sábado, 19 de abril de 2014

Tratamento Natural da Psoríase

imagem copiada net

Psoríase, deriva do grego psora que significa coceira.
É uma doença de pele, reconhecida pelas suas formações escamosas prateadas, com placas de diversos tamanhos. Esta escamação resulta de um crescimento e de uma produção anormal das células cutâneas.
Não é contagiosa.

A medicina convencional desconhece a causa deste crescimento acelerado, mas crê que tem como causa alterações no sistema imunológico. Considera-a doença cronica e inflamatória, por isso seus tratamentos assentam principalmente pela toma ou aplicação  cutânea de corticosteroides.
A Medicina Natural entende este problema como uma acumulação de CAUSAS e tenta equilibrar cada um delas.
Causa Alimentar - Não existe nenhuma cura sem que equilibremos nossa dieta, evitar carnes, lácteos, excitantes, café, tabaco, e comida industrializada. Aumentar as frutas, verduras e gorduras saudáveis.
Causa Alérgica - Muitos especialistas relacionam a psoríase a toma de vacinas e a outras medicações. Outra causa pode ser alergias ou intolerâncias a determinados alimentos.
Causa da Má Eliminação - Há que ajudar o organismo a eliminar toxinas, para isso temos de evitar a obstipação (evacuar 2 vezes ao dia), ajudar o trabalho do fígado e do rim e favorecer a sudoração.
Causa Mental-emocional - o Stress agrava e desencadeia a psoríase. É importante reorganizar nossa vida, fazer caminhadas, relaxar, evitar tomar excitantes e em alguns casos tomar plantas relaxantes.
NUTRIÇÃO PARA PESSOAS COM PSORIASE
- O doente deve perceber se existem alimentos que agravam a escamação, elimina-los por uma semana, verificar se melhorou e voltar a introduzir para ver se há um agravamento.
- Deve eliminar por um tempo, as carnes e até os peixes, assim como os lácteos e a farinha branca. Não tocar em fritos, álcool, açucares e todos os alimentos refinados e processados.
- Aumentar o consumo de frutas, verduras, germinados, arroz integral.
- Beber sumos de clorofila, como o suco verde, juntar algas.
- Suplementar com levedura de cerveja
- Juntar aos alimentos cebola e alho cru.
- Tomar diariamente 2 colheres de linhaça triturada, para obter os ácidos gordos essenciais e desta forma controlar a inflamação.
FITOTERAPIA PARA A PSORIASE
Sempre que há problemas de pele, ou seja sempre que o organismo escolhe a pele para eliminar, podemos ajudar derivando essa eliminação para outros órgãos, de forma a não sobrecarregar a pele e aliviar o problema, neste caso vamos usar plantas que atuam na pele, no fígado e no rim.
As mais importantes são:
A Bardana, o Dente-de-Leão, a Aloé Vera, o Cardo Mariano, Boldo e a Salsaparrilha.
Estas plantas podem ser tomadas em forma de chá (infusão), ou em capsulas.
A nível externo podemos lavar com agua do mar, ou dissolver sal marinho em agua e aplicar, devido à sua riqueza em minerais, podemos lavar a zona duas ou três vezes ao dia, depois aplicar gel de Aloé Vera.
O gel de Aloé vera, pode ser comprado já preparado ou cortar uma haste à planta, abrir ao meio e aplicar. Também pode misturar o gel da folha com vaselina liquida.
Algumas pessoas obtém bons resultados ao aplicar óleo de Ricínio ou Óleo de Gérmen de Trigo.
A Pomada de Camomila pode ajudar, visto que hidrata e atua como anti-histamínico. Acalma a inflamação e estimula a cura da pele. Aplique 3 vezes ao dia.
OUTROS CONSELHOS
- Tome banhos de sol semanais, os raios ajudam a sarar as manchas de escamas.
- Tome um banho de emersão quente com 2 Kg de sal, ao sair aplique azeite.
- Sempre que possa vá à praia
- Experimente aplicar nas zonas das placas, compressas húmidas em suco puro de couve.
- Um dos tratamentos mais antigos, é aplicação de argila e lavar com chá de calêndula.
- Ferva por 20 minutos em banho-Maria, banha de porco com um bom ramo de urtigas. Filtre e coloque num frasco de vidro. Com esta "pomada" esfregue as zonas afetadas.
Estes são alguns conselhos, no entanto a doença requer ajuda de profissional, de forma a ser criado um protocolo de tratamento direcionado à pessoa.
casadasaudenatural.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).