervoso, bem como na síntese de hormônios.
Outras funções interessantes da semente de quinoa é o fortalecimento do sistema imunológico, tornando mais difícil o aparecimento de doenças, e a sua contribuição para o processo de cicatrização. A quinoa também pode ser utilizada para combater a anemia.

Quinoa para a Saúde Feminina

As mulheres contam com inúmeros benefícios da quinoa, como a redução de sintomas da TPM e menopausa, além de contar com a melhoria do funcionamento do intestino, o que reduz a sensação de edema (inchaço), entre outros.

Quinoa Não Contém Glúten

Pelo fato de não conter glúten, a quinoa é uma alternativa de alimento para pessoas que têm doença celíaca, ou seja, intolerância a essa substância. A quinoa pode ser incluída na alimentação sob a forma de sopas, pães, bolos, risotos, sucos, entre outros.

Quinoa Para Emagrecer

A quinoa é rica em fibras e, por isso, cria uma sensação de saciedade que ajuda a reduzir o apetite. Além disso, contém substâncias naturais que agem como o estrogênio no organismo, o que auxilia a combater os sintomas da menopausa e da TPM.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).