quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Olha que interessante.....Borboleta doente escolhe planta medicinal para imunizar crias

Borboletas-monarca (Danaus plexippus) adoentadas depositam seus ovos em plantas com substâncias químicas que funcionam como vacinas para imunizar suas crias. A borboleta alimenta-se de vários tipos de serralha. Algumas dessas plantas têm uma alta concentração de substâncias chamadas cardenólidos, que acabam protegendo os ovos da ação de parasitas.

“O que descobrimos é que as borboletas preferem depositar seus ovos nas espécies medicinais quando estão infectadas por um parasita. Mas, quando não estão infectadas, elas não preferem essas espécies. Então, de algum modo, elas sabem que estão infectadas e sabem o que fazer a respeito”, afirma Jaap de Roode, cientista da Emory University

O estudo ("Evidence for trans-generational medication in nature") foi publicado no periódico científico “Ecology Letters” e é destaque no site da revista “Scientific American”.

Mark Hunter, coautor do estudo, afirma que a observação dessas escolhas no mundo animal pode oferecer dicas para a busca de novas plantas com potencial medicinal para o ser humano.

Fonte: G1
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO

Este site tem finalidades exclusivamente informativas.
É importante esclarecer que este site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,independentemente de censura ou licença" (inciso IX).